Destaques

quarta-feira, julho 12, 2006

Revista diz que tetra italiano pode ser anulado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Edição publicada nesta terça-feira da revista alemã Der Spiegel traz reportagem intitulada "Por que a Fifa pode cancelar o título da Itália", elencando fatores que poderiam levar a uma eventual punição da equipe tetracampeã, por conta do episódio envolvendo o francês Zidane e o zagueiro italiano Materazzi, na final disputada domingo passado.

No episódio, Materazzi teria chamado o meia de "terrorista sujo", dentre outros xingamentos, referindo-se à origem muçulmana do agora ex-jogador francês, que é filho de imigrantes argelinos e nasceu em Marselha. O suposto insulto teria levado Zidane a dar uma cabeçada no italiano, sendo expulso no segundo tempo da prorrogação.

Para justificar o suposto risco de perda do título italiano, a Der Spiegel cita as recentes e pesadas punições contra o racismo estabelecidas em março deste ano pela Fifa. Segundo o artigo 55 da resolução 4 do Regulamento Disciplinar da Fifa, jogadores de federações oficiais ou de clubes que vierem a agir de alguma forma discriminatória terão suas equipes punidas automaticamente com a perda de três pontos ou a desqualificação em partidas eliminatórias.

Ontem, a Fifa anunciou que abrirá um processo disciplinar para averiguar as circunstâncias nas quais Zidane agrediu Materazzi - que já admitiu ter insultado o francês, negando porém tê-lo chamado de "terrorista". A Fifa não mencionou se o italiano também será investigado:

"Membros da Fifa começarão uma investigação disciplinar sobre a conduta de Zidane. Desejamos esclarecer, acima de tudo, as circunstâncias que rodearam aquele incidente. Também queremos enfatizar que a expulsão de Zidane foi correta, já que o quarto árbitro da partida, Luis Medina, observou o lance sem o auxílio da televisão e informou o ocorrido ao juiz principal, Horacio Elizondo", disse o comunicado da Fifa.

5 comentários:

MarcioRamalho disse...

Será sempre complicado provar o que foi dito entre os dois jogadores.
Mas penso que só quem nunca entrou num campo para competir é que pensa que os insultos são coisa rara. Fazem parte do jogo.

www.pontapedebaliza.blogspot.com

Nicolau disse...

Peralá, companheiro. Insulto é uma coisa, racismo é outra, e no Brasil é crime. Chamar um negro de macaco ou um argelino de terrorista é muito pior do que xingar a mãe num jogo.

Anônimo disse...

Eu não sou argelino nem negro, mas acho que uma ofensa direcionada à minha irmã me deixaria mais nervoso do que um xingamento racial, sei lá.

Marcão disse...

Pra mim, os dois deveriam ter sido expulsos, no ato. O Zidane já admitiu sua culpa mas disse, sabiamente, que "se não há provocação, não há reação".
E se a provocação foi racista, cabe outra punição exemplar fora do gramado.

Glauco disse...

Bom, se a expressão, confirmada pela leitura labial e pelo Zidane, foi "filho de uma puta terrorista", o sensacional Materazzi combinou ofensa à mãe com racismo.