Destaques

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Consumo de refrigerante passa o feijão. Cerveja fica para trás

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Hoje o G1 estampa uma matéria com o seguinte título: Brasileiros consomem menos feijão e arroz e mais cerveja, aponta o IBGE. Nenhuma mentira no caso, mas o foco na cerveja mostra um certo juízo de valor e um relativo preconceito contra os apreciadores do suco de cevadis, como dizia o saudoso Mussum. O instituto mostra, entre os alimentos ditos líquidos, que o suco negro do capitalismo, representado pelo segmento de refrigerantes de cola, e a água mineral foram os produtos cujo consumo mais cresceu nos últimos oito anos, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. O consumo de cerveja também aumentou em 23,2%, mas menos do que os 27,5% da água e os alarmantes 39,3% do líquido que borbulha. Compra-se, em média, 12,6 kg de refrigeirante de cola, enquanto a cervejinha não chega a 5,6 kg. Menos da metade!





Se a cevada fermentada teve aumento no
consumo, será que feijão fermentado, quer dizer,
feijoada, teve redução?

O estudo tem outros dados interessantes, como a redução do consumo de arroz e de feijão. Apesar disso, quase metade (45%) da alimentação seja de itens básicos de origem vegetal, como cereais, leguminosas e raízes e tubérculos. Óleos, gorduras vegetais e animal, açúcar de mesa e refrigerantes e bebidas alcoólicas respondem por apenas 28% do total das calorias ingeridas.

A mistura das refeições, formada por carnes, leite e derivados e ovos, mata 19% do apetite dos brasileiros sentados à mesa. Aquela lasanha de caixinha ou o macarrão instantâneo – sem contar o disque-pizza – sacia 4,6% das calorias totais mandadas para dentro pela população. O problema é que essa parte andou crescendo.

Juntas, estas informações mostram que a maioria das pessoas não se alimenta com porções de fritas de mesas de bar nem mantém o padrão adotado por moradores de repúblicas estudantis. E dá-lhe comercial!

Os detalhes estão aqui, mas aqui tem um gráfico que mostra a gravidade da coisa.

4 comentários:

Marcão disse...

A manchete da Folha de hoje é algo como "Brasileiro troca arroz feijão por bebida e biscoito". Então tá na hora de acrescentar o mé naquela conhecida cantada de pedreiro:

"Com essa mulher, CACHAÇA e um saco de biscoito, eu passo um mês".

olavo disse...

Dá-lhe Coca!

Glauco disse...

Olavo, qual a sua responsabilidade nesse aumento de consumo de refrigerantes de cola?

Baco de Litre disse...

Ei, pessoal, eu só estou fazendo um regimezinho. Daqui a pouco eu volto a beber.