Destaques

segunda-feira, agosto 13, 2007

Marta está fora: efeito do "relaxa e goza"?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Marta Suplicy, ministra do Turismo, anunciou hoje que não vai disputar as eleições para a prefeitura de São Paulo no ano que vem. Segundo a ex-prefeita, ela se dedicará à sua atuação no governo federal e deve voltar ao mundo das eleições em 2010, disputando provavelmente o posto de governadora.

A informação pode ser interpretada de diversos pontos. Fui sacana no título do post e não acho que a infeliz declaração da ministra tenha determinado sua saída da corrida eleitoral. Quem não votaria nela não mudou a opinião, e quem votaria não deixaria de votar por conta dessa frase. Por outro lado, acredito que disputar o posto municipal submeteria Marta a um desgaste necessário. E, pensando também em termos não-eleitorais, acho que Marta deveria ficar no Ministério. Quanto tempo ela tem lá? Um ano ou nem isso? Não deu nem pra "esquentar a cadeira", ela precisa ficar por lá, fazer um bom trabalho e fazer com que o "relaxa e goza" fique em segundo plano quando falarem de sua atuação na Esplanada.

Para o PT, o anúncio prévio da saída de Marta pode ter seu lado positivo. O partido precisa, desde já, se articular e apresentar quem indicará para o pleito. A coisa tá complicada pra legenda de Lula - em sondagem da Folha, Alckmin lidera a disputa. Kassab, numa humilde avaliação deste escriba, tende a crescer.

Resta saber se a aliança PSDB-PFL (não consigo chamar aquela porra de democratas, me desculpem) se manterá. Talvez aí esteja a brecha para que o PT volte à prefeitura. Mas para isso, precisa apostar em fortes alianças, algo que não soube fazer em 2004.

4 comentários:

Fabricio disse...

A porcentagem de quem muda o voto é baixíssima. A diferença está nos que não sabem quem vão votar, se votariam ou não depois da frase.

Mas, na minha opinião, essa frase não vai comprometer a Marta com certeza.

Edu Maretti disse...

Acho que, como um dos poucos quadros atuais do PT preservados do bombardeio midiático pós-mensalão (apesar da frase infeliz), Marta tem razão de querer se preservar. Marta errou muito, inclusive politicamente, mas eu continuo sendo eleitor dela, porque ela fez um grande governo na capital reacionária de SP.

Marcão disse...

A Marta relaxou e broxou.

Unknown disse...

Marta de de se preservar seria bombardeada pela mídia se ousa-se a candidatura. Particularmente gostaria que o PT lança-se um nome mais jovem, e que em minha visão tem boas chanches de crescer como o De José Eduardo Cardozo