Destaques

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Pitacos sobre Brasil 2 x 1 Bósnia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

- Acompanho o consenso: Ronaldinho Gaúcho, não dá mais. Os únicos argumentos que vi para manter suas convocações, ainda antes do jogos, foram a experiência e o de segurar um pouco a onda do Ganso. Mas para as duas situações prefiro Kaká, que pelo menos jogou a última Copa.
- Além dele, David Luiz e Sandro foram muito mal. O primeiro possivelmente por um dia infeliz, o segundo por ser o que é: um volante marcador que só tenta passes curtos. Não acho que ele caiba no tipo de jogo que parece ser objetivo dos torcedores e do técnico. Já de Fernandinho eu gostei. Marca, distribui bem o jogo e deu alguns passes em profundidade interessantes.
- Thiago Silva é realmente um Monstro, como definiu já há algum tempo o pessoal do Blablagol. Sério, rápido e praticamente sem erros. E os laterais jogaram demais. Estamos muito bem, obrigado, nesse quesito. O Tostão sugeriu outro dia na Folha que poderia ser uma boa colocar mais um zagueiro para liberar de vez Daniel Alves e Marcelo. Pode ser, mas acho que valeria a pena tentar liberá-los sem o tal zagueiro para ver o que acontece.
- A entrada de Elias e Ganso melhorou bastante o time. A questão para mim é a seguinte: é preciso conseguir desacelerar o jogo para controlá-lo. Se ficarmos sempre correndo com a bola e tentando definir rápido a jogada, perdemos muito rápido o controle das ações (nessas, não gostei muito de Leandro Damião, que chutou de qualquer lugar e não participou coletivamente). Ganso vai melhor que Gaúcho por conseguir dar essa cadência sem perder a visão de jogo. Não teve ainda o passe em profundidade, inesperado, mas o filé vem depois do feijão com arroz.
- Nesse sentido, a dupla de volantes não pode ser tosca. Tem que ser opção ofensiva quando tivermos a posse da bola, saber tocar com ciência, prender a bola, acelerar se necessário. Se não, o meia centralizado (seja ele Ganso, Danilo ou Zidane) fica emparedado entre dois ou três marcadores que não tem mais ninguém com quem se preocupar. Bons volantes-armadores aparecem Espanha (Xabi Alonso e Busquets) e Alemanha (Schweinsteiger e Khedira), atuais referências. No caso brasileiro, como os laterais vão descer muito, os volantes precisam ainda ser muito rápidos para a cobertura. Assim, fora Sandro e Lucas Leiva. Os volantes titulares deveriam ficar entre Hernanes, Elias, Arouca e, pelo jogo de ontem, Fernandinho pode disputar uma vaga.
- Hernanes, aliás, jogou na ponta/meia direita do 4-2-3-1 ontem. O PVC disse que ele já atuou assim na Itália e foi bem. Não foi mal, mas acho que acrescenta mais à Seleção com seu bom passe no meio campo.
- A relação mistura x guarnição citada acima também vale pra Neymar, que jogou bem, se mexeu, trocou bons passes, mas não fez nenhuma das jogadas que, bem, resolvem o jogo, como costuma fazer no Santos. Acho que é só questão do ajuste coletivo, mas cabe a ressalva: será a defesa da Bósnia melhor que a média enfrentada pelo atacante no Brasil?
- O Mauro Beting diz que não se pode cornetar escalação sem dar opção. Então, aí vai uma proposta: Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Arouca, Hernanes e Ganso; Neymar, Damião e Robinho. No banco, de diferente, teria Kaká para o lugar de Ganso. Vai sem goleiro porque não tenho muita convicção de nenhum. Gostei de Jefferson quando jogou, mas não acho um absurdo apostar em Júlio César.
- Acho uma boa resgatar Robinho. Ele sempre foi bem na Seleção e está num momento muito bom no Milan. Além disso, conhece Neymar e Ganso e está adaptado a ajudar na marcação, o que será necessário em qualquer proposta de jogo ofensiva que se apresente. Do Milan, aliás, assim que possível viria Pato, que acho ter mais a ver com o estilo desse ataque que Damião.
Aguardo as cornetas – de preferência, com as respectivas alternativas.

7 comentários:

Glauco disse...

Boas observações, mas vou perguntar a respeito desse trecho: "Não acho que ele [Sandro] caiba no tipo de jogo que parece ser objetivo dos torcedores e do técnico". Qual o objetivo do técnico, que na maior parte do tempo parece muito nebuloso, pra ser legal com o "professor"? É o mesmo dos torcedores?

Quanto às hipóteses sobre Neymar não ser estupendo na seleção, contra a Bósnia, o mesmo se aplica ao Messi, na comparação entre Barcelona e seleção argentina?

Nicolau disse...

1. Eu vi uma entrevista longa do Mano outro dia e a ideia dele parecia ser criar um jeito de jogar com posse de bola e que fure retrancas - que deverão ser a tônica numa Copa no Brasil. Para isso, lamentava a falta de meias armadores e a divisão do meio campo entre volantes toscos e meias velozes. Mas concordo que, fora aquela já longínqua primeira partida contra os EUA, os jogos da seleção variaram muito longe disso. Tendo a concordar com a coluna do Lúcio Ribeiro de ontem: Guardiola na Seleção! Porque se for pra colocar outro brasileiro, não vejo quem.

2. Tem razão, vale pro Messi no caso da coletividade, mas não das defesas. Isso quer dizer que tem mais chance de ser o primeiro problema. Mas que a defesa da Bósnia é melhor que a da Ponte isso é, rs.

Glauco disse...

A imagem do Mano comemorando loucamente o gol contra no fim da partida me remeteu ao ridículo aviãozinho do Zagallo contra a forte seleção da África do Sul. Cheirinho de mediocridade assumida.

Quanto aos rivais do Santos no Brasil, não sei. A Ponte é um time da Série A do Brasileiro, não? E será que a Bósnia tem uma defesa melhor ou pior do que a do Racing Santander, Zaragoza, Granada e Mallorca? Ou o nível técnico do campeonato brasileiro é pior que o do Espanhol, contrariando várias afirmações ditas em 2011 neste Futepoca que o Brasileirão era de grande nível técnico?

Nicolau disse...

Eu acho a defesa do Santos melhor que a da Ponte (que aliás só é da Série A há uns dois meses e, segundo mostra a história, tem boas chances de voltar para a B em 2013) - e o Messi destruiu com ela de forma bastante tranquila, hehe.

Mas provocações à parte, quero deixar claro que o Neymar é o cara desse time e vai destruir defesas de Itália e Alemanha ainda. Ele tem menos jogos que o Messi na seleção, é mais novo. O Messi obviamente deve muito mais que Neymar para seus compatriotas. Quer dizer, pra mim o Neymar não deve nada, na verdade. Só quis dizer que já jogou - e jogará - mais do que ontem.

Victor disse...

Nicolau,
você é um herói por ter visto o jogo, e um mito por ter encontrado forças para tecer algumas linhas.

Amistoso de Seleção Brasileira <<<<<<<<<<< Estadual
Ronaldinho Gaúcho é fraco em ambos.

Leandro disse...

"Nicolau,
Você é um herói por ter visto o jogo, e um mito por ter encontrado forças para tecer algumas linhas." (2)

Meu pitaco: Limito-me a sugerir que mandem o Mano Meneses para a ponte que se partiu. Sai, Mané Meneses!

Renato K. disse...

Não digo que seria a única, mas uma de minhas alterações - a mais clara, pra mim - na "escalação" do Nicolau seria o Lucas no lugar do Robinho - que pra mim também já deu no saco faz muuuuito tempo ...