Destaques

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Pirambu de verde e branco OU "Chupa chiqueirada!"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A vizinhança perto de casa dispensa que se assista aos jogos de futebol. Cada um dos grandes clubes do estado tem seu fanático torcedor nas proximidades. Cada qual com sua maneira peculiar de comemorar e fazer troça dos demais, o que permite que se saiba quem está jogando. Quase sempre.

Isso é especialmente conveniente quando o cabo da antena resolve entrar em greve. E trágico para os vizinhos que querem só dormir, mas a queixa destes não vem ao caso.

Foi pelos gritos da vizinhança que acompanhei a partida desta quinta-feira (20) entre o perigoso Pirambu de Sergipe e o Corinthians. A partida começou depois da novela, no tradicional horário das 21h45. Um xingamento ou outro do normalmente moderado corintiano de uns três andares para cima dava idéia de que as coisas não iam bem para o Timão.

Foi lá pelas 23h que um desatento poderia achar que a partida era do clube do Palestra Itália. É que o palmeirense disparou em alegria identica à que emprega nos (cada vez mais parcos) tentos alvi-verdes: "Gol. É gol. Goooooooooool!"

Os gritos foram sucedidos por gargalhadas, cujo motivo só descobri na manhã de hoje. O gol foi contra, de Gustavo, ex-São Caetano. Os três minutos de risos do palmeirense no prédio em frente foram a duração da vantagem pirambuzense.

O mesmo zagueiro corintiano empatou a partida. Atiçado, o corintinao do andar de cima responde também com grito costumeiro. Mas num misto de ceticismo e raiva acumulada da galhofa do palmeirense: "Gol? Gol, gol, gol!" E emendou: "Chupa chiquerada!" E despencou em risos.

O palmeirense ainda acreditava: "Vai Pirambu! Vai que dáááá! Pirambuuuuu, eô, Pirambuuuu..."

Mas não deu. O empate de 1 a 1 trouxe a decisão para a partida de volta, no dia 1º de março, no Pacaembu. Os vizinhos, que continuam sem saber exatamente um quem é o outro, não se manifestaram mais. Parece que saíram satisfeitos da gritaria. Pelo menos até o próximo jogo.

1 comentários:

Marcão disse...

Minha editora, a corintiana Márcia, pede que se registre um fato curioso: antes do jogo, um dirigente do Pirambu disse que o time ia entrar de branco (mesma cor do uniforme nº 1 do Curíntia) para que os jogadores do time paulista se confundissem e dessem a bola nos pés dos pirambuzenses. Na hora em que viu o gol contra do Gustavo, a Márcia pensou: "-Putz, não é que a estratégia do cara deu certo?!!".