Destaques

quinta-feira, outubro 17, 2013

América do Sul tem quatro cabeças de chave. Itália está fora e pode formar "grupo da morte"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Bélgica, cabeça da chave e candidata a surpresa em 2014
Com a divulgação dos primeiros colocados do ranking da Fifa hoje, a Copa de 2014 já tem sete dos seus oito cabeças de chave definidos. A última pendência é saber se o Uruguai vai se classificar ou não na repescagem contra a Nova Zelândia; caso consiga, também comandará um grupo no sorteio das chaves do Mundial, que será realizado no dia 6 de dezembro.

A mudança de critérios para a definição dos cabeças de chave, adotando-se o ranking e não fatores tradição e desempenho nas últimas Copas, fará com que, pela primeira vez, a América do Sul tenha quatro países nessa condição: Brasil, país-sede, Argentina, Colômbia e, se obtiver a classificação, Uruguai. Os outros serão Espanha, Alemanha, Bélgica, 5ª no ranking, e Suíça, 7ª.

Assim, Itália e Inglaterra, além de Holanda (que só será cabeça-de-chave se o Uruguai não se classificar), poderão formar mais de um dos chamados "grupos da morte". Se a França confirmar sua vinda ao Brasil em 2014, pelo menos dois campeões mundiais cairão na mesma chave, mas, conforme o humor das bolinhas do sorteio, podem ser mais. Pelos critérios do sorteio, nenhum grupo pode contar com mais de um representante do mesmo continente, exceto a Europa, que terá no máximo duas seleções.

Na prática, o ranking já tinha sido utilizado como um dos critérios na Copa de 2010, mas não de forma absoluta, o que fez com que a Espanha fosse cabeça de chave a a França, então vice-campeã do mundo, não.

0 comentários: