Destaques

segunda-feira, agosto 14, 2006

(Úl)Timão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Senhoras e senhores, confesso que pipoquei. Como único corintiano a participar deste fórum, não tive até agora condições de escrever sobre a ridícula situação de meu time. Na verdade, não tenho tido nem ânimo de assistir aos jogos. Mas criei coragem para falar.

O que mais me assusta é a fragilidade do time. Tome-se a palavra em vários sentidos: tática, técnica e, principalmente, emocional. O time não apresenta organização nas jogadas de ataque e vacilava feio na defesa. Só consegue chegar ao gol, em geral, em jogadas individuais ou bolas paradas, não há padrão de jogo.

Talvez com causa, talvez como efeito dessa desorganização, jogadores de nível técnico bom ou ótimo, como Ricardinho, Roger, Carlos Alberto, Gustavo Nery e Silvio Luiz, não jogam o que já jogaram em outros momentos. Fica difícil dizer o que é falta de vontade, máscara, má fase, não conseguir lidar com a pressão ou ruindade pura e simples.

Mas o meu maior medo é o seguinte: esteja o time jogando como fosse, bastava tomar um gol para desmoronar qualquer sombra de organização. Não existia capacidade de reação. Em outros casos, mesmo sem a desvantagem no placar o time se desequilibrava. Assim, perdeu jogando mal, perdeu jogando mais ou menos, e perdeu jogando bem.

Quando o time ganhou no sábado, achei essa pressão diminuiria e que as coisas poderiam começar a andar. Geninho jogou suas cartas, sacando Ricardinho e Gustavo Nery, e achei que poderia, com a vitória, ter força para unir o resto do elenco e impor seu jeito de jogar (não acho o Geninho grande coisa, mas algum padrão tático seria melhor que nenhum). Achei que a mandinga do Pai Jeremias, lá de Mauá, teria algum resultado.

Mas parece que me enganei. A derrota para o Figueirense e a queda de Geninho muda de novo o cenário do time. Claro que o Figueirense vem bem no campeonato e a derrota não é assim tão estranha, e claro que Geninho não é o técnico dos meus sonhos. Mas acho que o Corinthians precisa de um pouquinho de paz, não de mais bagunça.

Quanto tempo vai levar até aquela maravilhosa diretoria contratar outro treinador? O que acontece num elenco sem estrutura tática ou emocional sem uma referência no banco? Quanto tempo até os bons jogadores desse elenco arrumarem as malas e irem para algum time obscuro da Europa? Respostas nas próximas rodadas.

4 comentários:

Marcão disse...

Não sei qual técnico conseguiria arrumar a casa, pois o negócio virou uma verdadeira casa da mãe Joana. Também apoiei o Marcelinho quando ele desceu a lenha naquela entrevista coletiva, mas agora parece que ele também está querendo tumultuar (vide briga com Mascherano). Somando esses dois ao Ricardinho e ao Gustavo Nery, que já disseram publicamente que querem sair, são 4 jogadores afastados do elenco (e ganhando fábulas). Essa história do Roger pedir pra não jogar, sinceramente, é palhaçada. Acho que, antes de um bom técnico, o Curíntia precisa de uma faxina geral. Mas quem vai fazer isso, o clube ou a MSI?

Anônimo disse...

O Ultimão,meu caro Marcão. Técnico bom hoje em dia não existe mais no futebol brasileiro. O clube pode até contratar aquele egípcio campeão da Copa da África de 2005 para treinar esses pernas-de-pau cheio de bufunfa nos bolsos deles mas com Leão dentro aí é: SEGUNDA DIVISÃO!!!

Nicolau disse...

Eu discordo do companheiro Sérgio. Acho que o Leão tem características que podem fazer com que ele ache uma solução pro Corinthians. Primeiro, ele é bom técnico. Segundo, é disciplinador. Terceiro, é até mais estrela que a maioria das malas que estão no time. E, por último, não creio que ele aceite trablahar se naõ tiver liberdade pra comandar. Aí, se na diretoria é uma zona, talvez tivesse comando dentro de campo. Agora, pra Segundona acho que não cai não, companheiro Sergio.

Anônimo disse...

Só o tempo é que vai dizer o que vai acontecer com o seu time,companheiro Nicolau. Se essa diretoria medíocre não fazer nada na prática é aguardar os acontecimentos de cada dia de cada semana para depois que o resultado virá de surpresa somente no final do Brasileirão,tá bom? E boa sorte com o seu time e fique com Deus.