Destaques

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Valeu, Gordo!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Destaque na capa dos maiores jornais do país, chamada nos principais esportivos do mundo. A repercussão do anúncio de aposentadoria de Ronaldo Nazário dos campos de futebol, como quase tudo relacionado ao jogador, impressiona.

Este post coube à ala corintiana do Futepoca por motivos óbvios, mas não de todo verdadeiros. Quem se aposenta não é apenas o centroavante do Corinthians, seja o craque que destroçou Santos, São Paulo e Inter no Paulistão e Copa do Brasil de 2009, seja o jogador gordo que viveu de lampejos no fim de 2010 e nem isso mostrou nesse começo de ano. Quem hoje pendura as chuteiras é um patrimônio do futebol brasileiro.

Seus 15 gols em Copas do Mundo, quatro contusões nos joelhos, três eleições para melhor jogador do mundo, sua genial participação na Copa de 2002, os gols pelo Corinthians, Cruzeiro, Barcelona, Real Madrid, Milan, Inter de Milão o fazem uma figura realmente fenomenal. O diário espanhol Marca estampou em sua página na internet “Adiós al mejor delantero de la historia”. Se é ou não exagero é tema para debates no fórum adequado (e para a caixa de comentários, claro) - adianto que só me lembro de Romário no mesmo nível, e voto no Gordo.

Para este corintiano, fica na lembrança o primeiro gol pelo clube, de cabeça, contra o Palmeiras, a queda do alambrado. O corte no zagueiro e a o golaço de cobertura em Fábio Costa, na Vila Belmiro, na final do Paulistão. A corrida contra o zagueiro Rodrigo na semifinal do mesmo torneio. O segundo gol contra o Inter, na Copa do Brasil. E o fato de ter visto aquele que talvez seja o maior craque do futebol brasileiro desde a década de 1990 no Parque São Jorge.

Valeu, Ronaldo! Saudações Alvinegras!



5 comentários:

Leandro disse...

É claro que todo corinthiano curtiu e eu curti bastante os seis meses de 2009 em que ele efetivamente jogou (em todos os sentidos) com a gloriosa camisa do alvinegro do Parque. Mas temos que admitir que o momento da saída é inoportuno para quem não gostaria de terminar "por baixo”. E é isso sim que está acontecendo.
Ainda que busquemos nos escaninhos da memória seus feitos pelo Cruzeiro e pelos campos da Europa e do Japão durante os muitos anos em que esteve fora do país, a última impressão que ficará na memória do torcedor brasileiro (não só do corinthiano) foram estes últimos meses em que ele pouco jogou (em todos os sentidos).
E aí eu entro naquela repetição de que é uma pena os craques ainda irem tão jovens embora e só voltarem para arrastar pateticamente o final de suas carreiras nos gramados brasileiros.
Que isso mude logo para que eles deixem de ir, e para que os que já foram voltem o mais rápido possível, ainda jovens, para encantar de perto os jovens daqui.
Eu mesmo só fui entender pra valer o que Ronaldo significava para o resto do planeta e até para torcedores de times rivais do Timão quando ele veio para SP.
Antes disso, acompanhava com a distância de quem o viu sair daqui cedinho e de quem nunca teve muito saco pra acompanhar os campeonatos da Europa e se identificar com aqueles ídolos “dos outros”.
Mas foi melhor ter curtido o finalzinho dele aqui em vez de não curtir absolutamente nada? Não sei... Nessas horas me lembro de uma frase atribuída a Malcolm X: Que migalhas, servidas na mesa ou no chão, serão sempre migalhas...

Rafael disse...

Jogou muita bola. Melhor atacante que vi depois do Baixinho.

Marcão disse...

Ainda acho que Romário foi um boleiro mais completo, apesar de menos profissional. Ronaldo foi o camisa 9 por excelência, matador e com habilidade única, aprendida na rua e no futebol de salão. Gênio.

Sobre sua entrevista coletiva, algumas observações:

- O que - e quanto - o Corinthians perde realmente, em termos financeiros, não ficou esclarecido.

- O Abel Neto perguntou qual a razão de assinar contrato com o Corinthians se sabia que tinha problema na tireóide e consequente dificuldade de emagrecer, e ele só respondeu que fez isso "com o coração".

- Apesar de sua virada de casaca (de ex-flamenguista que virou corintiano) ser bem convincente, foi dispensável levar os filhos com a camisa do time. Pareceu que quis fazer média com a torcida que o ameaçou.

Ps.: Imprensa repercute que nenhum dos remédios para tratamento de hipotiroidismo (é isso?) está na lista da associação mundial anti-doping, e, portanto, o Gordo poderia ter tomado os remédios (e emagrecido) à vontade nesses últimos anos. Historinha mal contada.

Glauco disse...

Além desses pontos citados pelo Marcão, tem o Joaquim Grava (que é nome de slaa no Pq São Jorge), que mentiu dizendo há algum tempo que ele não tinha hipotireoidismo, agora mentiu dizendo que nunca tinha falado isso e, por fim, reconheceu que tinha mentido (deu pra entender?).

Desde o ano passado Ronaldo já está numa inevitável descendente, vide o chororô depois da derrota pro Santos no Paulista. Já em 2011, nem os lampejos apareceram para que a Globo pudesse destacar.

Pra mim, bom mesmo era o Paulinho McLaren... #ironia

Leandro disse...

Marcão,
Não sei exatamente o que o time perde, mas já posso dizer que a diretoria perde a desculpa de não contratar mais jogadores por causa dos altos pedidos, já que o grande argumento de Desmanchez foi este para não ter trazido os prometidos Cris, Edu Dracena, Rafael Moura, Alex Meschini (ex-Internacional), Cristhian, Zé Roberto, William (ex-Corinthians) e Luiz Fabiano.
Segundo o presidente, qualquer jogador ou procurador de jogador bom, razoável ou meia-boca pedia horrores p/ jogar no Corinthians sob o argumento de que se pagavam “x” para Ronaldo jogar meia dúzia de jogos por semestre, poderiam pagar “y” para quem teria que roer o osso.
Ainda sobre a saída de Ronaldo, tudo isso que você menciona sobre a opinião dos especialistas a respeito da tal doença aumentou minhas suspeitas de que foi uma desculpa das mais desfarrapadas.
Além disso, se ele já sabia há tanto tempo não estar nada bem, tampouco com boas perspectivas de recuperação, que tivesse encerrado a carreira ainda no final do ano passado para que se pudesse arrumar o time visando este comecinho de ano.
Aposto que alguns dos nomes acima teriam vindo ainda em dezembro diante da notícia de que o Gordinho não jogaria mais em 2011.