Destaques

sábado, janeiro 09, 2010

Discurso de manguaça não tem dono

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto


Quem disse que fazer discurso manguaça é prerrogativa de alguma classe específica? Para aqueles que acreditam que só os assíduos frequentadores dos bares mais humildes são responsáveis por digressões feitas no calor dos goles da distinta, pode-se afirmar um ledo engano.

Entre políticos, há casos exemplares de pronunciamentos manguaças. Alguns dos mais notáveis foram feitos pelo ex-presidente russo Boris Yeltsin, falecido em abril de 2007.

Contudo nem só os titulares de cargos eletivos ou os humildes pinguços cotidianos têm exclusividade sobre o ato de soltar o palavrório devidamente manguaçados em ambientes públicos.

A cantora estadunidense Mariah Carey assumiu, na última quinta-feira, dia 7, que estava sob efeito de álcool quando discursou ao receber um prêmio pela atuação no filme "Preciosa: Uma História de Esperança", no Festival de Cinema de Palm Springs, nos EUA.

Atrapalhada com as palavras, ela não conseguiu completar uma frase: "Perdoem-me, porque estou um pouco...". Foi quando alguém do público, talvez em igual estado etílico, o que pode ter facilitado a conclusão, fez questão de completar: "bêbada”!

A cantora tentou justificar a condição – o que geralmente não é boa idéia – com a seguinte pérola: "Peço desculpas, às vezes fico um pouco difícil".

Bem, é possível conferir o quanto Mariah Carey fica difícil (às vezes?) no vídeo abaixo e comprovar que nem só as espécies citadas acima utilizam a retórica manguaça.

5 comentários:

Thalita disse...

Nunca gostei da Mariah Carey, mas agora ela ganhou uns pontos no meu conceito. E depois ela nem ficou fazendo media e pedindo desculpas, disse que encontrou um amigo nos bastidores e que tomaram umas juntos. Boa!

Anônimo disse...

tb acho! melhor admitir logo sua bebedeira do que culpar remédios como fez um tal apresentador de televisão da RedeTV.

Marcão disse...

Chego à conclusão de que não fico, eu SOU uma pessoa difícil...

Anselmo disse...

é Marcão, mas se vc precisasse agradecer em público, teria muito mais capacidade pra falar sob efeitos etílicos. é que a prática de falar embriagado leva à perfeição na dicção.

O discurso de um manguaça profissional seria mais ou menos assim:
"Ó, ó, ó... Dizãdrozo. Ó, ó. Considero pra caralho".

Leandro disse...

Vai ver ela estava padecendo de gastroenterite.