Destaques

domingo, julho 09, 2006

A França é grande

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Mais do que tática, técnica e raça, em Copa do Mundo duas coisas são fundamentais: camisa e ser o time da casa. É só pensarmos a história da competição, com pouquíssimos campeões dentro do grupo total de participantes. A tese comprova-se através da lista dos campeões do mundo - só em 1954 (Alemanha) e 1958 (Suécia) que o campeão do mundo foi uma seleção que conquistava o título pela primeira vez e não era o dono da casa. Em todos, todos os outros casos a taça foi pro mandante ou pra um já campeão.

Expandindo-se, a relação chega até os vice-campeões. Desde o "bi-vice" da Holanda em 74/78 nenhum time não campeão e não sede chega a uma final de Copa do Mundo.

Tudo isso foi pra dizer que a entrada da França no clube dos campeões, em 1998, não foi tão gloriosa quanto a de outros membros. Deixando as teorias conspiratórias de lado, ganhar em casa não é a mesma coisa. Pelo menos pra mim, é uma opinião particular, vocês não precisam concordar.

Veio a Copa de 2002 e a França fez aquele papel ridículo. Papo cheio para detonar os azuis, para contestar o título de 1998, para dizer que a França não era nada, só ganhou em casa, comprou a Copa, fez parte de um esquema CBF-Nike-FIFA-CUT-MST e por aí vai...

Mas agora, em 2006, a França mostrou decididamente que é uma seleção grande. Nós, que gostamos de futebol, sabemos que o time grande não necessariamente é o que joga melhor. Pelo contrário! Nada mais pequeno do que joar melhor, dominar a partida mas perder com um gol na sorte ou na ajuda da arbitragem.

A trajetória da França no Mundial verifica isso. Uma primewira fase pífia - chatíssimo jogo contra a Suíça, empate com a Coréia do Sul e uma vitória suada contra Togo. O suficiente para a classificação. Daí pra frente os mata-matas e boas vitórias contra Espanha e Brasil.

Veio então a semifinal contra Portugal. De um lado, os "velhinhos" franceses. Do outro, lusos treinados pelo campeão do mundo, embalados por boas partidas nas oitavas e quartas e com apoio quase integral da torcida. E o que deu? França.

Por essas e outras que, ao meu ver, a Copa de 2006 confirmou em definitivo a presença da França como um dos países grandes do futebol. Hoje a festa é da Itália, mas a França, de forma alguma, deixa essa Cioa como derrotada.

2 comentários:

Thalita disse...

Derrotada pode ser que não. Mas frustradíssima.

Marcão disse...

A França foi muito mais time o jogo inteiro. Mas uma copinha tão horrível quanto essa só poderia terminar nos pênaltis, mesmo, e com a retranqueira Itália como campeã. Paciência.