Destaques

quarta-feira, janeiro 30, 2008

O dia em que o Corinthians se igualou à ECA

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Uma agremiação que joga de roxo. Cuja melhor frase para descrever os resultados é "jogamos como nunca, perdemos com sempre". Que consegue vitórias heróicas contra adversários mais fortes, mas que vacila contra os mais fracos e, no fim, não ganha nada. Que, no maior título já conseguido em toda sua história, teve uma baita ajuda do tapetão. Tudo dentro das regras, é verdade, mas evidentemente no tapetão.

A partir de hoje, essa descrição vale para duas associações esportivas.

A primeira é a ECA - gloriosa Escola de Comunicações e Artes de USP -, onde joguei por longos seis anos. O uniforme roxo - e amarelo - era nosso orgulho. O problema é que era também motivo de chacota por parte dos adversários. Mas o problema maior, na verdade, era esportivo mesmo. Times pífios. Quando deixavam de ser pífios continuavam perdendo, por razões não facilmente explicáveis. Dizem que quem entra na ECA ganha de brinde um espírito de perdedor. Eu acho uma droga, mas depois de tantos anos, só posso concordar. A única vitória nossa no campeonato mais importante do ano - o JUCA, Jogos Universitários de Comunicações e Artes - aconteceu porque o Mackenzie, grande bicho papão, perdeu pontos e mais pontos na contagem geral porque esqueceu as carteirinhas dos atletas de dois times em São Paulo.

A segunda agremiação... bem, as imagens podem responder.




















ps: a ECA é a escola de origem de pelo menos metade dos futepoquenses.
ps2: a ECA adotou a cor roxa porque o modelo estava em promoção no momento da primeira compra de uniformes. Será essa mais uma semelhança?

8 comentários:

Glauco disse...

Você tá querendo dizer que esse uniforme vai ser o novo motivo de orgulho dos corintianos?

Anselmo disse...

Isso é uma crítica ou inveja de são paulina que queria ver o lilás estampado no uniforme reserva?

não gosto dessa história de 3o uniforme. não gosto do verde-limão-siciliano do meu time, mas tem um monte de gente usando (inclusive versões piratas, ainda mais fluorescentes).

Mas o roxo é só mais um motivo de piada na vida do corinthians.

e acho que o Futxeca pode pensar em processar a diretoria do Timão.

Thalita disse...

quis dizer que vai ser motivo de chacota dos adversários. Sobre o orgulho corinthiano, os companheiros alvinegros desse blog podem responder com mais propriedade.

Anselmo disse...

a grafia correta é "blogue", com "gue".

Edu Maretti disse...

Roxo não é a cor usada em carros de enmterro? Ou não é mais?

Marcão disse...

Na verdade, Edu, o roxo era a cor oficial do tecido interno dos caixões de antigamente. Na minha cidade, Taquaritinga (SP), tem um bloco de Carnaval com uma história parecida com o do time da ECA. Em 1974, quando foi fundado, o pessoal foi procurar tecido e o único que sobrou, nas lojas, foi o roxo (pela associação com caixões, ninguém queria). Na base do "se não tem tu, vai tu mesmo", eles compraram metros e metros do tecido encalhado, a preço de banana, e fizeram as fantasias. A cor acabou batizando o bloco: Batata Doce.

Sobre times que não ganham nada - e assumem -, um dos meus cunhados jogou em um deles na época em que fazia Engenharia numa universidade de Lins (SP), no final dos anos 1970. Muito apropriadamente, as iniciais do time, no distintivo, eram A.A.A.A. - Associação Atlética Alegria dos Adversários.

Anônimo disse...

roxo de vergonha ou roxo de tanto apanhar?

me lembra o telletubies...tinky winky...

Anônimo disse...

Realmente igual a ECA...
Roxo e com ataque modesto, para não dizer sofrível...

Lanço a campanha: Padeiro no Timão!