Destaques

quarta-feira, dezembro 16, 2009

O democrata cristão é candidato

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Um anúncio feito no final de novembro transformou o jogo político para 2010. Além de Dilma Rousseff, Aécio Neves, José Serra, Marina Silva e companhia, havia um novo candidato para as eleições presidenciais: José Maria Eymael, ele mesmo, o democrata cristão.

Realizei há duas semanas uma entrevista com o candidato para o meu blog, o Blog Olavo Soares. Confiram lá.

Chamam a atenção duas afirmações do pré-candidato: a primeira é a sua convicção em uma vitória no ano que vem, motivada pelas modificações da lei eleitoral brasileira. E a segunda é algo que Eymael identifica como sendo um clamor popular por uma candidatura de centro - todas as outras já anunciadas, segundo o democrata cristão, estariam na esquerda ou centro-esquerda, no espectro político. Eymael concorda com Lula, portanto.

Vocês acham que Eymael tem razão em suas assertivas?

6 comentários:

Glauco disse...

Candidato raramente fala que vai perder, mas as chances do Eymael são equivalentes às da Nova Zelândia na Copa do Mundo.

Ainda assim, se tiver um ideario de "centro" (o que no Brasil equivale à "direita envergonhada") pelo menso pode trazer alguma novidade no cansado debate nacional. Mas duvido.

Simples Capital disse...

Eu gostava era do jingle da campanha dele. "Ey Ey Eymael, o democrata cristão..." :)

Olavo Soares disse...

Pois é, me chamou a atenção o "medo" de Eymael em se intitular como um candidato de centro-direita.

Anselmo disse...

"sou um candidato reacionário, de direita-direita!" é um tipo de assertiva que não existe no brasil tal qual superstição para o padre quevedo.

mas continuo discordando do lula e agora do eymael. se todo mundo é de esquerda, o eixo do espectro político tá muito modificado. Pior, condizente com o medo da direita de se assumir politicamente como conservadora.

mais: ainda q a gente tope a idiea de que todo mundo tá mais pra camisa 11 do que pra 7 (no 4-3-3 de antigamente) pouco adianta o candidato ser de um lado se pra governar vai ter de montar uma coalizão de direita. a orientação da coalizão freia muita, muita coisa... (outras podem ser barradas só pelo medo do que os outros "parceiros" da base vao pensar, mas isso é tema pra uma conversa no fórum adequado).

Nicolau disse...

O Lula e o Eymael estão errados, existem diferenças entre os candidatos num eixo clássico da divisão direita-esquerda, que é a presença do Estado na economia. Dilma quer mais presença, Serra quer menos - apesar da fama de desenvolvimentista que ainda carrega em certos meios. Outro eixo também mostra diferenças: Dilma e o PT se importam mais com distribuição de renda, diminuição da desigualdade, melhorar a vida dos pobres, resumindo; Serra e o PSDB gostam de reduzir impostos, deixar o mercado se virar e fazer grandes obras, e os pobres que se virem. Talvez um dos problemas dos tucanos e ex-pefelistas seja exatamente não assumir um discurso conservador, bater no peito. Talvez perdessem a eleição agora, mas garantiriam um espaço político. Nos movimentos do pêndulo da democracia, podiam se beneficiar mais tarde. Não do meu voto, enfim, mas tem uma galera aí que gosta dessas coisas reaças.

Anônimo disse...

Si, probablemente lo sea