Destaques

domingo, junho 20, 2010

Abre da Rodada – Itália e Brasil em campo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Paraguai abre o domingo contra a Eslováquia. A Azzurra pega a baba do grupo Nova Zelândia e o Brasil fecha o dia

Aproximando-se do fim da segunda rodada, o segundo domingo de Copa tem partidas dos grupos F e G. No grupo do 1 a 1, o Paraguai pega a Eslováquia e a Itália encara a Nova Zelândia.
O Brasil encara a Costa do Marfim para encerrar os trabalhos copísticos do dia. A sugestão é que a produção do churrasco dominical comece às 10h e se arraste até a noite.

Eslováquia x Paraguai – Bloemfontein – 8h30

Na primeira rodada do Grupo F, os dois jogos terminaram em 1 a 1, o que significa empate em todos os critérios de desempate. Agora, eslovacos e paraguaios fazem o primeiro confronto de suas histórias em copas do mundo (mas, acredite, eles têm história).
Os europeus do Leste acreditam que podem vencer, apesar do tropeço diante da fraca Nova Zelândia, fruto de pura displicência. Mas os guaranis contam com o retrospecto sem derrotas dos sul-americanos – que se aplicariam aos latino-americanos não fosse a derrota de Honduras pelo Chile.
O time comandado pelo argentino Gerardo Marino vai insistir na retranca para surpreender. Os eslovacos sabem que também precisam vencer para ter chances de classificação.
Vladimir Weiss, técnico da equipe que representa um fragmento da antiga Tchecoslováquia, mostrou, neste sábado (19) que não é só Dunga que briga com a imprensa. Questionado se respeitava o Paraguai, ele não gostou. “É claro que eu respeito o Paraguai, caso contrário não estaria aqui. Agradeço aos jornalistas eslovacos porque eles são muito melhores que os estrangeiros”.
A diferença é que o xará-de-anão só reclama da imprensa tupiniquim. E todo mundo sabe que as perguntas óbvias de jornalista em coletiva são obviamente iguais em todo planeta.

Itália x Nova Zelândia – Nelspruit – 11h

Buffon, contundido, é desfalque. Resta saber se a Nova Zelândia 
vai chutar a gol (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)
Buffon, contundido, é desfalque. Resta saber se a Nova Zelândia vai chutar a gol (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)

A campeã do mundo Itália não tem desculpas para não conquistar três pontos contra a representação da Oceania. Em termos de retrospecto, consta apenas a recente partida amistosa disputada na véspera do início da Copa, em que a Azzurra pastou para fazer 4 a 3. Já pensou como seu Abinadauto ficaria diante de uma surpresa ainda maior?
O grande desfalque italiano é o goleiro Gianluigi Buffon, por uma contusão nas costas. Federico Marchetti, guarda-metas do Cagliari, é o escalado. Há quem aposte que o argentino naturalizado Camoranesi possa entrar jogando, mas o mais provável é que ele substitua Marchisio durante a partida. Ainda sem Pirlo no meio, a esperança é ter alguém para criar jogadas.
Os neozelandeses só pensam em retranca. O técnico Ricki Herbert acredita nos contra-ataques da turma do kiwi e na dificuldade italiana de enfrentar um ferrolho daqueles. Difícil apostar que terão sucesso, mas na “Copa do Medo”, todo 0 a 0 é possível.

Brasil e Costa do Marfim – Joanesburgo – 15h30

Árbitro Jorge Larrionda, do Uruguai, checa o braço do atacante 
Didier Drogba, da Costa do Marfim, antes do jogador entrar em campo 
contra Portugal (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
Árbitro Jorge Larrionda, do Uruguai, checa o braço do atacante Didier Drogba, da Costa do Marfim, antes do jogador entrar em campo contra Portugal (Foto: Denis Balibouse/Reuters)

Drogba joga pelos elefantes da Costa do Marfim, apesar dos senões brasileiros sobre a polêmica proteção no braço do atacante do Chelsea. Gilberto Silva jamais esteve contundido, segundo Dunga, e ele só fechou o treino em que testou o time com Josué por preocupação com a salubridade dos jornalistas. Já pensou ter de assistir ao time jogando com o volante Wolfsburg em um treino?
O time vai com a mesma formação e, se o gol não sair, talvez pinte um terceiro atacante, talvez não. O prognóstico para a segunda partida do Brasil está publicada em detalhes aqui. Então, na hora de fazer o pré-jogo, é melhor discutir outros aspectos do evento.
Primeiro, um aviso: como o jogo da Itália começa às 11h, eis um horário ótimo para começar os trabalhos gastronômicos. Para os torcedores que apostarem em um churrasco, a brasa pode começar a estalar por aí. Assim, dá tempo para temperar o frango, posicionar linguiças nos espetos e gelar o chopp.
Dá até para fazer o check-list para ninguém ter de sair durante o jogo do Brasil porque acabou o gelo. Recomenda-se evitar carnes muito gordurosas no churrasco, porque nem o mais rico dos cupins passaria como carne de elefante. E metáforas não combinam com nutrição.

Comente