Destaques

sábado, novembro 13, 2010

Com pênalti (de verdade) perdido, Santos fica no zero com o Grêmio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sem Neymar, suspenso por ter tomado o terceiro cartão amarelo recebido na partida contra o Atlético-MG, o Santos entrou mais uma vez com três volantes contra o Grêmio. É importante lembrar a ausência do jovem atacante porque, sem ele e com o meio de campo mais destruidor do que criativo (Arouca continua no departamento médico), era de se esperar um jogo sem grandes lances e com pouca técnica.

E foi o que aconteceu. O Grêmio entrou determinado a arriscar apenas nos contra-ataques, esperando mais o Alvinegro no próprio campo. Essa determinação defensiva ganhou força com a expulsão do artilheiro do Brasileirão, Jonas, que atingiu duas vezes com o braço esquerdo o incansável marcador Adriano. Se os gaúchos pouco faziam à frente, depois disso foi um ferrolho só.

Mas o Santos não conseguia chegar com perigo no primeiro tempo, mesmo dominando a partida. Na segunda etapa, com a entrada de Alan Patrick no lugar de Roberto Brum, o time peixeiro passou a ter ainda mais presença ofensiva, em geral, pelo lado esquerdo. Mas foi pelo lado direito que surgiu o lance mais agudo da partida. Pênalti (de verdade) em Zé Eduardo que, aliás, se joga muito mais que Neymar. E joga muito menos.

Marquinhos foi em direção à bola logo após a marcação, o que deu a impressão de que ele era o batedor oficial. Mas, como em qualquer pelada de praia, Zé Eduardo colocou a bola embaixo do braço no melhor estilo “eu sofri o pênalti, eu bato”. Bateu e Vítor defendeu. No primeiro turno, na vitória alvinegra no Olímpico, o arqueiro da seleção já havia defendido uma outra penalidade, cobrada por Neymar.


Claro que Marquinhos poderia ter cobrado e perdido também, mas todo time vai a campo com um batedor definido. O episódio na verdade evidencia a falta de comando de Martelotte e também uma certa irresponsabilidade de alguns jogadores santistas, que colocam a vaidade pessoal acima do coletivo. Se a partida não vale nada em termos de campeonato, vale para o torcedor que vai à Vila Belmiro e também para o que assiste de casa. De novo, cabe lamentar que o Santos tenha desistido tão cedo do Brasileirão. Por conta disso, a torcida já está desistindo de alguns jogadores também.

1 comentários:

Maurício Ayer disse...

Pênalti de verdade? hahahaha