Destaques

sábado, janeiro 19, 2008

Valtinho Coalhada, um homem invejado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Caro leitor, você sabe quem é Valtinho Coalhada? Certamente não. Mas uma coisa posso garantir: muito provavelmente você inveja esse sujeito.

Ele foi (ou é, não sabemos direito) jogador de futebol. Não passou por clubes grandes, esteve longe de vestir a camisa da seleção brasileira, comemorou poucos títulos - ou talvez mesmo nenhum. Seus méritos esportivos são praticamente nulos.

Mas é fora dos gramados que Valtinho Coalhada alcançou seu feito que desperta inveja na maioria dos homens brasileiros. Ele namorou ninguém menos que Maria das Graças Meneghel, a popular Xuxa, sex-symbol top dos anos 1980 e que até hoje desperta fantasias em muita gente por aí.

Minha primeira vez foi com um namorado chamado Marquinhos, que era jogador juvenil do Flamengo. Depois, namorei outro jogador chamado Valtinho Coalhada. Depois, foi o Pelé.

A declaração da "rainha dos baixinhos" data de 1996, em entrevista concedida à Playboy, e foi resgatada na comunidade Futebol Alternativo no Orkut.

Os únicos registros para "Valtinho Coalhada" no Google referem-se justamente à essa entrevista de Xuxa. Fica difícil, quase impossível, saber quem é, ou foi, Valtinho Coalhada.

De modo que imaginar o semblante do cidadão é tarefa que passa, inevitavelmente, pelo personagem homônimo - e também jogador de futebol - de Chico Anysio.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Futepoca no Ibest

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E não é que depois de faturar o prêmio de melhor blogue de esportes em 2007 no Best Blogs Brazil, o Futepoca foi indicado a outra premiação? Dessa vez, os humildes manguaças autores desse espaço estão concorrendo no IBest, também na categoria blog de esporte.



Agora, a parada é ainda pior, pois são vários jornalistas com influência, nome e muito mais mídia que a gente concorrendo. E se eles que são eles estão pedindo votos, por que não pediríamos?

Leitores, simpatizantes e parceiros, não nos deixem sós! Prometemos honrar sua confiança com esforço, dedicação, trabalho duro, sério (bom, isso nem tanto...) e, se possível, com uma cerveja gelada no Vavá. Para votar, é só acessar o site e fazer um cadastro rápido. Após receber o e-mail de confirmação, chegará outro e-mail com sua senha e você terá feito sua parte no esforço pela democratização da comunicação no Brasil, contra os oligopólios midiáticos.

Sabemos que será uma tarefa inglória, a exemplo de tantos outros épicos desproporcionais da História, como o embate de São Jorge contra o dragão, Jonas e a baleia, Rocky contra Apolo, o rochedo contra o mar e outros inúmeros conflitos. Mas não vamos esmorecer e contamos com a ajuda desinteressada (ou nem tanto) de todos vocês.

Vote:

Gol que vale o ingresso

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tudo bem: o São Paulo jogou muito mal no primeiro tempo, levou sufoco do Guaratinguetá e, vá lá, contou com uma arbitragem camarada - houve um pênalti para o adversário com um minuto de jogo e no segundo tempo, quando estava 1 a 1, Richarlyson merecia ter sido expulso na primeira de suas duas faltas violentas (o cartão amarelo saiu bem baratinho). Mas o post nem pretende esmiuçar mais essa estréia, que, como todas as outras, não serve como base para analisar o que determinado time pode ou não produzir no futuro próximo. Prova disso é que o São Paulo só se encontrou quando fez o que já havia fixado no Brasileirão, com Jorge Wagner na lateral, Richarlyson de volante e Dagoberto recuado.

