Destaques

quinta-feira, julho 22, 2010

Foi feio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem, contra o Atlético-PR, o Santos sofreu sua terceira derrota consecutiva pelo Campeonato Brasileiro. É a primeira vez neste 2010 que o Santos perde três partidas em sequência – e, até a derrota para o Fluminense, que antecedeu a de ontem, o Santos não havia perdido dois jogos de uma vez só.

A luz amarela está definitivamente acesa na Vila.

Num momento como esse, a busca de todos é por fatores que consigam explicar o que vem acontecendo com aquele que, ainda, é o melhor time do Brasil no ano.

E o impulso inicial é resumir os motivos da “crise” a fatores extracampo. Propostas do exterior; brigas dentro do elenco; jogadores mais preocupados em marketing do que com o futebol propriamente dito; e assim por diante.

Não que alguns desses fatores não procedam. Mas eles precisam ser dimensionados de maneira correta. Senão, como explicar que Neymar – que é o jogador, em tese, que mais seria afetado por todas essas questões alheias ao futebol – foi o melhor atleta santista no jogo de ontem, e que também tenha atuado bem contra o Fluminense?

O Santos de ontem mostrou deficiências que podem ser explicadas com uma simples análise puramente futebolística. O time esteve desordenado. Robinho fez uma de suas piores (senão a pior) aparições com a camisa do Peixe. As laterais foram verdadeiras avenidas – Pará e Maranhão não criaram, não marcaram e foram os caminhos por onde o Furacão construiu sua vitória. A dupla de volantes, antes tão celebrada, também não conseguiu se apresentar bem. Arouca estava visivelmente nervoso e Wesley relembrou o futebol que, em 2008, lhe garantiu o apelido de “Weslyxo” entre os santistas mais exaltados.

Soma-se a isso uma dupla de zaga mal postada e um goleiro que não chega a inspirar a maior das confianças e temos um time que não tinha como fazer frente ao Atlético de ontem, bem disposto em campo e magistralmente comandado por Paulo Baier.



O Santos segue o favorito para a conquista da Copa do Brasil. É, no papel, bem mais time que o Vitória. E já mostrou mais bola, em 2010, do que o adversário baiano. Mas o que já foi dado como favas contadas agora já não tem mais esse status.

E, finda a decisão, o time precisará ser reforçado, e de maneira uregnte. Keirrison chegou, mas não é o suficiente. Para faturar Brasileirão e Sul-Americana será preciso mais.

4 comentários:

Eduardo Maretti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Maretti disse...

Caro Olavo. Concordo em termos. Sua análise sobre as deficiências do time procede.

Neymar “foi o melhor atleta no jogo de ontem”... mas eu diria do Santos (Neymar foi o melhor do time de longe), porque do jogo foi o incansável Paulo Baier, o garoto de 35 anos que correu, passou, decidiu o jogo, diante dos atônitos meninos. Sem que fosse incomodado pelo gentil meio de campo santista.

Mas a defesa é vulnerável DESDE o início da temporada. Não foi ontem ou anteontem que ela ficou. O Santos quase perdeu o estadual, quase caiu da CB, tantos foram os gols que tomou, apesar do time fenomenal que encantou o Brasil e fazia gol quase na hora que queria. Vê bem? Já estou falando no passado. Triste isso. Ao invés de escalar o péssimo Zezinho, ontem, por que não reforçar o meio de campo, que tomou um banho na Arena? Todo mundo notou isso, menos Dorival Jr.

Apesar de concordar com sua análise pontual, quem deveria resolver isso? Eu, você? Não, deveria ser o tio Dorival. Outro dia vi (acho que PVC) comentar que os últimos times de Dorival (Vasco e Coritiba) começaram como o Santos: ofensivos, vencedores, mas só no início. Depois, degringolaram. É um ótimo técnico para a Ponte Preta, o São Caetano, até mesmo a nobre Lusa, mas o Santos... Por mim, caía antes do jogo com o Vitória. Posso estar enganado (espero estar), mas temo que essa CB não venha.

Só futebolisticamente... O André entrou ontem no segundo tempo e não deu sequer um chute a gol. Outra coisa: a alegria visivelmente se foi. Não parece mais o mesmo time unido e que gostava tanto de jogar junto. De novo, espero estar enganado.

PS: eu deletei o comentário e repostei, por causa de um erro de concordância, hehe

Fabricio disse...

Bom, metade do que eu ia escrever o Edu já postou.

Ia bater mesmo nesta tecla: o time toma muitos gols mas vence por fazer mais. Agora que parou de fazer, normal que perca.

Sobre o Dorival, nem preciso dizer a opinião que já comentei aqui várias vezes: parece não ter idéia do que está fazendo lá.

Motivos para o time parar de fazer gols na minha opinião são 2: primeiro ausência do Ganso (não a suspensão, mas o fato de estar fora de ritmo) pois ele era quem, de fato, colocava o resto da garotada na cara do gol; segundo a falta da alegria e isso pra mim é resultante dos assédios e propostas de fora. Com certeza tem gente que sente um ciuminho de não receber propostas e acaba levando essa decepção pro campo.

O que acho que pode trazer de volta a alegria é a convocação da seleção na próxima semana. Ganso, Neymar e Wesley devem aparecer e isso já deve elevar um pouco o moral da garotada.

Espero que não.

Sobre a Copa do Brasil, sorte que é o Vitória.

Olavo Soares disse...

Maretti, estava faltando deixar claro no texto que eu considerei o Neymar o melhor do Santos, e não da partida. Valeu o toque, tá corrigido!