Destaques

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Exclusivas do Santos e o jogo de ontem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A apuração jornalística do Futepoca conseguiu duas informações importantes sobre o futuro do Santos. A primeira, e já esperada, é que evoluíram bem as negociações para o retorno de Pelé à Vila Belmiro, com sua imagem utilizada principalmente para a promoção de ações de marketing. O Rei estava afastado do clube que o revelou por conta das estremecidas relações com a gestão anterior. A volta, no entanto, será pautada pelo profissionalismo. Pelé não vai ser um mero patrono e a negociação também pode envolver uma parceria com o Litoral F.C. nas categorias de base.

A outra informação diz respeito ao futebol feminino. A diretoria santista conversa com dois grandes patrocinadores que podem viabilizar uma ação espetacular: a participação do Santos no mais importante campeonato profissional do planeta, a Liga dos EUA. A partir de 2011, o clube contaria com Marta e Cristiane, concretizando o projeto Santos Mermaids (sereias, em inglês) e passaria a jogar na meca do futebol feminino. 

Sobre o jogo 


 

Se a goleada do Santos, mesmo com seus contornos simbólicos, não era para fazer com que o santista acreditasse que o time já estava formado e engrenado, o empate com a Ponte na Vila também não é nenhum sinal para se desesperar. Se o torcedor não tiver em mente que esse é um time em formação (com alguns jogadores também em formação), corre o risco de cobrar em excesso os atletas e queimar jovens promissores, como já aconteceu em épocas recentes.

Analisando o contexto do resultado, o time conseguiu fazer uma movimentação ofensiva semelhante à da partida de domingo. A diferença é que a Ponte fechou a entrada da área e dificultou as finalizações peixeiras. Ainda que tenha tido mais volume de jogo, com mais oportunidades de gol, a equipe foi castigada também por não ter achado o ritmo certo no decorrer da partida. Os garotos ainda não sabem a hora certa de cadenciar ou acelerar o jogo e isso pode ser crucial em algumas ocasiões, como foi ontem.

Outra característica da falta de entrosamento foi o incrível “gol de costas” tomado pelo time. A falha de comunicação entre o goleiro Felipe e a zaga evidencia a necessidade de se treinar mais as jogadas de bola parada, lembrando que essa é somente a segunda partida em que essa defesa joga junto. Aliás, não apenas defensivamente o Santos precisa treinar o posicionamento em faltas e escanteios. Como o ataque santista se movimenta com muita velocidade e troca de posições, as faltas próximas à área foram uma constante ontem e também contra o Rio Branco e as oportunidades acabaram desperdiçadas. Nada que não se corrija com treinamento, mas erros assim ainda podem acontecer nas próximas rodadas. Paciência, torcedor, paciência...

4 comentários:

Olavo Soares disse...

Boa. Simbora ganhar dinheiro, Luís Álvaro!

Anselmo disse...

Se os EUA são a Meca do futebol feminino, qual é a Meca do futebol masculino?

aproveitar o pelé deveria ser um item do estatuto do do Santos. Antes que os santistas se revoltem, não quero com isso dizer que Pelé é maior do que o clube. Mas é a maior referência como garoto propaganda e atrator de holofotes. Por mais que o cabra tenha suas controvérsias. Tô exagerando?

o que acho uma pena é que, como o clube precisa fechar patrocínios e parcerias, precisa evitar de fazer parecer que a situação é ruim. O efeito é que não se divulga o estado das contas do clube, por exemplo. Nem eventuais "barbeiragens" em contratos em vigor -- alguns tbem protegidos por cláusulas de sigilo.

A importancia de se publicar esses dados seria saber o tamanho do estrago que um dirigente continuísta é capaz de produzir. Senão fica a impressãode que não foi tão grave.

Ou não foi tão grave?

Jay_Santos disse...

Duas perguntas "fora-de-campo" do jogo de ontem:

1) Por que a Torcida Jovem estava sem bateria e sem faixas? Ouvi alguns gritos de "repressão" e "ditadura", mas acabei não descobrindo o motivo

2) A Vila ontem cheia e o público pagante anunciado foi de 10.000 pessoas? Em tempos de MT isso dava chiadeira...

Glauco disse...

Jay, a TJ estava com faixas tanto no jogo da Copinha como no Pacaembu no domingo. Pode ser que tenha sido alguma restrição da própria Polícia Militar, vamos apurar.