Só assim conseguiu consertar o caos proporcionado por dois dos quatro estreantes, Juninho e Fábio Santos, completamente perdidos em campo. Dos outros dois, Joílson não comprometeu e Adriano...bem, Adriano teve sua noite de gala, virou o jogo e tornou-se herói momentâneo da torcida (repito: ainda é cedo para qualquer análise). Porém, o que vai ficar na memória, para sempre, é o primeiro gol do atacante com a camisa são-paulina. Um chute de primeira, raro de se ver, com uma violência incomum, aquilo o que se chama de "tirambaço". Em um milésimo de segundo, a bola fez uma curva a jato e bateu no fundo da rede como um míssil. De valer o ingresso.

Trocadalhos infames (mais um)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Essa eu ouvi na Rádio Eldorado:

"Para o Corinthians, a contratação do Perdigão foi sadia."

Corinthians lidera Paulistão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em jogo que eu não vi, o Corinthians ganhou do Guarani pr 3 a 0, no Morumbi. Dois gols de Finazzi e um de Dentinho. Segundo os comentários, o tal de Marcel não jogou nada, sendo substituído por Dentinho, que além de marcar o seu, cruzou para o primeiro gol (cagado, como diriam lá em Mauá) de Finazzi e sofreu o pênalti que originou o terceiro. Parece que a defesa foi bem segura (o que foi facilitado pela fragilidade do Guarani) e que o Acosta foi muito bem, obrigado, o que me deixa bem mais tranqüilo.

Não dá para falar muito do jogo, só para ficar feliz com ele. Mas, como comentarista esportivo, arranjo um assuntinho para ocupar o espaço: a comemoração de Dentinho. O garoto, de 18 anos, marcou seu (se não me engano) segundo gol pelo time principal, mandou bem no jogo de estréia e coisa e tal. E sua comemoração foi, pelo tape, meio tímida. O que acontece com essa galera de hoje em dia que parece não ter explosão? Esperava que o cara corresse, gritasse, beijasse a camisa, coisa assim, e ele fez um coraçãozinho com a mão. Parece que foi, tudo bem, uma homenagem aos pais, mas esperava um pouco mais de vibração.

Bonecos de vudu são achados em câmara de vereadores no RS

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A insatisfação com a classe política está chegando a um nível insuportável para parte da população, que já está apelando para negócios, digamos, metafísicos. No começo da tarde de ontem, um funcionário da câmara de vereadores de Pelotas, interior do Rio Grande do Sul, achou no porão do prédio um "trabalho vodu".

Tratava-se de um caixão preto, com uma cruz na tampa. Dentro do mesmo, sete bonecos vermelhos com as fotos de cinco dos 15 vereadores coladas, espetados com alfinetes pretos nos olhos e em várias partes do corpo. O parlamentar Cláudio Insaurriaga (PV), conhecido popularmente como Cururu, garante que um "especialista" (?) assegurou ser o artefato um trabalho de magia negra, que teria custado cerca de 3 mil reais.

Ainda de acordo com Cururu, os bonecos tinham os rostos dos integrantes da Mesa Diretora da Casa, Otávio Soares (PSB), Adalim Medeiros (PMDB), Mansur Macluf (PP), Idemar Barz (PTB) e Diosma Nunes (PP), todos com fotos oficiais do site da câmara.

Por meio das gravações das câmeras de vigilância, ainda não foi possível apurar quem teria deixado os objetos no porão.

Vodu e política

O uso do vodu relacionado às hostes políticas não é novidade. No Haiti, o ditador François Duvalier, o Papa Doc, utilizava a magia vodu para amedrontar a população e também seus opositores. ele se afirmava com um líder semidivino ("apenas os deuses podem tirar o poder de mim", dizia") e fazia rituais de clarividência em seu palácio com tripas de cabra. Milhares de sacerdotes e feiticeiros das mais isoladas vilas do país lhe passavam informações e aumentavam ainda mais a sua fama.

Uma outra "vítima" famosa do vodu foi o presidente estadunidense Bill Clinton No começo de sua primeira gestão, durante o golpe militar no Haiti, apareceu nos bem cuidados nos jardins da Casa Branca um "trabalho" com velas e fitas multicoloridas, animais mortos e um boneco do político cravado com alfinetes.

No Brasil, em 2006 Garotinho acusou Lula de "fazer vodu na África" e de tomar "banho de pipoca", tentando arrebatar votos evangélicos para Geraldo Alckmin. Não funcionou muito bem a tática do bom menino.



quinta-feira, janeiro 17, 2008

Flatulência, paranóia e discriminação

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A paranóia dos estadunidenses com o terrorismo chegou às raias do absurdo: tem gente sendo proibida de usar os serviços de uma companhia de aviação por causa de uma (involuntária) crise intestinal. Confiram:

Mulher com flatulência obriga avião a fazer pouso forçado nos EUA

(da Efe, em Washington)


Uma passageira que sofreu um ataque de flatulência obrigou um avião da American Airlines a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Nashville (Tennessee) nesta quarta-feira (16/01). Vários passageiros da aeronave - que voava de Washington para Dallas (Texas) - começaram a sentir cheiro de fósforos queimados. Por causa disso, o alarme do avião tocou e o piloto decidiu pousar em Nashville. O FBI (polícia federal americana) e a Administração de Segurança dos Transportes foram acionados para o que se considerava uma situação de emergência. Os 99 passageiros e os cinco membros da tripulação foram retirados do avião, assim como toda a bagagem, para que fosse feita uma inspeção. Os cachorros da polícia detectaram os fósforos queimados dentro do aparelho. O FBI interrogou uma passageira que admitiu ter acendido os fósforos para ocultar o odor de suas flatulências, e que disse ter problemas médicos. O avião decolou de novo, mas deixou a passageira em terra. A American Airlines proibiu a passageira de voltar a voar pela companhia aérea.

7 a 6 ??? Ah, conta outra!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Outro dia, no Bar do Vavá, o companheiro Glauco lembrou uma história contada pelo Pepe (foto), da noite em que o Santos goleou o Palmeiras no Pacaembu por 7 a 6, em março de 1958, pelo Torneio Rio São Paulo. Segundo consta, ao voltar para Santos após a partida, Pepe subiu no bonde para ir pra casa, em São Vicente, e o motorneiro o reconheceu. O homem perguntou o resultado do jogo e, diante da resposta de Pepe, passou a fazer galhofa, pensando se tratar de uma tremenda lorota - mesmo que o jogador jurasse de pés juntos que era a mais pura verdade. Pois reparem só: o Pepe marca três gols (os dois últimos a partir dos 38 minutos do segundo tempo, que decretaram a virada e vitória do Santos), está acabando de voltar da inacreditável goleada por 7 a 6 sobre um de seus maiores rivais (o único que daria trabalho ao alvinegro praiano na década de 1960), pega humildemente o bonde para voltar pra casa e ainda tem de agüentar a tiração de sarro do condutor, que o toma por mentiroso. Realmente, os tempos são outros. Qualquer 3 a 0, hoje, é um sonoro vareio - e qualquer jogador tem, pelo menos, um "poisé" como alternativa ao transporte público. Mas confiram, abaixo, a ficha técnica da incrível partida (achei no site do Milton Neves), disputada numa noite de chuva:

A torcida da Lusa: especulações

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A torcida da Lusa calou um certo santista autor do Futepoca que, cheio de sarcasmo, havia comentado a respeito da promessa de torcedores de fazer tremer o Morumbi:

– Vão comparecer em massa? Deve dar pra encher umas três kombis.

Segundo o Estado de S.Paulo (para assinantes) desta quinta-feira, 17, a torcida organizada Leões da Fabulosa fretou nada menos do que quatro ônibus de torcedores. Já a Folha de S.Paulo (para assinantes) lembrou que a transmissão na TV reduziu o público para 12 mil pessoas no estádio. Não fosse isso, todos os outros torcedores da rubro-verde estariam lá.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Portuguesa vence Santos na reestréia da Série A

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Milagre!!!!

Mesmo jogando pior, a Portuguesa ganhou do Santos por 2 a 0 pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Quer dizer... jogando pior mais ou menos. O Santos dominou, é verdade, mas criou pouquíssimas chances claras de gol.

Já a Lusa aproveitou o pouco que criou - com Christian e Marcelo de Faria - e comemorou o belíssimo resultado. Começou com o pé direito, mas ainda não há como saber se tem time para fazer bonito de verdade no torneio. Fica a torcida para que o time volte a ser uma força de verdade do futebol. Vai Lusa!

Outros resultados de hoje:

Juventus 1x1 Noroeste
Mirassol 2x1 Barueri
Rio Claro 2x0 Paulista
Ponte Preta 4x2 Ituano

São Paulo consegue milagre e se classifica na Copinha

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A equipe do São Paulo sofreu, sofreu e sofreu, mas conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa São Paulo - o momento em que esse campeonato começa a despertar algum interesse.

Até os 45 minutos do 2º tempo, o placar marcava 1 a 0 para o time do São Bernardo. Três gols na seqüência, uma a cada minuto de acréscimo, deixaram o placar com uma cara diferente do que foi o jogo. Roniele, Bernardo e Erick salvaram o Tricolor, que tem tradição no torneio, do vexame de cair apenas na segunda fase. O próximo jogo é contra o Fluminense, em data ainda não definida.

Outros times que passaram foram Corinthians, Santos, Flamengo e o glorioso Taboão da Serra, que despachou o Marília por sonoros 5 a 1. Estaria pintando a zebra do campeonato? O Pão de Açúcar, patrocinado pela rede de Abílio Diniz, venceu a Portuguesinha e também está nas oitavas. Vasco e Palmeiras também tropeçaram e ficaram fora das fases finais.

Confira os próximos confrontos

Corinthians-SP x Fortaleza-CE
Taboão da Serra-SP x Rio Branco-SP
Pão de Açúcar-SP x Santos-SP
Internacional-RS x Flamengo-RJ
Fluminense-RJ x São Paulo-SP
Grêmio-RS x Ponte Preta-SP
União S. João-SP x Figueirense-SC
São Carlos-SP x Cruzeiro-MG

Belluzzo explica

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Imperdível, para quem torce para o Palmeiras, a entrevista do Mondo Palmeiras com o economista e conselheiro do clube Luiz Gonzaga Belluzzo. Ele explica a parceria com a Traffic, os objetivos da Arena Palmeiras e a busca por diversificar a receita do clube. Conciliador, elogia até a diretoria anterior. Apesar de descer o sarrafo na mídia esportiva – pra dar razão sobra ao Observatório Verde – não diz que ela é são-paulina, mas explica porque não é palmeirense, que queimou o filme depois da parceria com a Parmalat. "Parece que os caras são contra o futebol".

Sobre Vanderlei Luxemburgo, elogia a vontade de vencer do treinador, algo relevante depois da síndrome de pequenez que assolou o Palestra em 2007.

Ele explica, por exemplo, que a parceria com a Traffic é bem diferente da relação com a Parmalat e completamente distinta da de outros clubes. A Parmalat, como ele diz, tinha prioritariamente interesse em fazer propaganda de seus produtos e não em fazer caixa com jogadores. A Traffic se comprometeu a investir em jogadores que a empresa considere promissores e que permitam lucro. Eles querem ganhar dinheiro e querem que o Palmeiras ajude nisso.

Em outras palavras: Traffic não vai pôr nome na camisa nem tem valores definidos de investimento por ano. Isso pode ser bom ou ruim, mas se o time for bem, tecnicamente, a Traffic só tem a ganhar. Quem vai pôr o nome na camisa é a Fiat, num bom contrato.

E termina falando da cesta de atletas com investimento de empresários. O sucesso, por mais que os donos da grana sejam, em sua maioria, torcedores, não querem perder dinheiro. Para Belluzzo, isso mostra que o histórico de cumprimento de acordos do clube foi fundamental para isso.

