Destaques

sexta-feira, junho 22, 2012

Dois estranhos em duas finais normais

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A semana teve duas definições de finalistas em competições diferentes. Na quarta-feira, 20, o Corinthians, ao empatar em 1 a 1 com o Santos, classificou-se para a última eliminatória da Copa Libertadores da América pela primeira vez nos 102 anos de existência. Quinta-feira, 21, o Palmeiras conseguiu também uma igualdade com o Grêmio em um gol se segue na Copa do Brasil.

Além de paulistas, as semelhanças seguem. Se o Timão está em condição inédita, tanto de conquistar a competição continental, como de simplesmente disputar a final, o Palmeiras está desacostumado. Desde 2008 a equipe não chega à última etapa de um campeonato eliminatório. Desde 2009 não disputa títulos com time competitivo. A última conquista relevante foi a Libertadores da América de 1999. Depois, um estadual.

A coisa melhora ao se analisar os adversários. O Coritiba repete o feito de 2011, quando havia desembarcado na final, contra o Vasco. Terminou derrotado, mas chegar a duas finais de campeonato em duas temporadas consecutivas é um feito de respeito e mostra méritos. Depois de vencer o São Paulo, a equipe da capital paranaense assegurou uma presença de pelo menos um alviverde na Libertadores do ano que vem.

O Boca Juniors, por sua vez, é habitué de disputas decisivas de Libertadores. Depois de bater o Universidad de Chile, os auriazuis acumulam seis canecos do continental. Em quatro dessas ocasiões -- 1977, 2000, 2003 e 2007 -- contra brasileiors -- Cruzeiro, Palmeiras, Santos e Grêmio, respectivamente. Apenas em 1963 um brasileiro bateu a equipe argentina (foi o Santos o responsável pelo feito). Depois, só em 2008 é que o Fluminense, em semifinal, conseguiu livrar-se do tabu.

A comparação entre a condição de Corinthians e Palmeiras termina por aí. Enquanto o time de Tite chega com a esperança difusa entre os 12 jogadores (incluindo a torcida), principalmente Ralf e Paulinho, aliada à compactação do esquema tático, os palmeirenses sonham com um segundo raio no mesmo lugar, com a capacidade de manter um ferrolho contra o Coritiba e achar um gol em algum momento.

Palpites à mesa. De bar.

2 comentários:

Leandro disse...

Palmeiras e Corinthians como protagonistas de tudo que disputarem não pode ser visto com estranheza, noves fora o mau momento vivido pelo alviverde ultimamente.
Mas nestes tempos modernos em que o SPFC ensaia amargar momentos de SP de Desportos, esta (aparente) nova ordem do trio de ferro pode representar o renascimento, ou re-consolidação do "dérbi", já que este acabou questionado por uma corrente de revisionistas de uns tempos para cá.

Budu Garcia disse...

Perguntar não ofende: há quanto tempo é disputada a Libertadores? Se o Corinthians tivesse 400 anos isso faria diferença?

Então por quê dizer que é a primeira disputa em 102 anos se a taça é disputada apenas de 1960 pra cá?