Destaques

terça-feira, maio 11, 2010

Saiu a lista de Dunga

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E é bem a dele mesmo: não ouviu nenhum dos clamores públicos recentes, seja o mais antigo, por Ronaldinho Gaúcho, seja o mais incipiente, por Roberto Carlos, seja o amplo, geral e irrestrito, por Ganso e Neymar. O técnico anão foi fiel a suas convicções e só levou gente que já tinha vestido a camisa amarela sob seu comando.

As “novidades” são o corte de Adriano em favor de Grafite, o que não chega a ser surpresa depois da sequência impressionante de presepadas armada pelo Imperador do Amor (sic). Além disso, de se lamentar a presença do goleiro Doni, reserva na Roma, que leva a vaga que se esperava para Victor, do Grêmio.

Goleiros
Júlio César (Inter/ITA)
Doni (Roma/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)

Laterais
Maicon (Inter/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros
Lúcio (Inter/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)

Volantes
Felipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Kleberson (Flamengo)

Meias
Kaká (Real/ESP)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Júlio Baptista (Roma/ITA)

Atacantes
Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE)

Com isso, podemos esperar um time com uma defesa fortíssima, com Maicon, Lúcio e Júlio César em fases brilhantes, e Juan, Luizão ou Thiago Silva, que mantém o bom nível. O que pode atrapalhar é a lateral esquerda, onde teremos certamente um atleta improvisado. Sim, porque Michel Bastos e Gilberto podem ter começado na posição, mas estão em outra já faz um bom tempo, os dois como meias.

No meio campo está minha maior tristeza com essa escalação, a dupla de volantes. Não acho razoável jogar com Gilberto Silva e Felipe Mello no mesmo time. Falta toque de bola, habilidade pra ajudar a iniciar as jogadas de ataque, uma arrancada.

Do meio pra frente, todos os nomes são bons ou excelentes. Difícil arranjar meia centralizado melhor que Kaká, meia/atacante pela esquerda melhor que Robinho ou centroavante melhor que Luiz Fabiano hoje em dia. Elano pode ser questionado, mas tem uma penca de virtudes.

Então, o time é bom? Pois é, até que é, como os diversos resultados obtidos até aqui atestam. Time forte, marca bem, tem um contra-ataque brutalmente poderoso. O problema na verdade é a filosofia de jogo. A intenção do Dunga é montar o time pra contra-atacar. Por isso a seleção foi bem contra Portugal e outros times que foram pra cima do Brasil. E por isso foi mal várias vezes contra Bolívia e outros que se seguravam lá atrás.

Eu acho que, com os jogadores que tem à disposição o técnico poderia montar outro tipo de time, mais ofensivo, habilidoso, que marcasse mais perto da área adversária, que abrisse defesas com toques geniais e dribles impressionantes. Falta ousadia e magia ao time.

E é por isso que o xará do anão não levou Ronaldinho, Neymar e Ganso. Se fossem, seriam reservas de alguém. Mesmo o rodado Gaúcho. Dunga não montou o time para jogar com quatro, cinco jogadores habilidosos atormentando a defesa adversária com trocas de passes e jogadas inusitadas. Montou o time pra ter meias pelos lados que voltem pra ajudar a cobrir os avanços dos laterais (que também não são alas, longe disso).

Um time seguro, sólido, é fato, mas também meio frio, previsível. Sorte nossa que Robinho consegue fazer as duas coisas, senão corria risco de ficar fora também. E oremos para que, quando a coisa apertar, ele e Kaká consigam tirar um coelho da cartola, pois são os únicos mágicos convocados.

9 comentários:

Glauco disse...

Dunga se diz coerente, mas levou jogadores que foram poubo testados na seleção atual como Grafite e o mega-ausente Kléberson. A coletiva foi um festival de adulação, com exceção do Cícero Mello que disse que se o Dunga fosse técnico em 58 não escalaria Pelé. Curioso que Dunga respondeu dizendo que Pelé é incomparável... Mas já se sabia em 58 que Pelé seria Pelé, caro treinador?

