Destaques

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Exceções

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Paulistão deste ano começa neste final de semana com a pecha de "campeonato de veteranos". Roberto Carlos veio para o Corinthians aos 36 anos, Marcelinho Paraíba retornou ao São Paulo aos 34, Giovanni passa pela terceira vez pelo Santos às vésperas de completar 38 e Juninho Paulista decide reforçar o próprio time que dirige, o Ituano, aos 36 - entre outros casos que devo estar esquecendo de mencionar (Luizão, Amoroso, Cafu etc). Mas há dois casos diferenciados entre os "vovôs". São atletas que, ao contrário dos outros veteranos, nunca abandonaram seus clubes, não foram jogar na Europa e não estão voltando apenas no fim da carreira. Óbvio que estou falando dos goleiros Marcos, do Palmeiras, e Rogério Ceni, do São Paulo (foto), que completam 37 anos em 2010. E com recordes para ficar na história.

Logo na estreia contra o Mogi Mirim, Marcos vai completar 470 jogos pelo Palmeiras. Assim, ficará muito perto de superar o ponta Edu (472 jogos) e o volante Galeano (474) para se tornar o décimo jogador com mais partidas pelo clube. Bem distante do recordista Ademir da Guia (901 jogos), mas só por causa de suas seguidas contusões, pois poderia ter, no mínimo, o dobro de partidas. De qualquer forma, em tempos em que os jogadores mal conseguem passar duas ou três temporadas no mesmo clube, a perenidade de Marcos é um fato raro. Assim como a de Rogério Ceni, que chegará a 874 jogos com a camisa do São Paulo contra a Portuguesa, no domingo. Ele é o recordista absoluto do clube, bem a frente do segundo colocado, o também goleiro Waldir Peres, que jogou 617 vezes pelo Tricolor. Vejam as listas:

Palmeiras
1º - Ademir da Guia - 901 partidas
2º - Emerson Leão - 617
3º - Dudu - 609
4º - Waldemar Fiúme - 603
5º - Waldemar Carabina - 601
6º - Luís Pereira - 568
7º - Djalma Santos - 498
8º - Nei - 488
9º - Valdir de Morais - 482
10º - Galeano - 474

São Paulo
1º - Rogério Ceni - 873 partidas
2º - Waldir Peres - 617
3º - Poy - 565
4º - De Sordi - 536
5º - Roberto Dias - 523
6º - Teixeirinha - 516
7º - Terto - 498
8º - Mauro Ramos - 492
9º - Gino - 447
- Nelsinho- 447


Obs.: Curioso que Leão e Waldir Peres, ambos goleiros, amigos e rivais (como Marcos e Ceni), tenham feito o mesmo número de jogos por Palmeiras e São Paulo, respectivamente, ocupando a vice-liderança nos dois casos.

2 comentários:

Glauco disse...

Ô, Marcão, você esqueceu do Roque Jr. (ver post aqui. Mas se o Marcos e o Ceni jogassem os campeoantos da antiga (mais valorizados e com mais partidas) poderiam ultrapassar muita gente dessas duas listas).

Anselmo disse...

uma diferença interessante é q o são paulo não tem uma tradição de revelar goleiros para seu uso próprio, enquanto o palmeiras sim. Não sei avaliar as causas do processo, é uma impressão.

Nas décadas de 80 e 90, essa disputa entre goleiros dificultou a vida dos titulares. Velloso, Sérgio e César eram muito menos do que Marcos (até o paraguaio Fernandes, el gato, chegou a ser contratado para jogar, mas isso é outra história).

Com Marcos, apenas diego cavalieri se mostrou bom o suficiente pra ameaçar o titular. Por "bom o suficiente" não quero dizer melhor, mas capaz de fazer uma bela sombra e até de deixar Marcos, sem contusão nem problemas de preparo físico, no banco por algumas (poucas) partidas.

Ceni fez sua estreia com o expressinho comandado por muricy, depois teve de esperar a saída de zetti para ser titular absoluto. E só contusões o tiraram. Nenhum reserva o ameaçou nunca como titular.

E em tempos de ídolos fugazes, esses caras marcam a torcida.