Destaques

quarta-feira, março 21, 2007

Futebol sem empate?!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eu não sabia que a International Board pensa em acabar com o empate no futebol. Algo que pra mim seria absurdo, triste e idiota. Mas, melhor que eu, o Tostão, na sua coluna da Folha de hoje, fala brilhantemente, em poucas linhas, tudo o que poderia ser dito sobre o tema:

Dizem que os velhinhos da International Board estudam acabar com o empate no futebol, por meio de cobranças de pênaltis após o jogo ou de outras formas, como a adotada na Liga Independente dos EUA, onde há uma disputa depois da partida entre o atacante, que sai com a bola da intermediária para fazer o gol, e o goleiro. Apesar de a mudança de acabar com o empate ser simpática e de poder estimular o aumento do número de gols, sou contra. O empate faz parte da vida e do jogo. É também uma metáfora de justiça e de generosidade. Essa idéia de que tudo tem de ter um vencedor, que a derrota é um fracasso e que a vida é uma busca de conquistas, sucesso e prêmios, é característica da utilitária e hipócrita sociedade americana, exportada para o Brasil e para o mundo.

4 comentários:

Marcão disse...

Por isso é que sou fã desse cara.

Anônimo disse...

taí...

será que é só pra aumentar a prática nos EUA que os caras pensam essas coisas? Ou será que no Leste Europeu e na Ásia, palcos de lavagem de dinheiro, ou melhor, de novos investimentos suntuosos no esporte bretão também há esse tipo de demanda anti-empate?

Edu Maretti disse...

Sei lá Anselmo, mas o fato é que o maldito mercado manda em tudo.
Me lembrei de uns versos de Drummond:

"Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco."

Anônimo disse...

Tenho quase certeza que os EUA não adotam mais esse sistema.