Destaques

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Legião Urbana vira time de futebol em Brasília

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Você já ouviu falar da Legião Urbana? Sim, o grupo de pop-rock liderado pelo mítico Renato Russo, cujas canções são presença constante (e, depois de tantos e tantos anos, incômoda) nas rodas de violão. Então, o que a banda tem a ver com futebol?

Quem lê a revista Carta Capital já deve ter visto matéria publicada na edição datada de 26 de dezembro. Fundaram, lá em Brasília, um time com o nome e a inspiração da Legião Urbana. O nome da equipe é Legião Futebol Clube e sua torcida, como relata a repórter Luciana Bento (que é gente fina e já fez até matéria sobre o mitológico Bar do Vavá, a quem foi apresentada por estes manguaças), canta Tempo Perdido nas arquibancadas.

A intenção do time, segundo a reportagem, é conquistar os brasilienses de segunda geração, ou seja, filhos de gente nascida na cidade. Brasília, por ser uma cidade jovem, grande e receber enorme fluxo de migração, acaba tendo traços culturais pouco definidos, na maioria “importados” das regiões de origem dos moradores (os brasilienses que me corrijam se minhas impressões sobre a cidade estão erradas). O mesmo se reflete no futebol, onde a maioria das pessoas torce para times do Rio, segundo ouvi falar. A aposta do novo time é utilizar a identificação dos brasilienses com a banda de Renato Russo para galvanizar uma torcida.

Além disso, o Legião usa estratégias que, em parte, poderiam ser avaliadas por times grandes. Distribui refrigerantes e pipoca para os torcedores, tem “serviço de manobrista, tenda informatizada para a venda de ingressos, atendentes uniformizados, bar com lounge temático, cadeiras numeradas, personalizadas e com protetores higiênicos, banheiros limpos e som ambiente para informação”, relata Luciana. O negócio parece bem feito.

Com isso, consegue levar um monte de gente a seus jogos. “Na final da segunda divisão do campeonato brasiliense de 2006, o time levou 2 mil torcedores ao estádio – contra apenas 800 do adversário, o Brazilândia, um dos mais antigos da cidade”.

O time hoje está disputando a primeira divisão do campeonato local e tem planejamento de se manter nela em 2008. Depois disso, pretende tentar espaço no cenário nacional. Percebam que o time foi criado em 2006, quando disputou a terceira divisão do campeonato local, e já está na primeira. Até onde vai o Legião Urbana?

PS.: Feliz Ano Novo a todos, em nome da equipe do Futepoca!

10 comentários:

Anônimo disse...

Fico feliz de ver um novo time nascendo e com toda a estrutura desse clube de Brasília.

Mas porra, homenagear Legião Urbana?!?! Assim terei que torcer contra, não tem jeito.

Marcão disse...

Faço minhas as palavras do Olavo.

Nicolau disse...

Quando surgirá o Engenheiros do Hawai FC? E o Garotos Podres FC, lá em Mauá? Que dizer então do Fora do Ar FC, equipe vicentina?

Anônimo disse...

Po legal, sou Sãopaulina, ha tempos procurava um time aki d do DF pra torcer, ja ouvi falar mt do Legião e ate conheço um jogador de la, o time ta ficando famoso e sendo elogiado pelo seu tratamento vip.... ja tem uma torcedora c/ certeza.

Anônimo disse...

Show demais! E quanto aos amigos que não gostaram, sinto muito. Nossa cidade sempre com espírito jovial e inovador... torço para o Gama, mas confesso que fiquei balançado.

Anônimo disse...

QUE ÓTIMO,O LEGIÃO URBANA MERECIA ISSO,QUEM NAO CONCORDA COM ISSO É APENAS AS PESSOAS QUE NÃO VIVERAM A EPOCA,E ACHAM QUE POR SEWREM MAIS NOVAS SÃO DONAS DA VERDADE.ESSE TIME ARRUMOU UM NOVO TORCEDOR..EU
TOMARA QUE NAO SEJE APENAS "FOGO DE PALHA"E CONTINUE AJUDANDO A CRESCER O FUTEBOL BRASILIENSE E BRASILEIRO

Anônimo disse...

O Legião Futebol Clube significa muito para o Futebol de Brasília. Agora temos um time com uma forte identidade na cidade. Um clube com uma identidade forte com o DF, do Plano Piloto, forte o suficiente para brigar por títulos locais, com uma visão administrativa moderna e a perspectiva de um mané garrincha reformado para a Copa de 2014 pode fazer do Legião o maior time da história do futebol de Brasília. Sou Palmeirense e, agora, Legionário também.

Anônimo disse...

Que maravilha!!! Jah sou torcedor e vou fazer minha carteirinha aki no DF.

Anônimo disse...

"Putz eu ao contrario dos q torcem contra curti pra caramba a iniciativa do Legião F.C. Isso q imortalizam certas pessoas e as tornam diferentes, eu como um grande admirador da banda Legião Urbana (Dado Vila-lobos,Renato Russo e Marcelo Bonfá)desde midos dos anos 80 fiquei muito contente em saber q tiveram essa iniciativa por que a legiao sempre foi fomada pela capacidade de agregar jovens e quer melhor q um time de futebol hoje em dia, ou vc acha q os emos são o futuro da musica KKKKKKKKK abraços!!!!

Força-Sempre.
Ouça no volume máximo!!
VIva a legião Urbana!!

Anônimo disse...

adorei aidéia foi maravilhosa sou fã da banda a melhor banda de rock do brasil disparada será meu time do coração ai em brasilia, como faço para comparar a camisa do legiã.