Destaques

sexta-feira, junho 14, 2013

Quem mandou atirar, governador?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem não estava na rua nas manifestações, mas ia para a casa da minha mãe na Zona Leste. Fiquei das 19h30 às 20h10 tentando entrar no metrô sentido Itaquera na estação República. De lá, acompanhava pelo celular o que ocorria.

Pelo que via a manifestação estava tranquila, até que o texto das 19h39 no UOL me deixou perplexo. Dizia: o major Lidio Costa Junior, do Policiamento de Trânsito da PM, disse que o protesto contra aumento da tarifa em São Paulo, que ocorre na região central na noite desta quinta-feira (13), está fugindo do controle: 'Não nos responsabilizamos mais pelo que vai acontecer' ". Pareceu-me a senha para a polícia começar a bater. Dito e feito, mas foi pior.

A polícia foi liberada para atirar nas pessoas com balas de borracha, preferencialmente na cabeça, como demonstram os ferimentos, maioria que vi em fotos nos rostos e olhos.

A questão é, alguém deu a ordem para atirar. E liberou a "elite" da PM paulista, o Choque e a Rota, a atuar. Já cobri diversas manifestações com a participação da PM e a chegada do choque. Nesses anos todos nunca vi atirarem na cabeça das pessoas e mirarem em jornalistas para impedir que registrassem as imagens.

Como conheço um pouco da estrutura militar, para atuarem assim, alguém deu a ordem. Quem foi, governador? O senhor, o chefe da PM, o comandante da operação? Alguém tem de ser responsabilizado, as imagens estão aí para provar a selvageria. Mas sei que esta resposta não existirá. O relatório da corregedoria será algo vago e burocrático incriminando as vítimas, como sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem assiste manifestação no UOL ou no Youtube acaba perdendo o fio da meada. Quem iniciou de fato a violência e o quebra-quebra foram, tanto no RJ como em SP, os próprios manifestantes. Quem quer se manifestar de forma pacífica não leva gasolina pra marcha e não anda vendado desde o início da mesma.

Fernando Romano disse...

Errado, anônimo: http://www.youtube.com/watch?v=k2FQ9tMI1iM