Destaques

quarta-feira, agosto 08, 2012

Agenda olímpica (9 de agosto) - Vôlei de quadra e de praia prometem fortes emoções

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Amanhã pode sair um ou, quem sabe, dois ouros (ou três, sim, sou um otimista) para o Brasil em Londres. A maratona aquática feminina se inicia às 8h, e tem na nadadora Poliana Okimoto sua representante na água doce do lago Serpentine, no Hyde Park. Em geral, as provas da modalidade são disputadas em mar aberto, e uma das preocupações da nadadora é a temperatura da água. No entanto, outro ponto que preocupa a atleta são os patos do local, que não podem ser retirados de lá. Situação, no mínimo, curiosa.

O vôlei de praia, que teve um desempenho aquém do que se esperava até agora, com somente um bronze, pode salvar sua campanha com o primeiro lugar no pódio. A responsabilidade está nas mãos do grandalhão Alison e de Emanuel, o maior vencedor da história do circuito mundial da modalidade. Eles enfrentam na final da competição Brink e Reckermann, da Alemanha, no jogo que já ganhou o apelido de "duelo dos campeões", já que os germânicos foram campeões mundiais em 2009 e os brasileiros faturaram em 2011. A disputa é às 17h.

Diogo Silva merece medalha (Wilson Dias/ABr)
A outra chance de medalha é de Diogo Silva, no taekwondo. O lutador de São Sebastião foi bronze no Mundial do Azerbaijão, em 2011, e ficou famoso ao conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil no Pan do Rio, em 2007. À época, entrevistei-o e sua história, de um atleta que conseguiu um feito fabuloso em Atenas 2004, uma quarta colocação, e não teve ninguém para levá-lo do aeroporto a sua casa em sua volta, é representativa do limbo a que muitos atletas são relegados nas bandas de cá. Por isso e por sua consciência política (veja entrevista aqui), ele merece uma grande torcida, mesmo no ingrato horário das 7h45, quando luta pela primeira vez.

Mas quem promete mais emoção é o vôlei feminino. Depois da indescritível vitórias sobre a Rússia nas semifinais, as moças entram em quadra contra o Japão, para manter viva a chance do bi olímpico. Atrase o seu horário de almoço e torça pelas gurias às 15h30.

Brasil perto da melhor campanha olímpica

Com as duas medalhas de bronze conquistadas hoje pela dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa e pela boxeadora Adriana Araújo, o Brasil chegou a dez medalhas no quadro, 2 de ouro, 1 de prata e 7 de bronze. Como o país tem mais quatro asseguradas - no vôlei de praia e no futebol, e duas no boxe com os irmãos Falcão - já chega, no mínimo, a 14. Como ainda tem chances nas modalidades citadas acima, no vôlei masculino e feminino e, quem sabe, no atletismo, com a maratona, 4 por 100 masculino e até mesmo no pentatlo moderno com Yane Marques, a chance da delegação brasileira fazer sua melhor campanha nos Jogos Olímpicos é grande. A melhor até agora foi Pequim, com 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze; em 1996, em Atlanta, o país também chegou a 15 pódios, mas foram 3 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze.

Mais Brasil em Londres:

5h00 - Atletismo - Decatlo - Masculino 110 m com barreiras
Luiz Alberto de Araújo (BRA)

5h30 - Canoagem - Velocidade C2 1.000 m - Masculino Final
Erlon Silva e Ronílson Oliveira (BRA) disputam a Final B

5h55 - Atletismo - Decatlo - Masculino Lançamento de disco
Luiz Alberto de Araújo (BRA)

7h45 - Taekwondo - Até 68kg - Masculino Primeira fase
Diogo Silva (BRA) x Dmitriy Kim (UZB)

8h00 - Natação - Maratona aquática 10 km - Feminino Final
Poliana Okimoto

8h55 - Atletismo - Decatlo - Masculino Salto com vara
Luiz Alberto de Araújo (BRA)

9h00 - Luta - Livre até 55kg - Feminino Qualificatórias
Joice Silva (BRA)

14h30 - Atletismo - Decatlo - Masculino Lançamento de dardo
Luiz Alberto de Araújo (BRA)

15h30 - Vôlei - Brasil x Japão - Feminino Semifinal

16h55 - Atletismo - 200 m rasos - Masculino Final

17h00 - Vôlei de praia - Alison/Emanuel (BRA) x Brink/Reckermann (ALE) - Masculino Final

17h20 - Atletismo - Decatlo - Masculino 1500 m
Luiz Alberto de Araújo (BRA)

2 comentários:

Anselmo disse...

se for por aí, taria bem interessante. o aldo rebelo é que poderia ter guardado pra si a ideia de trazer 20 medalhas pra casa.
sobre o diogo silva, prefiro não assistir na linha do "quanta violência, meu deus".

Glauco disse...

Mas, Anselmo, o contato no taekwondo é rápido, e os lutadores usam colete...