Como já tuitei, Dunga é uma mistura de Parreira (o tal do "grupo fecahdo", meio campo cheio de marcadores) e Zagallo (discurso patriótico desnecessário). Com alguma pitadas de Lazaroni, principalmente na convocação.

Marcão disse...

Não é o melhor elenco, mas também não é o pior. Improvável que a dupla santista fosse convocada sem ter jogado 1 minuto sequer pela seleção. Pelé jogou vários amistosos antes da Copa da Suécia. É uma pena, mas a seleção brasileira é um negócio ($$$$$$) muito gigante para acreditar em ousadias. É por isso que não conta com minha torcida há mais de duas décadas.

Daniel Frangiotti disse...

Terrível!
coerência é colocar o vitorioso dunga como treinador da seleção, 8 brasileiros, 7 estaduais, 5 libertadores, 5 mundiais, etc...

Pra que talento e criatividade? Temos canelas calejadas!
Ganso? Porque? julio baptista é um gênio, um verdadeiro camisa 10.
Neymar? Sério? Grafite já mostro que merece, artilheiro, o povo quer ele...

Viva o Brasil!
Morte ao ricardo teixeira!
Morte aos canalhas!

Anselmo disse...

nao gostei de ver ganso fora. nao gostei de grafite, nilmar e kléberson convocados.

os titulares já eram esperados.

Olavo Soares disse...

A maior surpresa (surpresa, não injustiça) foi a ausência do Victor, do Grêmio.

O coitado deve estar arrasado uma hora dessas.

Glauco disse...

"a seleção brasileira é um negócio ($$$$$$) muito gigante para acreditar em ousadias".

Sendo assim, Marcão, quais os "motivos ocultos" que levaram o são-paulino Zé Carlos, sem experiência na seleção, a ser convocado para a Copa de 1998?

Thalita disse...

a adoracao irrestrita que todos os tecnicos que eu vi comendando a selecao tem por pernas de pau. Soh pode ser isso.
Eu gostei da convocacao do grafite (claro que o adriano eh melhor, mas ele desencanou de ser profissional). fora que o grafite esta jogando muito bem na alemanha.
Sendo sincera, eu nao convocava o Neymar - o robinho tah lah pra isso -, mas o Ganso seria uma otima pedida. E tao longe da filosofia dunga quanto a convocacao de Kleberson e Grafite.
Mas o Dunga parece q tem essa coisa da contestacao. Qdo todo mundo quer, ai eh q ele nao faz mesmo.

Leandro disse...

Como torcedor corinthiano, sei bem os malefícios que um técnico gaúcho retranqueiro pode trazer.
Tudo bem que, independente dos 23 que se levasse, eu já secaria e, estejam certos, secarei bastante, sobretudo por um milagre dos bravos comunas da Coréia do Norte e por uma menos surpreendente vitória da Costa do Marfim de Drogba, com toda certeza!
Me poupem desse ex-botinudo e hoje arrogante dublê de técnico munido do batido papinho da pátria de chuteiras, de seu assistente carola e deste bando de jogadores apátridas, fanáticos religiosos e alienados!
Agora, vou beber um vinho sul-africano, na esperança de tomar outras garrafas em futuro próximo celebrando a derrocada destas figuras detestáveis na terra de Mandela.
Em todo o planeta, só torço para uma equipe de futebol. Estou me lixando para essa farsa montada pelos cariocas da CBF sob patrocínio da Nike. Não me sinto representado em nada.

Julio disse...

Ridícula esta convocação. Nomes como Josué, Elano, Julio Batista, Kleberson, Ramires, Felipe Melo, Gilberto Silva, Doni, Gomes, Grafite. DE 23, 10 não mereciam estar lá. Cadê o Ganso, Neymar, Adriano(devidamente enquadrado).
Todos podem até estranhar, mas o Dunga poderia levar até o Philipe Coutino do Vasco. Jogando naquele time feio, ele consegue destacar-se, imagine na seleção.