Destaques

segunda-feira, junho 06, 2011

Tite trouxe o empate que foi buscar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, no Engenhão, com uma ideia na cabeça: empate fora de casa é vitória das boas. Conseguiu exatamente o que queria e de quebra anda fica na liderança pelo menos até quarta-feira, quando pode ser ultrapassado por Atlético MG ou São Paulo.Bom resultado, com futebol bastante questionável.

A estratégia para colocar em prática essa ideia na cabeça foi a mesma de outras rodadas. Linhas de defesa e meio campo em próximas e recuadas, tentativa de saída rápida para o contra-ataque. Tática também conhecida como retranca. Funcionou defensivamente quase à perfeição: o Flamengo chegou a ter barcelônicos 66% de posse de bola no primeiro tempo, sem criar nada que levasse grande perigo a Júlio César.

Para ser menos mau humorado, teve até uma novidade no começo do jogo, com o Timão marcando mais adiantado e pressionando o adversário. Nessas, saiu o gol de William, que finalizou bem uma bela jogada de linha de fundo do estreante Weldinho, lateral direito que mostrou qualidade e poderia ter sido mais bem aproveitado não fosse o esquema titeano que o deixou plantado mais atrás.

Feito o gol, Tite deixou de lado essa história de atacar. Foi aí que o Flamengo teve o domínio da posse, sem perigo até a falta cobrada por Renato que empatou a partida.


Na segunda etapa, más notícias foram amplificadas pela covardia do treinador. Liedson saiu contundido e, quando todo mundo esperava a estreia de Emerson, Tite colocou outro novato: o volante Edenílson, vindo do Caxias. O rapaz entrou meio que para fazer a função de William, que foi para a referência do ataque. Se alguém entendeu, por favor, me explica. O Sheik entrou mais tarde, quando Jorge Henrique também pediu para sair – e olha que pouco antes Moradei estava aquecido e pronto para a peleja. Pessoal gosta de um volante...

11 comentários:

Ricardo disse...

"barcelônicos" é muito bom!

Não vi o jogo nem tneho acompanhado especialmente o campeonato. Não deixo, no entanto, de ficar agradado com a excelência de Liedson. Tanto por aquilo que tem feito desde que chegou como pela falta que faz, como dizes no texto, quando não está presente. Por outro lado, é mau sinal para o Corinthians depender tanto de um avançado que, embora tenha muita qualidade, não caminha para novo...

Off-topic: gostava de saber a vossa opinião sobre o Danilo, do Santos, que se diz estar próximo de assinar pelo Benfica. Do que vi, gostei. Cá em Portugal, consideram-no um jogador "capaz de alinhar em qualquer posição no corredor direito, bem como cumprir a função de médio-defensivo", realçando a sua tendência para defesa-direito. Eu, do que vi, pareceu-me que o Danilo é muito mais um médio interior - por exemplo, num 4132, um dos que descai na ala, do que um defesa ou médio defensivo. Não?

Abraço a todos. E muita sorte para os santistas na final da Libertadores.

Marcão disse...

Grande Petkovic! No tempo que passei na Irlanda, em 2009, conheci um curitibano flamenguista doente, que, diante da boa campanha de seu time, acompanhava mais fervorosamente o Brasileirão do que eu, naquela época. "Pet monstro! Pet monstro!", era só o que o rapaz repetia, rodada após rodada. Realmente, o sérvio fez muita diferença naquele título, bem mais que o atacante Adriano, que também jogou bastante. Poderia ter encerrado a carreira no fim daquele ano, coberto de glória, assim como Ronaldo Nazário, após a conquista da Copa do Brasil pelo Corinthians.

Anselmo disse...

"barcelônico"... mto bom.

mas nada menos barcelônico do que ir para o jogo empatar. mas é o q sobra no campeonato.

Nicolau disse...

Tite vai no limite do "empatar fora, ganhar em casa". Só que volta e meia, é surpreendido em jogos teoricamente fáceis dentro de casa. E aí, foi-se o título do ano passado...

Nicolau disse...

Sobre Danilo, melhor podem falar os santistas, mas pelo que entendi é lateral direito de origem, mas no time principal tem feito principalmente uma função de segundo volante, marcando no meio campo e ajudando na armação. Não acho pessoalmente que tenha ido muito bem na função, mais marca que cria, mas é por aí. Abraço Ricardo!

Maurício Ayer disse...

como todos sabem, liderança, a essa altura, não é nada. falta meia.

aliás, tinha que haver uma campanha nacional pela revelação e formação de meias. senão vão matar o futebol brasileiro.

Nicolau disse...

O Alex vai estrear ainda, dá pra ter alguma esperança nesse sentido.

Glauco disse...

Ricardo, o Danilo é lateral de ofício, jogou assim na seleção sub-20 mas, em quase todas as partidas, foi substituído pelo lateral flamenguista Gallardo. Dadas as opções do elenco santista, tornou-se um meia com mais funções defensivas, jogando mais pela esquerda do que pela direita, apesar de ser destro.

Na partida de ontem contra o Avaí, atuou mais à frente, revezando na armação com Alan Patrick, mas não foi bem. Na segunda peleja contra o Cerro, também não jogou muito. Tem potencial, mas nos últimos jogos tem deixado bem a desejar, é jogador pra ser formado ainda (tem 19 anos).

Leandro disse...

A falta que originou o gol do Flamengo não existiu, mas é incrível como estes comentaristas sempre confirmam a marcação dos seus ex-coleguinhas.
E se for contra o Corinthians, então... Aí é que confirmam mesmo, estufando o peito, com o maior prazer.
Sobre o Tite, nem vou escrever mais nada que já ficou p/ lá de chato...

Ricardo disse...

Obrigado, Glauco e Nicolau. Agora deixaram-me preocupado. Pelos vistos não está formado e, o pior de tudo, não encontrou posição definida em campo. Normalmente é mau sinal, mais ainda quando está a crescer como jogador.

Veremos.

Abraço.

Camilo disse...

Empatite... O mal que nos acomete...