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terça-feira, janeiro 29, 2008

Partido catalão cria perfume para disputa eleitoral

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Cansado das promessas vazias e do cheiro de pobre que paira sobre o noticiário político? O Partido Socialista da Catalunha (PSC) pode ter uma solução. Ou um arremedo preocupante.

A seis meses de completar 30 anos, a sigla social-democrata, associada ao Partido Socialista Obrero Español (PSOE), do primeiro-ministro José Luiz Zapatero, lançou uma fragrância para os eleitores. O objetivo é associar a imagem do grupo a "uma sensação olfativa única". A base é de chá branco (Camelia sinensis) combinado com Bergamota, Artemisa e outras notas.

No site do partido, a descrição do perfume é um aroma "fresco e relaxante, associado aos valores que representam os socialistas catalãos”. Há ainda um dossiê de seis páginas, com todos detalhes da fragrância. A vice-presidente do PSC, Manuela de Madre (foto), comemorou a novidade.

Inicialmente, foram produzidos 4 mil frascos, vendidos na lojinha do partido. Os parlamentares, mesmo de outros partidos, vão receber uma amostra.

Lembo
O ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo (DEM), lamenta a adoção da estratégia de marketing que denuncia o esvaziamento dos partidos. Em sua coluna no Terra Magazine, ele escreveu: "É melhor que não se adote o novo instrumento de comunicação. As confusões estão no horizonte. O prazer do olfato pode se transformar em exercício desagradável. Até repugnante."

Num divertido exercício, Lembo sugere os aromas adotados por cada legenda brasileira, caso a moda pegue por aqui:

O PSDB, com seu conhecido internacionalismo, se reportará a Paris. Lá, na Cidade Luz, escolherá o melhor aroma do socialismo déjà vu. Fino. Discreto. Aristocrático.

O DEM optará por algo local. Ingredientes recolhidos na flora nativa. Difícil escolher a região de origem da essência. Antes um partido tipicamente nordestino, poderá optar pela flora do centro-oeste.

O PTB, partido dos trabalhadores urbanos, terá que percorrer as lojas especializadas. São tantas. Em São Paulo, há rua específica do setor. Oferece todas as essências.

O PDT voltará às suas origens. Lá, nos Pampas, nas cuias de chimarão recolherá perfume forte. Próprio para pugnas. Ou, nas churrascadas ricas de prendas e peões.

Imensos problemas enfrentarão os marqueteiros do PT. Depois do mensalão, escolher aroma para a agremiação será difícil. Aos publicitários a indagação: Aroma sutil ou odor agridoce?
Faltou o PMDB, o PP, o PPS, o PSB, o PCdoB, o PSTU, o PCO, o PSol, o PR, o PAN etc. Alguém tem sugestões?

4 comentários:

Nicolau disse...

Impressionante a criatividade do pessoal... Sobre as fragrâncias das agremiações nacionais, minha contribuição: o PP deveria ter algo refrescante como a sombra do Minhocão (que foi Maluf que fez!) e silvestre como os pretensos pastos do latifundiários da bancada ruralista.

Glauco disse...

Como o companheiro Cláudio Lembo já mostrou, a idéia dá razão a muitos tipos de elocubrações. Mas gostaria de saber mnesmo desde quando o PTB é partido dos trabalhadores urbanos. É uma volta à era Vargas?

Anselmo disse...

dadas as ironias características do ex-governador, o trabalhismo urbano pode ser entendido como os trabalhadores do ptb, acho...

é meio nonsense mesmo.

Marcão disse...

O perfume do PSol pode ser o do quase homônimo Pinho Sol misturado com o odor intestinal que este produto se destina a combater. Ou seja, mais ou menos o cheiro de banheiro de rodoviária. Porque, afinal, a cara, a voz e o discurso da Heloísa Helena costumam provocar dor de barriga...