Falo como torcedor, mas ainda que seja a versão oficial da diretoria, soa bem principalmente depois da catástrofe instaurada ainda sobre o Parque São Jorge. Claro que não me agrada quem ganha muita grana em cima de um clube, mas se os times precisam de grana e se a estratégia é tentar diversificar as fontes de receita, parece que, pelo menos, há um bom plano.

A transmissão está aqui.

Blogueiro morre espancado após gravar tumulto na China

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Essa é para oa autores de blogues ficarem espertos. Na China, um blogueiro foi espancado até a morte por um grupo de inspetores municipais após ter gravado em vídeo cenas de agressão de manifestantes durante um protesto na China, conforme o blogue internacional Tech Crunch.

Wei Wenhua, gerente de uma companhia de construção na cidade chinesa de Tianmen, gravava em seu celular um tumulto entre os moradores e inspetores, no último domingo (dia 13). Mas foi avistado por aproximadamente 50 fiscais, que exigiram que ele apagasse a gravação. Perante a recusa, o blogueiro foi espancado por cerca de cinco minutos e não resistiu aos inúmeros ferimentos.

Além de Wei, o confronto deixou mais quatro pessoas feridas. O crime foi noticiado pelo órgão oficial de imprensa, Xinhua e o governo chinês prendeu 24 guardas municipais, sendo que cem deles estão sob investigação.

terça-feira, janeiro 15, 2008

Enxergando dobrado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Não, você (ainda) não está bêbado. Trata-se de um caso interessante de mimetismo gráfico nas capas dos LPs "Lúcio Alves ...interpreta Dolores Duran" (1960) e "Farol da Barra", dos Novos Baianos (1979).

Ps.: No "Farol da Barra" há uma música chamada "Samba do sociólogo louco", que nos remete à lembrança um certo presidente que falava francês...

Para deleite dos adversários

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O São Paulo anunciou hoje a contratação do meia Carlos Alberto (ex- Corinthians), que estava encostado no Werder Bremen, da Alemanha.

Ai jisuis!

De acordo com a Gazeta Esportiva.net, o jogador vem para a posição de Leandro, já negociado com o futebol japonês.

Imagina só a balada que vai virar o São Paulo, com Adriano e Carlos Alberto. Vão chamar mais quem, o Romário?

Vou chorar um pouquinho lá no canto e já volto.

update: o Flamengo levou Diego Tardelli. Nem só de más notícias está feito esse dia.

Estádios brasileiros para 2014: infográfico no Google Maps

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Só descobri nesta terça-feira, 15, um infográfico curioso via Google Maps, produzido pela Agência Brasil sobre os estádios brasileiros candidatos a sede da Copa de 2014.



Além da localização, eles apresentam os pontos críticos. A fonte é um estudo do Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), publicado em dezembro. Como é foto de satélite, é possível ampliar e se divertir com a visão aérea das regiões.

O Morumbi, por exemplo, tem grades que prejudicam a visão do jogo, cabines de imprensa inadequadas e armaduras da laje do anel superior expostas. A Vila Belmiro tem cabine de TV precária, arquibancada com pé-direito baixo, vestiário do time visitante sem ventilação e trincas e infiltração nas lajes. O Palestra Itália, que saiu na frente pelo menos nos planos de reforma, tem trinca na estrutura da escada de acesso à arquibancada, sanitários em condições precárias (igual à maioria dos estádios), piso do vestiário do árbitro em péssimo estado e setor destinado a portadores de necessidades especiais sem espaço para cadeirantes (!).

Vale a leitura.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Contratação pára a Mooca

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


O time da Javari começou de maneira bombástica o ano de 2008. Foi anunciada nesse final de semana a contratação do volante Vampeta, que joga pelo Juventus o Campeonato Paulista de 2008.

Vampeta já treinou no novo clube, mas... anunciou que não tem condições de estrear nesta quarta-feira contra o Noroeste.

