Destaques

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Menon narra o resgate do corintianismo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como você viu na barra aí do lado, está chegando às livrarias um novo livro sobre o Timão – e nós estamos ajudando a vender: trata-se de "A Saga Corintiana – A maior prova de amor da Fiel ao Timão" (Editora Publisher). Deixando isso claro, posso começar a falar bem do belo trabalho do nosso parceiro Luís Carlos Simon, o Menon.

Menon é repórter esportivo e foi setorista do Corinthians durante 2008, acompanhando de perto o dia a dia do time em sua passagem pela Série B do Brasileirão. Dizer que cada capítulo narra um jogo, com direito a análise tática, é simplificar a coisa. Na verdade, cada jogo serve de fio condutor para uma série de outras histórias, de jogadores atuais e antigos e torcedores. Os relatos dão uma noção da importância do Corinthians para cada um daquele “bando de loucos”, como se autoproclamou a Fiel no desgracento ano passado.

É essa dimensão humana que marca na leitura do livro. Como bem definiu o também jornalista Vitor Guedes, que assina o prefácio da obra: “Menon retrata nesta obra o ano do resgate do corinthianismo, da fidelidade, dos valores que fazem do time feito por oerários o campeão dos campeões no coração do povo sofrido e, orgulhosamente, maloqueiro e sofredor.”

Para os corintianos, o livro vale a pena. Para os que não tem essa sorte, Menon ajuda a explicar um pouco do sentimento que cada Fiel traz no peito. Explicação que já vem, digamos, com legendas: o autor, pasmem, é sãopaulino. Ou era, antes de escrever o livro, vai saber.

PS: O lançamento do livro será no Bar Boleiros e o convite está acima. Se você quiser conhecer, xingar ou elogiar alguém do Futepoca, boa parte dos seus integrantes vai estar lá. Compareça! Mas sem agressão física, por favor...

6 comentários:

Fabricio disse...

Se existe uma coisa "chata" no futebol é quando algum torcedor, de qualquer time, afirma que ser torcedor de X ou Y é mais que os outros, que o amor é diferente, e blá blá blá.

não estou dizendo por causa do livro, pelo contrário. Parece ser um bom livro. Daria para um corinthiano com certeza, se precisasse presentear um.

Anselmo disse...

por que sem agressão física? tá com medo?

a proposta é a seguinte: em vez de disputar a tapa, a gente disputa no copo. quem cair primeiro, é o mais bêbado.

Acho louvável que a história do Timão na segundona seja tão bem documentada. É importante lembrar do papel do Monga, do que foi o Lulinha para o corinthians em 2007/08, o que foi Dentinho, Herrera...

o mais curioso é ver um são-paulino reconhecendo a paixão pelo clube rival...

Marcão disse...

Se for pra falar do "desgracento ano passado", então o melhor título seria, de fato, "A draga corintiana"...

Glauco disse...

O livro é bom mesmo e as histórias tem sempre uma pitada de bastidores e história. Palavra de quem fez a coordenação editorial, rs.

Nicolau disse...

Marcão, também estou com pressa de acabar 2008, mas o "desgracento ano passado" ainda é 2007. Esse que está nos finalmentes foi conseqüência da lama anterior. Fabrício, não estou dizendo que é mais, só que é diferente. A mística de cada clube é diferente, se não fosse, não teria graça. E é claro que eu prefiro a mística corintiana, por milhões de motivos e, no fim das contas, por motivo nenhum, só porque sou corintiano.

Fabricio disse...

Muito boa sua frase final! De verdade!

No fundo é isso mesmo. A mística é diferente pra "nós" torcedores de cada time! E ponto final!