Destaques

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Queria ser mais otimista

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Esperei ao máximo para escrever este post na esperança de ter notícias mais alentadoras. Só que o São Paulo, que se reapresentou oficialmente na última quinta-feira, dia 7, não passou do “pacotão” de seis reforços previstos para a temporada 2010.

No final das contas, acabei escrevendo o texto num calor de lascar e, por motivos, digamos, tristes e que violam as condições objetivas das quais necessitam um manguaça para estar mínima e momentaneamente satisfeito, a sede já extrapolava. Talvez isso justifique o pessimismo abaixo.

Chegaram Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba, Fernandinho, Xandão, Léo Lima e André Luis. Entre os que deixaram o clube, maior destaque para Borges e Hugo, que participaram das vitoriosas campanhas nos nacionais de 2007 e 2008. Ambos vão defender o Grêmio.

Dos contratados, pode-se dizer que o time ganha uma opção interessante no meio. Marcelinho Paraíba, aos 34 anos, ainda é bom. Chuta, dribla e passa com qualidade. Porém não é o tão esperado armador (se é que isso ainda existe) que a torcida há tanto reivindica. Está mais para um ponta de lança, jogando próximo aos atacantes e buscando a tabela e a chegada para finalizar.

Sobre o zagueiro André Luis, é de doer tecer análises. É fraco tecnicamente e de cabeça. Já arrumou confusões de tudo que é tipo, até cartão para árbitro – na Copa Sul Americana – deu. Exatamente por isso, está suspenso por seis partidas em competições internacionais. Ou seja, fica fora da primeira fase da Libertadores. Na mesma toada, o meia atacante Fernandinho, eleito a revelação do último Brasileirão, chega com uma fratura no pé, fará cirurgia e ficará dois meses sem atuar. Bem, ainda que a ausência do zagueiro possa ser um “reforço”, não dá pra conceber uma diretoria que se gaba do suposto “planejamento diferenciado”, contratando dois atletas com os quais não vai contar por tempo razoável na competição mais importante do primeiro semestre. Ao menos se fossem dois craques...

Dos outros reforços, pouco a dizer. Para a zaga, Xandão, assim como André Luis e Fernandinho, veio do Barueri, time de aluguel e sem expressão. Pouco vi jogar. O volante Carlinhos Paraíba, junto com o “xará” Marcelinho, veio do Coritiba, rebaixado no campeonato nacional. Sobre Léo Lima, somente digo que seu empresário é um cara muito bem relacionado.

E os garotos?

Das revelações da base tricolor, seguidos imbróglios nos últimos dias. Primeiro foi o meia Oscar, considerado uma grande promessa no clube, quem saiu reclamando direitos trabalhistas. E mais dois casos foram na mesma esteira. O lateral esquerdo Diogo e o atacante Lucas Piazon, de apenas 15 anos, também recorreram à Justiça do Trabalho.

A diretoria alega que os jovens são aliciados por empresários, mas uma mensagem, no mínimo estranha, do dirigente Marco Aurélio Cunha, gravada na caixa postal do celular de Oscar, lembra cenas do “Poderoso Chefão”: "Oscar, você sabe o quanto gosto de você. Acho que esse caminho é horrível. Foi um erro estratégico imenso, e espero que você não tenha permitido. Com certeza, sua vida vai ficar difícil porque seus argumentos são ruins e a força jurídica do São Paulo é muito grande. Me liga, meu filho, para eu te orientar, eu não quero passar o que você vai passar", falou o cartola.

Não é preciso ser gênio para saber que há algo de muito podre nos negócios do futebol. O jornalista Marcello Lima, da Rádio Jovem Pan, em seu Twitter, observou que o agente de Oscar, Giuliano Bertolucci, ligou para um dirigente do São Paulo pedindo 30% dos direitos do jovem atleta em troca da retirada da ação. Ou seja, com a conduta dos dois lados, constata-se que escrotidão pouca é bobagem.

Perspectivas para o comportamento do time em campo? Com a média dos reforços, mais o nível de “planejamento” e os problemas na base, Ricardo Gomes deverá sofrer bastante para montar uma equipe que crie alternativas de jogo e mude o estilo – que funcionou bem por três anos, mas que está manjado pelos adversários – e leve algum título para o Morumbi.

Ah, mas tem tal e tal possibilidade... Detesto especulações de contratações. Não sou dos que passam algum tempo imaginando (embora já o tenha feito quando mais jovem, a idade diminuiu minha criatividade nesse sentido) “como ficará meu time com fulano ou sicrano?” (embora já o tenha feito quando mais jovem, a idade diminuiu minha criatividade nesse sentido).

Então, se o Tricolor contratar melhor – e eu espero que o faça – comento de novo e quem sabe termino um texto de forma mais positiva e, quem sabe, menos sedento.

4 comentários:

Leandrô/Lemão! disse...

Eu sou são paulino mas não estou tão descrente como você não. Também não acho que as contratações foram das melhores, mas acho que dos seis reforços, se uns 3 "vingarem" já está bom. Sempre tem aqueles que se dão bem e outros que não.

Veja pelo lado dos outros times também. Tirando o Corinthians, que tá montando um asilo e mesmo que sejam (ou um dia foram) bons jogadores, não é certeza que ganharão nada. O Santos e o Palmeiras então....

Eu não sou muito otimista também, masvamos mudar esse tom. Desse jeito a gente não consegue ganhar dos gambás na libertadores não...

Haha

Abrass

CÉLIO AQUINO disse...

EU ACREDITO NO SÃO PAULO PARA GANHAR O PAULISTÃO, AGORA FIQUEM DE OLHO NO PALMEIRAS UM FORTE CONCORRENTE, EU ACHO QUE SANTOS E CORINTHIANS NAO CHEGA

Thalita disse...

que sede é essa, rapaz? Vai pro boteco que é lugar fresco!

Marcão disse...

De fato, não é nenhum fora de série, mas fiquei contente com o retorno do Marcelinho Paraíba para o São Paulo. É um cara útil, consciente dentro de campo. Desde que o conheci, quando cobria o Rio Branco em Americana, em 1997 (ele jogava num time que tinha Sandro Hiroshi, Mineiro e o Pena, que depois foi pro Palmeiras), sempre achei que ele poderia ter boas passagens pelo São Paulo. Quanto aos outros contratados, só vendo a bola rolar pra dizer alguma coisa. E podem xingar o Andre Luís o quanto quiserem (que ele merece), mas pior que o Renato Silva eu desconfio que ele não conseguirá ser, nem se fizer muito esforço...