Boa sorte ao Juventus nesse campeonato!

Futepoca pauta até o título do Meio&Mensagem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Futepoca pauta a mídia. Os mais novos leitores estão na redação do Meio&Mensagem. Na edição desta segunda-feira, 14, usam o título "Selo da discórdia", praticamente o mesmo usado pelo supracitado blogue: "O selinho da discórdia", escrito por Olavo Soares.

Registro feito.

Cachaceiro tem saudade da prisão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Publico aqui uma contribuição do Mouzar Benedito. Além de acompanhar de perto a guerrilha urbana durante a ditadura (não há um líder de grupo de esquerda em atividade nos anos 60 e 70 que não tenha se sentado ao lado dele num boteco), Mouzar visitou dezenas de presos políticos nos anos 70, fazendo reportagens sobre as prisões. E, manguaça experimentado que é, já foi jurado em concursos de cachaça.

A crônica que apresento a seguir fará parte de um livro de memórias burlescas da ditadura militar a ser publicado em breve pela editora Publisher Brasil.


Pinga de abacaxi

Por Mouzar Benedito



É tradicional entre todos os tipos de preso a tentativa de fazer uma bebida alcoólica qualquer, já que é proibida a entrada de álcool nos presídios. E para quem está preso, ah... que saudade!

Nos presídios “comuns”, é muito conhecida uma bebida chamada “maria louca”, feita de casca de laranja, e restos de muitos alimentos. Quem já tomou diz que é péssima. Só mesmo preso para beber isso.

Os presos políticos pesquisaram bastante sobre a possibilidade de fazer cachaça na cadeia, principalmente a matéria-prima. Foram experimentando que frutas davam boas cachaças. Macetavam as frutas, punham para fermentar em baldes escondidos nas celas e, quando a fermentação atingia o ponto certo, destilavam de madrugada, quando os carcereiros não apareciam por ali, usando uma panela de pressão. Ligavam uma serpentina (feita por eles mesmos, às vezes uma mangueirinha) à válvula da panela de pressão e faziam a serpentina passar por um balde de água fria, para condensar o vapor que passava pela serpentina.

Fubá, milho e muitas frutas foram experimentadas, mas o que deu mais certo foi o abacaxi. Meu amigo e conterrâneo José Roberto Rezende [Mouzar é de Nova Rezende, Minas Gerais], que fez essas experiências nos presídios por que passou, tornou-se o melhor alambiqueiro da cadeia, no Rio de Janeiro.

Muitas visitas levavam abacaxi para os presos, e imagino que os carcereiros deviam imaginar: “Como esses presos gostam de abacaxi!”.

Eu mesmo entrava no presídio da rua Frei Caneca, no Rio, para visitar os presos, e às vezes saía de lá meio de fogo. Gostava da pinga feita pelo Zé Roberto e pelo Mané Henrique, o segundo melhor alambiqueiro.

O Zé Roberto tinha sido condenado a duas prisões perpétuas e mais 69 anos de cadeia. Brincávamos muito, dizendo que ele teria que morrer duas vezes e ressuscitar para cumprir a pena. Depois da Lei da Anistia e da revisão das condenações, sua pena ficou reduzida a quinze anos, e ele cumpriu oito anos e sete meses de cana. Quando saiu, ficou morando no Rio, onde só existiam cachaças muito ruins, na época, e um dia perguntei – de propósito – se ele não tinha saudade de alguma coisa da cadeia. Ele sapecou:

Olha, saudade, nenhuma. Tem uma coisa que pode parecer cinismo, mas a pinga que a gente fazia lá é melhor do que essas que vendem nos botecos do Rio.

Concordei.

Quanta maldade...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Reproduzo na íntegra post do Blog do Mino Carta sobre a acusação feita por José Dirceu contra Heloísa Helena (foto) em entrevista à revista Piauí. Muita maldade, a do jornalista...

