Destaques

quinta-feira, outubro 28, 2010

Diferença abissal entre o pré e o pós Lula

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem listei, no post sobre o aniversário do presidente Lula, alguns exemplos de como seu governo ultrapassou todas as expectativas na distribuição de renda e no combate à desigualdade social. Naquele mesmo momento, o sociólogo e jornalista Joelmir Beting listava outros cinco índices que comprovam o sucesso desse projeto econômico e político (no vídeo abaixo). Assim, fica muito fácil decidir em quem votar no dia 31.

5 comentários:

Fernando Romano disse...

Também tem uma outra boa comparação aqui: http://www.sediscute.com/2010/10/dilma-ou-jose-serra-pt-ou-psdb-duvida.html

Adhemar Santos disse...

TODA comparação absoluta é burra. Elas tem que ser relativas. Uma MELHOR comparação aqui:

http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Governo_Brasil_Wiki

Maurício Ayer disse...

Adhemar, é um tanto patética a comparação que você indica. Não há qualquer cientificidade em considerar 2002 um ano do governo Lula (como acontece na maioria dos índices), nem 1993 um ano do governo FHC. O mesmo quando se considera um período de 9 anos para FHC e 7 para Lula (mesmo considerando que faltem relatórios em um ano ou outro, a variação permanece resultado de um período. E esse é só um vício na comparação, já que, ao não mostrar dados totais dos institutos como IBGE e IPEA há clara manipulação na reunião da informação. Mais ainda nas conclusões a que chega a pessoa que postou a comparação.

Diante disso, haveria necessidade de se verificar se os dados utilizados são corretos e correspondem ao que publicaram os institutos, mesmo desconsiderando os defeitos básicos aí apontados. Por exemplo, o dado de Taxa de Desemprego ao final do governo FHC de 6,17 me parece totalmente exótico, é a primeira vez que vejo um número nesta casa.

Bom, para fazer sozinho essa verificação é difícil, pois tomaria um tempão, e para quem trabalha não dá. Seria muito mais fácil se na seção “Discussão” da página em questão o moderador não apagasse TODOS os comentários em que parece haver algum tipo de contestação.

O mesmo acontece no blogue divulgado, que tem uma clara agenda Pró-FHC. Ou seja, é absolutamente unilateral e não dá voz sequer à discussão. Em geral, bem à maneira José Serra, em vez de deixar que o contraditório seja exposto, mantém apenas o comentário de que “houve críticas sem sentido” ou “infundadas” e se apresenta não como uma opinião ou análise, mas sim como “a verdade”.

Por sorte (do meu ponto de vista, pelo menos), os tempos do pensamento único se acabaram (embora não se deixar herdeiros).

Adhemar Santos disse...

Mauricio Ayer


No blog em questão, para todos os índices utilizados há um link para a respectiva fonte. Divirta-se conferindo-os.

Maurício Ayer disse...

Mas foi o que eu fiz.

Por favor, releia o que escrevi considerando este fato.