Destaques

domingo, julho 09, 2006

Tutti quanti

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Acontece que a Itália é tetra. Não adianta falar de arbitragem, que nesta Copa foi melhor do que na anterior. A Austrália perdeu da Itália com um pênalti duvidoso, mas Japão e Austrália estava 1 a 0 pros japoneses quando estes tiveram um pênalti escandaloso a seu favor, não marcado. Se os comandados de Zico fizessem 2 a 0 ali, a Austrália teria ficado na primeira fase.
Falando de futebol, a Itália tinha Buffon (que fez uma defesa decisiva na cabeçada de Zidane), enquanto a França tinha Barthez (que tomou um gol defensável na cabeçada de Materazzi). Se Barthez tivesse defendido a cabeçada de Materazzi, talvez tivesse dado, pra França. Se Zidane tivesse vencido Buffon, também. A Itália teve uma dupla felicidade na zaga: ter a melhor defesa do mundo e ainda conseguir a façanha de melhorá-la durante a competição, pelas circunstâncias, com a saída de Nesta, contundido, para a entrada de Materazzi, que foi decisivo sempre, enquanto jogou. Eu sou daqueles que admiram uma defesa como essa, liderada pelo capitão Cannavaro.
De fato, a França merecia ganhar o jogo, considerando a bola rolando nos 120 minutos. Mas não ganhou. A Holanda também merecia ganhar em 1974 e em 1978, e não tem nenhum título. Acho até que o golaço de Zidane de pênalti (esse argelino conseguia fazer golaço de pênalti) se originou de um erro do juiz, porque foi cavado; não foi pênalti.
Materazzi mandou uma no travessão. Ribéry teve azar no fim do jogo, quando chutou rente uma bola que nenhum goleiro pegaria. Mas não entrou.
E infelizmente Zidane surtou. Não é porque o cara nos fez amar o futebol um pouco mais que não vamos reconhecer isso.
Foi emblemático Trezeguet perder o pênalti. Digo isso porque fala-se do conservadorismo de Parreira, dos italianos, do Felipão, mas não entendo por que Trezeguet não jogou a não ser por alguns minutos, nesta Copa. Se não estava com problemas físicos, é injustificável. Ele faria uma dupla muito difícil de marcar, ao lado de Henry. Deve ter sido uma decisão cartesiana de monsieur Domenech.
De qualquer maneira, comi uma macarronada hoje. Com pomarolla, porque não dava pra fazer molho muito caprichado.

0 comentários: