Destaques

terça-feira, setembro 20, 2011

20 de setembro, o dia em que o Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Paulo Donizetti

O palestrinos estavam com o São Paulo entalado na garganta. Segundo a reportagem apurou, a diretoria do jovem clube tricolor atuava forte nos bastidores não apenas para que o Palestra Itália mudasse de nome. Aproveitando o clima xenófobo vivido pela comunidade italiana em razão da Segunda Guerra, o desejo era que o time do então Parque Antártica fosse banido e que, de preferência, seu charmoso estádio fosse apropriado pelo clube do futuro Morumbi, então ainda em busca de endereço fixo.

Era a penúltima rodada do Paulistão, os dois disputavam o título cabeça a cabeça. Para esquentar o clima de guerra, os futuros bambis preparavam apupos e vaias para quando o esquadrão palestrino adentrasse o gramado. Mas o time de Oberdan e Waldemar Fiúme foi a campo conduzindo uma bandeira brasileira, e as arquibancadas emudeceram, para em seguida irromper em aplausos. O jogo estava 3 x 1 quando o beque Virgílio derrubou Og Moreira na área aos 19 do segundo tempo. O árbitro assinalou o pênalti e expulsou o agressor. O São Paulo se retiraria de campo.

A data entrou para a história como Arrancada Heróica e ficou famosa como "o dia em que o Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão". Lembro como se fosse ontem.

Foto: Reprodução





Foto do Palmeiras campeão
paulista de 1942. Consta que
Og Moreira foi o primeiro negro 

a vestir a camisa do clube



Campeonato Paulista de 1942
Palmeiras 3 x 1 São Paulo
Data: 20/09/1042 - Pacaembu
Árbitro: Jaime Janeiro Rodrigues
Palmeiras - Oberdan; Junqueira e Begliomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio Pinho, Waldemar Fiúme, Lima, Villadoniga e Echevarrietta. Técnico: Del Debbio.
São Paulo - Doutor; Piolim e Virgílio; Lola, Noronha e Silva; Luizinho Mesquita, Waldemar de Brito, Leônidas, Remo e Pardal. Técnico: Conrado Ross.
Gols: Cláudio Pinho aos 20, Waldemar de Brito aos 23 e Del Nero aos 43 minutos do 1º tempo. Echevarrietta aos 15 do 2º.


Paulo Donizetti de Souza é parmerista por influência da nonna, dona Marcelina (1918-2007), uma sábia. Jornalista, apreciador da plataforma temática do site, não é candidato a nada, seu negócio é madrugada e seu peito é do contra.

9 comentários:

Glauco disse...

Jogo tão importante que virou passarela. Agora, queria ouvir a versão dos sãopaulinos sobre o fato. Algum aí?

Maurício Ayer disse...

Muito interessante. Já tinha ouvido essa história de que o São Paulo queria se apropriar do Palestra Itália, também queria ouvir outras versões ou depoimentos a respeito.

FC disse...

Texto do SaoPaulino Matias Pinto:

"http://impedimento.org/2009/01/12/top-10-humilhacoes-do-sao-paulo/"

"Seu time já abandonou o gramado durante um clássico? Se a resposta for positiva, compartilho com vocês um cenário pior, pois meu time abandonou um clássico durante a concepção do mesmo. “Como assim?” Vocês devem estar se perguntando, já que o primeiro jogo entre Palestra Itália e São Paulo data de 1930. Por isso mesmo, pois o Choque-Rei só tomou os tons que ele tem hoje depois que o Palestra tornou-se Palmeiras, em Setembro de 1942...
“Estou satisfeito, porque deixei de integrar um Palestra invicto para vestir a camiseta de um Palmeiras campeão” foram as palavras do zagueiro Begliomini. Já aos tricolores, restou-lhes o apelido de “fujões”."

Abraço,
FC

Rodrigo disse...

Essa a matéria é bem o Palmeiras mesmo. Um time que vive de passado, e sem futuro. Se não fosse a Parmalat teria saído da fila com o Paulistinha anos atrás, mas,,,, esperar o que de um time que tem Valdívia, Kléber e Marcos (esse coitado, amado por ser um tonto acaipirado) como idolos. Sem contar que o Tirone vive de 04 pro Sanchez.

Karin disse...

ué, quem não tem passado não existe, então também não tem nem presente e nem futuro...

Anônimo disse...

Mas ninguém vive só de passado minha filha...entendeu...

Karin disse...

entendi sim, papai, mas esquecer o passado é apagar tudo que nos fez sermos o que somos hoje... entendeu...
mas o quê, vai dizer que o São Paulo é seu segundo time do coração? hmmm... essa generosidade, sei não, esse tipo não vejo em você não...
aha!

Renato disse...

Karin minha filha, não se deve esquecer o passado, a questão é que devido ao presente vocês não são nada. Alías o pasado de vocês é bme longíquo, pois um Palmeirense de 12 anos nunca viu o time ganhar nada. O fato [e que serão a Portuguesa da Rua Turiassú. O SPFC é o meu time do coração com certeza, piadas de Bambi não me incomodam, pois essa é a única argumentação. Fale de fatos minha filha

Karin disse...

Gente, virei filha de todo mundo!! Ahaha!! Vai ser difícil no dia dos pais...
Mas Renato e Anônimo (ou são a mesma pessoa?), não é porque alguém lembra algo que aconteceu que está vivendo no passado. E o futuro, quem sabe? Quanto ao presente, sim, a coisa não está muito bonita para o verdão faz um tempo, mas isso pode ser temporário, assim como pode ficar feia prá qualquer outro de uma hora prá outra. É só isso...
E gostaria de dizer aqui: o São Paulo não está em nenhuma colocação na minha lista de times do coração que incluem Palmeiras, Santos, Corínthians e Flamengo.
Desculpa aí, rs!