Dos encontros bíblicos na savana planaltina
Na reportagem publicada pela Piauí sobre José Dirceu, ele comenta que Heloísa Helena votou contra a cassação de Luis Estevão “por motivos impublicáveis”. Quais seriam? Certo é que a savana planaltina, a cidade oficial de concepção mussoliniana, ou stanilista, e sua invencível distância do Brasil e do mundo, ao propiciarem as melancolias da solidão, oferecem a oportunidade de estranhos encontros, às vezes bíblicos. Se os motivos impublicáveis forem aqueles que imagino, louve-se a virilidade de Luis Estevão.

Ex-dirigente corintiano tem prisão decretada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O ex-vice-presidente de futebol do Corinthians, Antoine Gebran, teve prisão decretada por conta da acusação de crimes contra a organização do trabalho. A notícia saiu no boletim jurídico Última Instância, e é o segundo mandado de prisão contra o ex-dirigente, que já é procurado por não pagar pensão alimentícia. Dois funcionários da empresa de Forte’s Vigilância, que seria do ainda conselheiro corintiano, e o diretor do sindicato dos vigilantes de Santo André (SP) foram presos em flagrante na última sexta-feira (11/1).

O delegado de crimes das relações sindicais e de acidentes de trabalho Nilson Caneloi Junior, afirmou que a Polícia Federal apreendeu armas dentro da empresa, no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo. “Recolhemos quatro armas de fogo e uma arma branca que seriam do dono da empresa”, disse. Gebran está foragido.

Ficha de Gebran

Escolhido como vice-presidente de futebol por Andrés Sanchez, o impoluto, Gebran já fazia parte da administrção de Alberto Dualib, e é daqueles dirigentes considerados... "polêmicos". O ex-árbitro Euclydes Zamperetti Fiori, no livro A República do Apito já acusava o corintiano de pressionar juízes para favorecerem o Corinthians.

O dirigente mostrou ter muita visão quando, à época da contratação do treinador Nelsinho Baptista, declarou à imprensa: "No momento nós não podíamos arriscar. Nós precisávamos de um técnico experiente. Esse caso de Nelsinho que está passando agora é normal. Para mim, o Nelsinho é um dos melhores técnicos do Brasil". O Timão estava fora da zona do rebaixamento àquela altura.

Também metido a profeta, o cartola declarou no início do mês de setembro, em programa da Rede Gazeta: "Não acho o São Paulo favorito para ser campeão. Muito pelo contrário. Nós, corintianos, já sabemos que o time do querido Juvenal Juvêncio (presidente do clube), quando começa a descer a ladeira, não pára. É só darem uma tropeçada que não vão parar de perder. Vai ser uma atrás da outra. E o Corinthians, na ascensão que está, irá terminar o campeonato na frente deles”, declarou.

domingo, janeiro 13, 2008

Épico!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Acabo de assistir Milan 5 x 2 Napoli, pelo campeonato italiano. O jogo foi sensacional, por vários motivos: Ronaldo Nazário jogou muito bem, deu assistências e marcou dois gols (entre eles uma raridade, de cabeça, aos 35 segundos da etapa final, matando qualquer pretensão dos napolitanos), Kaká marcou um golaço de fora da área e, para coroar sua excelente estréia com a camisa milanesa, Alexandre Pato (foto) pegou um passe de 40 metros, chapelou o zagueiro e completou com frieza a goleada dos donos da casa, para absoluto delírio da torcida. Fora isso, fuzilou o goleiro adversário com perigo pelo menos meia-dúzia de vezes. Épico, simplesmente épico.

"Posso dizer duas coisas: sorria e beba"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No show "Nana Caymmi - Uma história de sucesso", um dos melhores espetáculos da década de 1990, registrado em DVD, a maravilhosa (e desbocada) cantora dá uma lição de vida à platéia:

"A gente, quando tem problemas muito graves, só fala com a gente mesma. Um bom copo de uísque, um bom copo de cerveja. Eu condeno os remédios, mas o álcool é uma grande solução pra quando não há solução. Pra casos trágicos, amargos, pra filhos problemáticos, com lesão cerebral - no caso, o meu (refere-se ao filho João Gilberto, que sofreu grave acidente de moto em 1989). Essas coisas. Então, eu posso dizer duas coisas: sorria e beba. Tem médico que vai dizer que eu tô...(errada). Mas eu também não tô nem aí, não tô mais aí pra essas coisas, não."

