Destaques

terça-feira, julho 25, 2006

Nada é (ou foi) pior do que Parreira e Zagallo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Não voltaremos à chamada Era Dunga. Por um motivo muito simples: não acredito que tenha existido uma Era Dunga, mas, sim, uma Era Parreira. Que felizmente, parece, enfim acabou.

Ninguém se dá conta da existência de uma outra época, a Idade Zagallo, mais longa do que outras eras da história do futebol. A era do ufanismo e da mediocridade. Antigamente, as escolas estaduais eram boas, mas éramos obrigados a cantar o hino nacional todos os dias antes de ir para a sala de aula. Era a ditadura. Quando ouço o “velho lobo” falar da “amarelinha”, lembro desse tempo obscuro, mentiroso, cínico.

A Era Zagallo, aliás, começou antes mesmo do regime militar, em 1958, mas não vi Zagallo jogar. Como se sabe, em 58 teríamos Pepe, o ponta esquerda do melhor time do mundo, e entrou o então “revolucionário” ponta recuado Zagallo. Conta a história que teria sido o infortúnio de uma contusão de Pepe que deu chance ao “craque” Zagallo, um paradigma do qual nunca mais nos livramos, já que – mais dia, menos dia – sempre voltou, como um sonho (no caso, pesadelo) recorrente. Houve outros que fizeram mesma função, como o Zinho de Parreira em 1994. Zinho que, como Dunga, foi injustiçado pela sanha jornalística ou popular de criar rótulos. Se Zinho foi uma “enceradeira” na seleção tetracampeã, ele não era isso no Palmeiras de Luxemburgo em 1993 e 1994. Os palmeirenses sabem disso. Zinho se transformou no Zé Roberto de 2006.

Enfim, o termo Era Dunga foi uma invenção de jornalistas, como milhões de outras. O problema naquele time pífio de 1994 – campeão que só me fez vibrar por gols espetaculares como o de Bebeto contra os EUA (jogada de Romário) ou de Branco contra a Holanda ou pelos poucos instantes em que Viola esteve em campo contra a Itália –, enfim, o problema naquele time pífio não era Dunga, mas Parreira. Dunga, pelo contrário, era um primeiro volante dos melhores. Um dos jogadores de melhor índice de acerto de passes de seu tempo.

Já como técnico, Glauco disse bem, abaixo: “Líder, sim. Positivo, nem sempre. Como técnico? Ainda não se sabe”. E, de fato, Dunga conhece a CBF. O alemão Klinsmann também era inexperiente e seu relativo sucesso se deve, como se sabe, a seu auxiliar, Joachim Löw. Klinsmann era o líder, Löw era o técnico de fato (agora, é de fato e de direito, já que assumiu a seleção alemã depois da Copa).

É provável que Dunga não dê certo. Mas, se tiver um bom auxiliar técnico, se representar uma transição, se der brios a um time sem alma e se estivermos livres de Parreira e Zagallo para sempre, já será um avanço. Nada é pior do que Parreira e Zagallo.

4 comentários:

Glauco disse...

Concordo que a era Parreira/Zagallo é a pior coisa do mundo. Mas não podemos esquecer que Dunga foi homem de confiança tanto de um quanto de outro, o que o promove também - ninguém duvide - como homem de confiança da CBF. A comparação com Klinsmann vale, ele, segundo dizem, era o motivador da seleção alemã, enquanto o ex-técnico do Sutgart, Joachim Löw era alguém que fazia às vezes de tático. Felipão usou desse expediente em 2002, tendo Antonio Lopes como auxiliar. Claro que Felipão também entende de tática, mas ter alguém que ajude nunca é demais. Falha de Parreira nessa Copa que, ao que parece inutilmente, conversava com Zagallo durante as partidas. Já Dunga acena com Branco como auxiliar. Aí fica muito mais difícil...

Edu Maretti disse...

Voltando, como sempre, a Chico Buarque: "Amanhã vai ser outro dia..."

Nicolau disse...

Para mim, a escolha do Dunga é meio patética. Não pela qualidade do cara, desconhecida, mas pelo valor simbólico: ele foi escolhido porque é "macho", brigador, gaúcho. Comeu grama a vida toda como jogador e passa a idéia de que receitará a direta para os jogadores da seleção. Ou seja, não conseguiram o Felipão e trouxeram uma cópia, ao menos no discurso. O que corrobora a tese de que só faltou raça para a seleção na Copa, que tocar a bola de lado de forma burocrática e chata não é uma característica de todo santo time do Parreira na história.

Nicolau disse...

COmpletando, o Edu tem razão quando fala da Era Parreira/Zagallo. Desde 1958 até hoje, cada mudança de que participaram tais personagens foi para tornar o time mais defensivo, burocrático. Que o Cramulhão os carregue para onde achar melhor.
Mas a minha sensação, cada vez mais reforçada pelas declarações de Dunga, é que ele seja apenas a terceira geração da "famiglia", neto de Zagallo, filho de Parreira. Ou seja, não estaremos rompendo com a dupla, mas mantendo sua filosofia e influência. Mas isso só o tempo dirá.