Destaques

domingo, fevereiro 20, 2011

Wikileaks: Daniel Dantas nos telegramas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Neste domingo, 19, começa a funcionar a nova estratégia de divulgação dos telegramas diplomáticos dos Estados Unidos vazados pelo Wikileaks. Por iniciativa da incansável Natália Viana, um conjunto de blogues recebe os documentos e divulga diariamente. O Futepoca está nesta, então bora trabalhar.

A escolha dos temas se deu pelos comentários do blogue da Natália e tem assunto quente de sobra. O primeiro, o preferido da CartaCapital, parceira dela na empreitada, é Daniel Dantas.

Diferentemente do que foi divulgado em 8 de fevereiro por um grupo autodenominado de "Wikileaks Brasil", sem qualquer ligação com a turma do Julian Assange, não são dados do inquérito nem do processo judicial que envolve o sócio do Grupo Opportunity.

São três telegramas, sendo que um deles já havia sido divulgado antes. Aos fatos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Abin

O nome de  Dantas aparece no episódio dos comprovadamente falsos grampos no Supremo Tribunal Federal – o inquérito concluiu que não houve escuta irregular ao então presidente daquela corte, Gilmar Mendes, nem a Heráclito Fortes (DEM-GO). O caso de 2008 levou à demissão de Paulo Lacerda do comando da Agência Brasileira de Informações (Abin) e a uma nova crise política entre o STF e o Palácio do Planalto.

O telegrama originado na embaixada da capital federal recupera a história, usando como fontes funcionários da Câmara dos Deputados e do Senado (Roberto Carlos Martins Pontes e Joanisval Brito).

A análise da situação é de que a crise ocorreu pela falha do país em adequar os setores de inteligência após o fim da Ditadura Militar e a consequente dissolução do Serviço Nacional de Inteligência (SNI). Segundo o telegrama, por falta de líderes (dado o desgaste de Lacerda) adiar-se-ia a possibilidade de isso se resolver e de o país conseguir "articular uma estratégia de segurança nacional coerente e com credibilidade que aponte as ameaças que a agência de inteligência brasileira deveria monitorar".

Dantas é mencionado como parte eventualmente interessada na conversa entre Mendes e Fortes, já que Lacerta era diretor da Polícia Federal à época da Satiagraha. Em vez de olhar para o banqueiro, os diplomatas mostraram-se mais preocupados com a impossibilidade ou falta de disposição tupiniquim de se dedicar ao combate ao terrorismo.

MST

Outro telegrama, disparado do consulado de São Paulo, que menciona Dantas já foi divulgado – e polemizado. Trata do Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que invadiu terras do banqueiro no Pará. O material é de 2009. No caso, a escolha da fazenda era uma tentativa de legitimar a ação do MST, na visão dos diplomatas, que listaram motivos para questionar a força do grupo após 25 anos de atividades.

Dantas e o mensalão

O terceiro telegrama é de agosto de 2005. Desta vez, em meio à crise política conhecida universalmente como Escândalo do Mensalão. O telegrama resume a trama então urdida, citando desde as denúncias até episódios envolvendo o caso Celso Daniel e a participação de Antonio Palocci (então ministro da Fazenda e atualmente na Casa Civil).

Foto: Wilson Dias/ABr - Arquivo
Daniel Dantas se livrou dos telegramas Wikileaks

A visão é a que os veículos de comunicação propalavam à época, com ponderações sobre as possibilidades avaliadas como remotas de Luiz Inácio Lula da Silva ser tirado do governo. Isso porque a fonte da análise são conversas com oito jornalistas "todos proeminentes comentaristas e âncoras da televisão, rádio, imprensa e de mídia na internet".

Mas acalme-se o leitor que acha que a embaixada só reproduziu o que a "mídia golpista dava".

Dantas aparece em uma sugestão de um dos "âncoras de TV cujo nome estava entre aqueles telefones que o empresário Daniel Dantas é acusado de ter ilegalmente gravado no escândalo Kroll" – aqui entre nós, eu só conheço um assim. A versão deste âncora é a de que o dinheiro do valerioduto teria origem no banqueiro.

Na hora de comentar e analisar o enrosco, os diplomatas não souberam ou não quiseram opiniar: "Essas conversas ocorreram várias semanas atrás e o tempo está provando que muitas das especulações têm base nos fatos. Desde então, houve revelações de que o PT pode ter uma conta offshore e o nome de Dantas também foi mencionado em conexão com o escândalo". Outras tantas não se confirmaram, mas tudo bem.

Para resumir o enredo,  duas, uma: ou os diplomatas não se interessaram em ir a fundo no que envolvia Dantas, ou trataram do tema por vias mais imunes a vazamentos do que telegramas.

Nesta segunda-feira, 20, tem mais, sobre outros temas.

Leia também:

0 comentários: