Destaques

segunda-feira, setembro 18, 2006

Esse é o governo que o Brasil precisa!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Deu na Agência Brasil. A Cooperativa de Cachaça de Alambique de Araçuaí e Região (Cachaçaboa), em Minas Gerais, vai ganhar um reforço para melhorar a produção. Ela foi a primeira cooperativa de cachaça a receber financiamento do Programa de Investimentos Coletivos Produtivos (Proinco) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Proinco aprovou empréstimo de R$ 1,89 milhão, sendo que a cooperativa entrará com uma contrapartida de R$ 149 mil. Localizada em uma das regiões mais pobres do país, os vales do Jequitinhonha e do Mucuri, a Cachaçaboa construirá uma engarrafadora, local para armazenamento, unidade de envelhecimento e espaço para homogeneização da cachaça.

De acordo com o presidente da cooperativa, Heinrich Busselmann, o objetivo é aumentar a produção atual de 500 mil litros para 1,2 milhão de litros por ano, além de formalizar os produtores e vender para grandes capitais, entre elas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

"Muitos dos alambiques não têm licenciamento ambiental, sanitário. A cachaça está chegando, até agora, ao mercado local como cachaça barata. Com a cooperativa legalizando toda a produção, a gente vai retirar essa produção do mercado local", disse Busselmann.

Qualidade e quantidade. É assim que se faz um país! O futepoca deveria render homenagens à iniciativa.

1 comentários:

Marcão disse...

Glauco, taí o primeiro passo pra gente começar a estruturar o projeto "Manguaça Cidadão"!