Destaques

segunda-feira, setembro 12, 2011

Falta craque, falta sistema

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Pode ser problema meu, mas não entendo o esquema do São Paulo. Se é que existe algum. Não percebo jogadas de ataque ensaiadas, passagens pelos lados, pouca gente chuta a gol (como se ganha um jogo sem chutar em gol?).

O Tricolor é um time confuso. E toma gols no meio da confusão. E perde pontos preciosos, principalmente no Morumbi. E joga com duzentos volantes, atletas de estilo parecido, como mandante ou visitante.

Certo que ontem, contra o Grêmio, no Olímpico, a equipe foi até mais aplicada do que quando atua em casa. Foi um jogo tenso, com um adversário batendo forte desde o início. Entre os problemas, faltam duas coisas essenciais ao São Paulo. Bolas menos quadradas no setor de meia cancha e um jogador responsável por fazer a referência na área, que possa ser acionado pelos rápidos e habilidosos Lucas e Dagoberto.

Adilson Batista tem as opções para resolver isso. Se quiser uma referência ao estilo mais pivô, o sujeito que sabe dominar bem a redonda e preparar com categoria para quem chega, o nome pode ser Rivaldo. Com ele, ainda teria o bônus de um homem de qualidade na finalização. Numa faixa mais restrita de campo, o veterano precisaria correr pouco. Outra possibilidade seria investir no jovem Henrique, dar pelo menos três partidas diretas ao garoto. É a opção mais próxima em estilo do tão aguardado Luis Fabiano.

Em qualquer uma das escolhas que fizesse, Adilson ganharia a solução para o outro problema: o da falta de qualidade no meio. Lucas seria recuado para a posição de origem, onde rende mais. O 7 são-paulino não é o típico meia-armador, mas é disparado o jogador mais talentoso do elenco, que pode levar a bola até os atacantes com mais frequência e eficiência.



Nos tempos em que dirigia o São Paulo – e quando pegou elencos até mais limitados que o atual, como o de 2008, ano em que foi tricampeão brasileiro – Muricy Ramalho dizia que, como não há muitos craques atualmente, o time precisa estar bem treinado para produzir bom resultado. Parece que isso está faltando ao Tricolor.

13 comentários:

Vivi disse...

Não, acho que não é um problema seu não entender! Tá difícil demais... está desanimador assistir e torcer. Quando você e o Nicolau virarão os treinadores heim?! Espero ansiosamente!!!

Fera disse...

Só existe um técnico pior do que o Tite: Adilson Batista.

Aliás, quer o Tite pra vocês? Não? Não mesmo? Poxa...

Moriti disse...

Adilson vs Tite... Taí um "belo" confronto. Grande atração. Em breve, na sexta rodada do returno.

Moriti disse...

Sobre a parceria Moriti/Nicolau, creio ser mais viável - e quiçá produtiva - no fórum adequado.

Nicolau disse...

Olha, Moritti, concordo com a avaliação sobre a produtividade da dupla, afinal, o pessoal tem toda uma história nessa história de mesa de bar. Mas aceito o desafio proposto pela Vivi, sem nenhuma preocupação financeira, apenas pelo amor à arte do ludopédio.

Moriti disse...

É, Nicolau, pelo amor à arte, também toparia.rs

Daria pra "brincar" bem do meio pra frente, com Lucas, Dagoberto e Luis Fabiano. Talvez até com um Rivaldo, em algum momento do jogo. Colocaria pra funcionar meu "dna ofensivo", proporcional à volúpia na mesa do bar.

Marcos disse...

Minha impressão é a mesma do Moriti: o São Paulo ainda não é um time, não tem padrão, nem tática, nem nada. O problema principal, para mim, é que, apesar das contratações, o clube continua sem laterais - e isso complica todo o resto do time. Piris é (mais uma) decepção na lateral direita e Juan é fraco, muito fraco.

Quando vejo os jogos do São Paulo, parece que o time já entra com 9, pois os laterais são nulos. Com isso, Dagoberto fica falando sozinho na ponta esquerda e o mesmo acontece com Lucas na direita. É por isso que, às vezes, um dos dois resolve partir pra cima sozinho e daí saem gols - mas depender disso é muita loteria.

Outro fator complicador é falta de um 9, um centroavante de ofício, como o Borges que hoje está arrebentando no Santos. Willian José é outra decepção, Henrique é irregular e Luís Fabiano, mesmo que volte agora, vai demorar um tempo pra se recuperar plenamente.

De resto, acho que a defesa, com 2 ou 3 zagueiros, não é ruim. Rhodolfo é o único titular absoluto e João Felipe não faz feio (é bem melhor que Xandão, por exemplo). Luiz Eduardo também é boa opção. O problema, insisto, é que os laterais, que não marcam nem apoiam o ataque, deixam uma avenida para os adversários e a zaga na fogueira, de minuto a minuto.

