Destaques

terça-feira, março 01, 2011

O vazio da cachaça OU A falta que Lula faz

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza mostrou que não são só os ébrios autores do Futepoca que sentem saudades das metáforas e alusões à marvada em discursos oficiais do Executivo. A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou, nesta terça-feira, 1º, em Irecê-BA, reajuste médio do Bolsa Família em 19%, em um discurso cujo ponto alto foi um erro na pronúncia do nome de uma cidade bahiana.
Vaccarezza mandou um recado aos críticos:


É um dinheiro que não tem intermediação política, o cidadão vai ao banco e pega seu dinheiro, compra pão para sua família, compra os gêneros de primeira necessidade. Eles (a oposição) brincavam antigamente dizendo que o chefe de família ia lá e comprava cachaça. Nós não vamos incentivar isso, mas mesmo que uma família compre uma cachaça por mês, são 11 milhões ou 12 milhões de garrafas de cachaça. Isso ajuda toda a economia.
Dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC) indicam que o país produz 1,3 bilhão de litros por ano. Apenas 2,5 milhões de litros são exportados, o resto é consumido internamente.

Se fosse ainda em 2010, quem teria feito a comparação seria o Lula. E teria sido chamado de cachaceiro pela oposição (ao governo e ao bar).

6 comentários:

Nicolau disse...

É por isso que eu bebo! Eu prefiro a cachaça que gera empregos!

Anônimo disse...

Anselmo,
Se a presidenta errou na pronúncia da cidade, você errou no nome: trata-se de Irecê e não Iberê.
Acontece nas melhores famílias...

Anselmo disse...

Caro Anônimo,
obrigado pela correção.
Só vale frisar que o comentário sobre o momento mais animado do discurso leva em conta que foi um dos poucos momentos em que o público aplaudiu. Teve também menções ao Lula que foram ovacionadas. De resto, foi um discurso técnico.

Aliás, na hora da troca do nome, diferentemente do que ela fez há duas semanas, ela não culpou o assessor e saiu-se mto melhor.

Mas o discurso continuou fraco.

Marcão disse...

O Anselmo não recebe o Bolsa Família mas, pelo erro consecutivo no nome da cidade, podemos deduzir que ele já estava "ajudando muito a nossa economia" na hora de escrever o post (e nem convidou os irmão...).

Marcão disse...

(Ps.: Irecê é a cidade onde nasceu Mauro Beting e também o falecido Dinho, da banda Mamonas Assassinas.)

Maurício Ayer disse...

é verdade, o Mauro Beting nasceu lá.