Destaques

quarta-feira, setembro 27, 2006

O mapa da mina

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A tese não é nova e sempre que surge é solenemente ignorada. Mas vale a pena conferir a argumentação do engenheiro e especialista em segurança de dados Amilcar Brunazo Filho, em artigo reproduzido no site Conversa Afiada, sobre a falta de segurança das urnas eletrônicas brasilerias. O artigo tem o objetivo título "É possível roubar a eleiçaõ de São Paulo". A idéia é menos conspiratória do que parece, até porque não aponta possíveis casos de desvio, apenas para a possibilidade técnica deles ocorrerem.

O problema, afirma Brunazzo Filho, é a impossibilidade de conferência externa dos resultados totalizados pelos TREs. Isso se daria pela impressão de um comprovante do voto para cada eleitor, gerando uma base de comparação vista pelo cidadão.

Isso nunca existiu, mas são emitidos relatórios de votação de cada urna ao fim da eleição que podem ser recolhidos pelos partidos interessados para a conferência, diminuindo a chance de fraude. Aliás, eram emitidos. Alguns funcionários do TSE modificaram a resolução do órgão que obrigava a emissão de vias do relatório para os partidos. O engenheiro conta que, como representante do PDT junto ao TSE, conseguiu a revisão desa orientação. No entanto, em São Paulo, nada foi feito. Isso quer dizer que ninguém terá como questionar os resultados das eleições paulistas.

Diz Brunazo: “Vou dar o mapa da mina em São Paulo. Quem controla ou obtem acesso ao banco de dados da totalização (inclusive pelas portas dos fundos para manutenção) pode eleger a bancada legislativa que quiser e, dentro das margens das pesquisas, desviar votos brancos, nulos ou válidos nas majoritárias. Divirtam-se. O jogo está posto, mostrem suas fichas. Depois fica fácil dizer que "nenhuma prova de fraude foi apontada nas eleições informatizadas". Claro que não. A propria Justiça Eleitoral impede que provas sejam produzidas”.Mesmo acreditando na boa-fé das pessoas, diria que convém nos preocuparmos com essa questão. Antes que alguém siga o “mapa da mina” de Brunazo e nossa decmocracia, já tão pequenininha, desapareça sem que percebamos.

PS.: Não percam a chance de ganhar uma cachaça sem fazer força participando do Bolão dos Ídolos. Não é todo dia que dão pinga por aí.

0 comentários: