Destaques

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Três jogos para esquecer

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Não tem nada que se salve da noite passada para o Corinthians. Eliminação inédita para um time brasileiro, desde que a tal Pré-Libertadores começou a ser disputada, em 2004. Eliminado sem marcar nenhum gol. Eliminado jogando mal de doer os olhos do torcedor, tanto em casa quanto na Colômbia.
Tudo isso em dois jogos que nem deveriam ter acontecido. Bastava ter vencido o Goiás na última rodada do Brasileiro que estariam garantidos o segundo lugar e a vaga na fase de grupos. Com isso, perde o torcedor, que vai aguentar um bom tempo de piadas dos rivais, e perde até o tal do marketing, apontado como culpado por muitos: são pelo menos três jogos como mandante com casa cheia no Pacaembu, mais cota de TV e outros bichos de perda financeira, sem falar na diminuição da exposição da marca, que impacta em acordos de patrocínio.
Voltando a ontem, nada funcionou. O técnico (fora!) Tite montou uma espécie de 4-3-3 sem meias, com Jucilei e Paulinho de volantes-armadores, Dentinho e Jorge Henrique de pontas-armadores. Na prática, ninguém armava, e todos tinham prejudicadas suas outras funções, fosse marcar ou atacar. Quando vi a notícia, imaginei que Dentinho ou Jorge Henrique jogariam livres, bem próximos de Ronaldo. Na vida real, via-se Dentinho dando botinadas na defesa corintiana e JH correndo atrás dos meias. Retranca da braba.
Na defesa, o desentrosado Fábio Santos deixava espaços que o fraco, pra dizer o mínimo, Leandro Castán não tinha qualquer condição de cobrir. A dupla não ganhou uma jogada sequer contra o ataque do Tolima e (fora!) Tite demorou a mexer no posicionamento dos volantes para dar mais segurança por ali.
Mas esses são meio que detalhes no cenário mais amplo de um time desarrumado, sem organização, sem criatividade. Presa fácil para um time que se não é tão ruim quanto imagina a cabeça futebolisticamente auto-centrada de nós brasileiros, está longe, muito longe de ser uma brastemp.
Tite tem muita culpa no cartório, não tenho dúvida, e por mim nem teria vindo. Mas o buraco é mais embaixo. Desde o ano passado, talvez antes, o Corinthians tem que se espremer para acomodar o principal nome de seu elenco. Ronaldo não vai jogar nada muito diferente do que fez ontem ou na reta final do Brasileiro do ano passado. Parado, com piques de no máximo três metros, sem brigar pela bola, mas com lampejos de inteligência em passes e finalizações acima da média. Dessa forma, pode até contribuir, mas a equipe precisa se armar em torno dele. Não é possível uma renovação ampla do jeito de jogar sem que Ronaldo saia da equipe.
E o Corinthians hoje precisa de renovação. Este campeonato Paulista é a hora perfeita para começar a colocar alguns jogadores com potencial, mas que ficaram encostados na reserva, e garotos que se destacaram na base. E aí aparece outro problema do tal do planejamento. Na primeira categoria, temos Edno, que voltou de empréstimo, mas teríamos também Defederico, emprestado sei lá pra quem. Na segunda, temos um atacante, Elias, mas teríamos William Morais e Dodô, também despachados para “ganhar experiência”.
Enfim, depois de dois anos de futebol em bom nível e altas expectativas, entrando com chances reais de ganhar os torneios que disputou, o Timão começa 2011 em baixa. Para completar, hoje torcedores invadiram o CT e quebraram carros de jogadores e funcionários (espero que o clube ajude estes últimos, que não ganham nem de longe o salário dos boleiros). E Roberto Carlos tira o seu da reta, dizendo que sua ausência no jogo de ontem não foi causada por lesão, mas decisão de Tite. Ah, e tem eleição no final do ano. Jogue-se com um barulho desses...

8 comentários:

Leandro disse...

Hoje no trabalho um colega palmeirense comentou que o último cara na direção corinthiana que ainda entendia alguma coisa de bola e de gestão de clubes de futebol foi o Antonio Carlos. Temo que este meu amigo tenha razão.
Mesmo não sendo uma autoridade no assunto, nem muito identificado com o time, creio que Antonio Carlos faria algum esforço (digo algum porque, pelo visto, Desmanchez não fez nenhum) para trazer reforços que pudessem ser levados em consideração nestes quase 60 dias desde a final do Br/10.
A verdade é que Desmanchez fez castelo de cartas com a boa campanha do time no Brasileirão e com os “chutes” da mídia “especializada” que dizia que o Corinthians já estava classificado sem nunca ter visto sequer dez segundos de videoteipe do bom time colombiano. Apenas bom, mas bom. Não o incrível exército de Brancaleone que anunciaram.
O econômico presidente corinthiano também fez de conta que nunca existiram as deficiências de elenco que já precisariam ser sanadas se o time não tivesse perdido ninguém de dezembro para cá, bem como ignorou que as muitas contusões e a perda do rendimento revelavam a famosa “virada de fio” já em fins de outubro.
No melhor estilo "amanhã deus proverá", deixou para procurar reforços de verdade depois que os primeiros jogos do Paulistão e o jogo de ida da Libertadores mostraram um time e um técnico bem aquém daquilo que ele, dentro de sua sabedoria futebolística, esperava. Do mesmo modo que esperava passar pelo Tolima para, só então, anunciar alguma contratação de relevância visando a fase de grupos.
Que sirva de lição a ele e àquele que ganhar seu posto no final do ano. A verdade é que em termos de postura mambembe na condução do time nenhum dos sucessores de Matheus fica devendo ao folclórico espanhol.
Oxalá o exemplo de Luiz Álvaro se multiplique para o bem do futebol paulista. E pra não dizer que não falei do técnico, pese embora não seja o único culpado, que Tite volte para o Sul, de onde jamais deveria ter vindo.

Marcão disse...

- Alô? É da Libertadores?

- É, sim.

- O Corinthians está?

- Está, mas fala rapidinho que ele já está saindo...

(Das bobagens que circulam pela Internet)

Sobre o histórico do Corinthians na Libertadores, só posso fazer coro com sua torcida:

- NÃO PARA, NÃO PARA, NÃO PARA!

Lui disse...

engraçado... o Bruno César fez 14 gols ano passado contra uns 3 do ronaldo, aí o ronaldo diz que o time tava meio egoista(Bruno César Não passando Bola pra ele) e o cara repentinamente sai do time. Tem de ser muito bom técnico pra tirar do time um cara que corre pra caramba e é muito bom técnicamente por que um "atleta profisional" (deve estar com uns 95kg o féla da gaita) diz que não está recebendo a bola, pára né?, Tite e Ronaldo, por favor, Fora! Tite por ser um técnico mediocre como celso roth ou ricardo gomes e Ronaldo por que não consegue correr e por ficar na twittcam falando merda em vez de se concetrarem para os jogos, sejam quais jogo forem e levando dentinho e J. henrique na onda
Como diriam Hermes e Renato, "pardal que acompanha joão de barro, vira servente de pedreiro"

vão jogar bolar, que é algo que vcs dois (dentinho e J.Henrique) não fazem faz muito tempo

Anselmo disse...

eu tenho curiosidade de saber qto de verdade o ronaldo rendeu pro corinthians. nos cálculos da diretoria, sempre vai ser uma fortuna. é curiosidade mesmo, pq nessas horas é muito difícil a torcida não atribuir às estrelas a responsabilidade de uma derrota.

se o tite conseguir montar o time pro brasileiro, com a devida limpa, é capaz de conseguir disparar nas primeiras rodadas e administrar até o fim do campeonato na disputa pelo caneco.

Nicolau disse...

E o Anselmo não perde tempo, já vem secar até o desempenho no Brasileirão...

Renato K. disse...

Defederico está no Independiente de Avellaneda; marcou um gol na vitória por 2 x 0 no jogo de ida contra o Deportivo Quito, fundamental para a classificação dos rojos para a fase de grupos, já que perdeu o jogo de volta em Quito por 1 x 0. Mas ó, que me desculpem os corintianos: esse Defederico é outra enganação, tipo Morais, Edno e mais uns que andam infestando o time de vocês ...

Leandro disse...

Anselmo,
A "devida limpa" haveria de começar pelo próprio Tite, além de incluir, necessariamente, jogadores como Danilo, Moacirco, Leandro Castanha, Ednada, gente do Departamento Médico...
Na boa, acho que o Desmanchez não tem colhão p/ fazer uma limpa dessas.

Maurício Ayer disse...

Esse time do Corinthians ainda é um penduricalho daquele que jogou muito no início de 2009. Com gratas novidades, como Jucilei, o resto é um requentado que vai perdendo os nutrientes e só sobra a caloria.

Na boa, comemorar vitórias no marketing é perder o foco, inverter a hierarquia: o marketing é para o futebol, não o contrário. deveria ser. E o Ronaldo acreditou que ele realmente serve ao time mesmo sem jogar, então, pra quê emagrecer? Vai ter uma despedida melancólica.