De volantes também estamos bem: o primeiro pode ser Wellington ou Jean e o segundo, Denílson ou Casemiro. Carlinhos Paraíba também é opção. E, de meia, temos Cícero, Marlos e Rivaldo. Nas pontas, Dagoberto, Lucas e Fernandinho. Falta o centroavante. E, mais do que tudo, os laterais. Aí sim, quem sabe, poderemos começar a formar um time, de fato.

Até lá, haja cerveja pra assistir esses jogos sem perder a paciência...

Nicolau disse...

Pela lista do Marcão, parece que vale mais a pena assumir de vez os 3 zagueiros e botar dois dos atacantes rápidos como alas. Dois volantes, Cícero na meia, Rivaldo na centroavancia. Volta o Luiz Fabiano, Cicero perde e posição. E mantenho minha candidatura a auxiliar técnico.

Maurício Ayer disse...

e vejam só, os técnicos são péssimos, mas os times lideram os campeonatos. como pode?

Glauco disse...

Os elencos são tão melhores que os técnicos ou o torcedor que exige demais?

Moriti disse...

Glauco, os elencos não são lá grande coisa. Também por isso, precisam ser bem treinados, como bem obersavava o Muricy, algo que, pelo menos no caso do São Paulo, não ocorre.

Marcão, concordo com a coisa dos laterais, só não sei se dá pra dizer que o Piris é uma decepção. Desde o Cerro, dava pra sacar que a do cara é só marcação. Já que não dá pra esperar dele grandes coisas no apoio, podia ser aquele lateral que fica mais, quase um terceiro zagueiro pela direita, o que dispensa um terceiro beque de fato. Do outro lado, o Juan é muito fraco, daria uma sequência ao Henrique Miranda.

Nicolau, como já disse, gosto da proposta ofensiva. Por mim, está contratado. Só precisamos discutir mais as questões do terceiro na zaga e das alas.

Marcos disse...

Mais ou menos, Nicolau. Ele pode insistir com dois zagueiros também, caso tenha dois "cães de guarda" como volantes, casos de Wellington e Denílson. Mas, em minha opinião, nada disso vai funcionar com os laterais que temos à disposição, que não marcam nem atacam.

Concordo em relação ao Piris, Moriti. Ele é mais marcador, sim. Mas, mesmo com ele em campo, o São Paulo continua oferecendo uma avenida aos adversários pelo lado direito, por onde o time toma os gols mais bestas e gratuitos. Logo, não estou vendo muita diferença entre ele e o antecessor Jean.

Sobre qualidade do elenco, penso que temos um bom goleiro, pelo menos um bom zagueiro (Rhodolfo), um bom primeiro volante (Wellington), um ótimo segundo volante (Casemiro) e dois excelentes atacantes (Dagoberto e Lucas). Rivaldo, semi-aposentado, faz o que consegue. Cícero tem jogado melhor do que eu esperava. E Marlos pode render mais, se o técnico achar um lugar pra ele no time.

O resto do elenco, na minha humilde opinião, é de mediano pra baixo. E penso que Adilson Batista não é sonho de consumo de nenhuma grande torcida. Logo, se conseguirmos voltar à Libertadores, é pra fazer passeata e soltar fogos!

Moriti disse...

Concordo que o elencco não é dos melhores do universo, Marcão, mas está mais ou menos na média dos outros. Se o Luis Fabiano voltar bem, pode ser o diferencial, o cara pra acertar o time (isso, se o Adilson deixar).

Não acho ainda que dê pra avaliar o Piris. O cara jogou pouco, estreou, foi expulso, atuou duas, e já foi chamado pra seleção do Paraguai. Voltou só na última, contra o Grêmio, quando o gol, realmente, saiu pelo lado dele, o que é do jogo. Acho insuficiente pra dizer que é decepção.

O Lucas, pra mim, não pode ser atacante. Tem que jogar como jogou na sub-20, quando atuava atrás do Neymar e do centroavante que estivesse em campo, com visão ampla do gol adversário.

De volante, além dos que você citou, gosto do Denílson, que é bom com e sem a bola.

O João Felipe surpreende positivamente. Apesar de grandalhão, tem se mostrado rápido e com alguma técnica.

Acho também que o Marlos pode render mais, principalmente se jogar mais perto do gol. Ele tem muita habilidade, mas seria legal evitar que carregasse a bola desde o meio de campo.

Queria ver mais o Cañete, que chegou e vive machucado. Alguém conhece razoavelmente o futebol dele?