Destaques

sábado, julho 28, 2012

Sarah Menezes e Felipe Kitadai - começo arrasador do judô

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"Uma coisa que dá para perceber é que você precisa ter muita força para lutar contra as europeias. Você tem que ser forte e ainda ter preparo físico, para aguentar o tranco e ainda ter gás para encaixar os golpes. Eu preciso melhorar bastante ainda".

Era assim que uma judoca de 18 anos comentava sua participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Sarah Menezes foi derrotada por ippon logo na sua primeira luta, mas o futuro era promissor, e, como mostra a declaração após a derrota, soube tirar lições.

Desde então, Sarah tornou-se uma das maiores vencedoras da modalidade no chamado ciclo olímpico, período compreendido entre duas edições dos Jogos. Foi medalhista de bronze nos últimos dois Mundiais, em Paris (2011) e Tóquio (2010),venceu um Grand Slam em Moscou, este ano, e somou duas pratas e quatro bronzes em Grand Slam, além de três ouros e duas pratas em etapas da Copa do Mundo.

E hoje Sarah Menezes conseguiu fazer história: foi a primeira final e o primeiro ouro de uma judoca brasileira. A única medalha conquistada por uma mulher nos tatames tinha sido de Ketleyn Quadros, bronze na categoria até 57kg em Pequim/2008.

De 2008 pra cá - da derrota na estreia ao ouro
Após uma trajetória de combates em que mostrou muita maturidade, controlando a luta quando preciso, e quase sempre soberana, Sarah chegou à final contra aquela que era a campeã olímpica, a romena Alina Dumitru. E mandou na luta o tempo todo, vencendo com um yuko e um wazari, tentando ainda o estrangulamento no final da luta. A piauiense conseguiu o terceiro ouro do judô, vinte anos depois da medalha do santista Rogério Sampaio.

E também foi emocionante a medalha de bronze de Felipe Kitadai, que conseguiu o terceiro lugar depois de enfrentar a repescagem. Ele, que é 14º colocado no ranking, foi derrotado nas quartas de final pelo uzbeque Rishod Sobirov e parecia muito abalado depois do combate, definido nos últimos instantes. Mas se recuperou e chegou à decisão do terceiro lugar, batendo o italiano Elio Verde.

No primeiro dia, o judô brasileiro conseguiu ultrapassar a vela como modalidade com mais medalhas e cumpriu boa parte da meta estabelecida para Londres: chegar a quatro pódios, com um ouro e uma final feminina. Um começo arrasador.

1 comentários:

Nicolau disse...

Boa Glauco! Pessoal do Esporte Fino fez um post bacana sobre o fato:
http://www.esportefino.net/sarah-menezes-algo-esta-dando-certo-no-esporte-brasileiro/