Destaques

quinta-feira, julho 29, 2010

Tá bom, mas nem tanto

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aos 38 minutos do segundo tempo, Marquinhos cobrou com perfeição uma falta na meta defendida por Lee, do Vitória. O gol, mais do que deixar o Santos em belíssima vantagem na decisão da Copa do Brasil contra o rubro-negro baiano, mudou totalmente o astral que imperaria na Vila caso o duelo terminasse com vitória santista por 1x0.

Por dois motivos. O primeiro é que se trata de um confronto em ida e volta. E aí é aquela história que todos já sabemos - quanto melhor o desempenho no jogo inicial, maior a possibilidade de faturar a disputa. Então a torcida santista exigia mais e mais gols do time, e mesmo o 2x0 acabou não sendo um resultado digno de tanta festa.

E o segundo é que 10 minutos antes de Marquinhos fazer o gol, Neymar perdera um pênalti de maneira risível, bisonha. O garoto quis fazer uma cobrança com cavadinha, a la Zidane ou Loco Abreu, e acabou sendo parado por um Lee que permaneceu imóvel no gol e, fosse o jogo de ontem uma pelada entre amigos, certamente faria uma dancinha ou outro escárnio qualquer para sacanear o atacante.

Se Neymar tivesse perdido o pênalti de uma maneira regular, certamente poderíamos dizer que seria umas injustiça crucificá-lo por isso. Pênaltis se perdem ou se convertem, acontece com todo mundo. E Neymar vinha fazendo uma ótima partida ontem, até o momento derradeiro. Mas Neymar perdeu porque - e não há como não falar isso - quis fazer graça. Quis esbanjar talento onde não era a hora. Seu estilo tornou-se conhecido demais, e esperar que ele bata um pênalti de maneira diferente é algo bem lógico. Foi isso que Lee fez. Que Neymar arque com a consequência de sua escolha.



Cavadinhas à parte, o fato é que o Santos fez uma boa partida ontem. Sufocou o Vitória de maneira impressionante. Rafael, o arqueiro santista, foi nada mais do que um telespectador privilegiado. O time de Ricardo Silva não foi à frente e, não fosse a atuação de Lee e dos zagueiros rubro-negros, a vitória santista teria sido muito mais larga.

Sou tradicionalmente cauteloso e jamais diria que o Santos "está com a mão na taça", "já é campeão" ou coisa que o valha. Mas não dá para negar que o favoritismo santista, que já existia antes da bola rolar, se amplificou e muito com os 2x0. Parece inimaginável ver esse time do Vitória fazendo mais de dois gols no Santos. Mas que as euforias passem perto da Vila, e que essa semana seja de treinamento duro e que, lá em Salvador, o time jogue com o dobro da determinação que mostrou ontem.

4 comentários:

Leandro disse...

Se o time do Vitória tivesse 15% mais de ousadia e coragem teria feito o golzinho que tanto precisava para ficar com ótimas possibilidades de garantir o título na BA.
Incrível como se mantiveram retrancados mesmo estando muito acima no aspecto emocional, após a perda do pênalti.
Resultado: A ultrarretranca baiana foi castigada, e agora ficou muito difícil para o pessoal da Boa Terra.

Nicolau disse...

Olha, não sei se o Neymar perdeu porque bateu com cavadinha. Acho que perdeu porque executou mal sua proposta. Se tivesse conseguido deslocar o goleiro, seria craque, como já se disse de suas cobranças com paradinhas e outras milongas. Não sei se nesse caso a questão é de responsabilidade, maturidade ou o que seja, é possível que o cara ache que assim faz mais gols do que perde. E vejam que estou dando uma de advogado do diabo, já que acho o moleque imaturo mesmo, hehe. Mas não sei se foi o caso do penalti.

Fabricio disse...

Eu ainda deixo um mínimo de chances pro vitória por dois motivos:

- o sport também não tinha a mínima chance diante do corinthians em 2008;
- o Santos levou 2x0 do Atlético-PR, que é bem inferior a esse time do vitória.

Portanto dou apenas 99,9% de chances pro Santos ser campeão.

Nicolau disse...

Concordo com as chcnes, Fabrício, mas cabe lembrar que em 2008 o Corinthians ganohu de 3 a 1 no Pacaembu. Tivesse o Vitória feito um golzinho e seria outra coisa.