Com umas doses de uísque a mais, durante um mega-evento de uma gravadora, Nana protagonizou uma das melhores gafes da história de transmissões ao vivo da televisão brasileira. O insuportável Amaury Júnior se aproximou e, sem nada inteligente para dizer, perguntou qual o segredo dela para atrair sempre homens mais jovens. Nana foi fulminante, ao vivo, para o país inteiro: "-Eu dou o c.!". Amaury, com aquele sorriso que só sua cretinice ímpar consegue ostentar, saiu pela tangente balbuciando para a câmera: "-Essa Nana, sempre espirituosa!". Inesquecível.

Nas priscas eras do humor nacional

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"Depois da China, Sarney vai à merda". Era assim que o jornal Planeta Diário manchetava uma das inúmeras viagens presidenciais de José Sarney, em julho de 1988. Essa era apenas um mostra do caráter anárquico do periódico fundado por Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva em 1984. Egressos do antigo Pasquim, o trio soube aproveitar com poucos o início da democratização brasileira, não poupando políticos (seu alvo preferencial), militares, personalidades e nem mesmo minorias. Anões, portugueses, judeus, homossexuais também eram vítimas das piadas disfarçadas de notícias.

O número de estréia trazia manchetes como "Maluf se entrega à polícia", "Nelson Ned é o novo menudo" e "Newton Cruz prende Deus". A aventura durou até 1992. Hoje, Hubert e Reinaldo fazem parte do elenco e da produção do já pasteurizado Casseta & Planeta (resultado da união destes com a turma da revista Casseta Popular), enquanto Cláudio Paiva foi redator final da TV Pirata e faz o mesmo trabalho hoje na Grande Família.

Abaixo, duas "notícias" extraídas do livro O Planeta Diário, da Editora Desiderata. Uma sobre a queda do comunismo e o posterior desmembramento da União Soviética, e outra sobre o então ídolo (posteriormente promovido a santo) Ayrton Senna, versando sobre sua suposta homossexualidade e fervorosa devoção religiosa. Um humor impossível de ser reproduzido nos dias de reinado do "politicamente correto".

Setembro de 1991

Jânio Quadros: "Comunistas caíram porque não sabem beber"

Conhaque de Azerbaijão de São João da Barra - O ex-presidente Jânio Quadros, participando de um seminário sobre a queda do alcoolismo na União Soviética, declarou que a queda do alcoolismo soviético se deve ao racionamento de vodca, servida em doses tão ridículas que não davam nem para os burocratas do PC ficarem "legais". Jânio reclamou também que, com o tempo, os mais puros ideais do alcoolismo-leninismo foram se diluindo devido ao excesso de gelo servido nos bares da Sibéria. Apesar de triste com a crise do alcoolismo, ao final do seminário Jânio estava alegre e vendo vários países onde antes só via a União Soviética.

Maio de 1998

Acidente na Fórmula 1
Senna se abaixa no box para pegar o sabonete

24 horas de Le Mans - Ayrton Senna, o único brasileiro que deu certo lá fora além dos travestis, sofreu ontem um acidente durante os treinos para ver quem ia ficar na pole position (o piloto por baixo e o carro por cima). Devido a uma falha mecânica, o sabonete caiu no chão do box, e Senna não sabia se abaixava ou não para pegar, pois Alain Prost estava próximo da sua traseira, esperando uma oportunidade para entrar no seu vácuo. Senna teve então que marcar um encontro com Prost depois da corrida, porque Deus estava do seu lado e o Todo-Poderoso é muito ciumento.