Destaques

quarta-feira, agosto 29, 2007

É ou não é

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O pano de fundo para o clássico de meio de semana é o palco. Às 21h30, o Palestra Itália está escalado como local da partida entre Palmeiras e São Paulo. O estádio é acusado por Rogério Ceni, arqueiro tricolor, de não ter segurança.

O diretor alvi-verde Gilberto Cipullo repeliu as acusações, disse ter se reunido com o Ministério Público e o comando da Polícia Militar, mandou fechar a portaria da avenida Francisco Matarazzo e considerou que o são-paulino está incitando a violência.

A Folha de S.Paulo destaca que a PM torce pelo frio e recomenda "disfarce" para ir ao jogo e evitar os brigões. O Agora, do mesmo grupo, também põe Rogério na manchete, mas para destacar que a disputa de guardião das traves é brava com Diego Cavalieri em fase de beatificação. O Estado de S.Paulo também fala dos goleiros, mas solta na manchete do caderno o título dúbio: "Palmeiras tenta acirrar a briga". Maldade minha: estão falando da tabela do brasileiro.

À questã:
A preocupação dos policiais é com a região nas proximidades do estádio. Encrustrado na divisa da Pompéia com Perdizes, os torcedores chegam e saem do Parque Antártica por muitas ruas de bairro e não avenidas, o que permite confrontos nas várias esquinas dificilmente policiadas como um todo.

É claro que a PM tem medo de clássico e também faz exigências aos outros estádios. No caso do desta noite, fez o número de ingressos ser restrito a 20 mil, dos quais 2 mil são para tricolores. É menos do que seria no Morumbi, claro.

Mas o estádio do Jardim Leonor, também conhecido como Bambineira, é do São Paulo. O direito de mandar os jogos em casa é de todos os clubes, santistas que o digam. A diretoria tricolor adora fazer de conta que seu estádio é neutro, mas não é.

Mas, se depois de várias reuniões e exigências cumpridas a PM bancou, o problema é dela e não da diretoria palmeirense. Além disso, se a preocupação é com violência, para que fazer um clássico no meio de semana?

Por morar a seis quadras do Palestra, já estou vestindo azul por desencargo (até porque, a verde tá no varal depois de domingo). Faria o mesmo se morasse em qualquer corredor de escoamento de torcedores do Morumbi ou do Pacaembu.

27 comentários:

Edu Maretti disse...

Esse Rogério Ceni é um catimbeiro dos maiores. Tem que calar a boca dele metendo gols. Vamos ver se o Palestra cala a boca do bambi-mor. Tomara.
Esse negócio de segurança é um problema insolúvel. Já vi jogo do meu time contra o Palmeiras no Parque Antarctica várias vezes, e a gente fica entulhado num cantinho lá, péssimo de ver o jogo e vc se sente inseguro, qualquer estouro de manada seria uma tragédia. Mas o problema maior é fora do estádio, onde se dão os confrontos às vezes mortais. Então, o problema não é necessariamente o estádio, e sim a violência da sociedade em geral.
Pra mim, o Palmeiras tem que mandar seus jogos, sejam quais forem, no Palestra; o Santos, na Vila, o SP na Bambineira e o Corinthians, o Corinthians... ah, sim, no Pacaembu.

PS: não entendi a frase: "Mas como o estádio do Jardim Leonor, também conhecido como Bambineira, é do São Paulo". Parece que falta algo...

Glauco disse...

O problema do Parque Antarctica é a localização, e isso é insolúvel. Pode até ser sim uma temeridade ter clássicos ali, mas a PM está aí pra dar segurança, ou não?
Quanto às reclamações tricolores, é só sair do Morumbi que os caras já estão reclamando. Sempre enchem quando vão jogar na Vila que, por sinal, é muito mais segura que o Palestra e arredores, apesar da imprensa não dizer. Até porque, do estádio, em menos de dez minutos pode-se chegar à estrada que conduz o torcedor de time da capital de volta à sua triste e cinzenta cidade.

Edu Maretti disse...

"estrada que conduz o torcedor de time da capital de volta à sua triste e cinzenta cidade"

o lado poético e até então desconhecido do Glauco

Anônimo disse...

Vila é mais segura que o Palestra? Discordo. Não falo do estádio em si, mas do entorno. A Vila é muito mais espremidinha e, pras torcidas rivais, o único refúgio é uma rua de uns 50 metros de extensão. Pra nós santistas é um paraíso, mas pros demais é um baita inferno.

Glauco disse...

Que eu sabia, de acordo com depoimentos de santistas, o Parque Antarctica não só tem o mesmo problema como a torcida palestrina fica atirando objetos o tempo todo sem que o policiamento dê conta disso. Na Vila, a "proteção" da PM para rivais é tão melhor que permite até que sãopaulinos agridam famílias de santistas mesmo estando em uma proporção nove vezes menor que a torcida da casa. Quanto ao entorno, tirando meia dúzia de bares em volta do estádio, não há pontos de aglomeração, enquanto no Palestra, além de um sem número de estabelecimentos etílicos, ainda existe uma estação de metrô e um terminal de ônibus. Acho que a diferença é abissal entre um e outro, dificuldades também.

Anônimo disse...

Bambinera é recalque de quem só tem um "título mundial" reconhecido por fax!!!

Thalita disse...

A tendência anti-sãopaulina deste blog (com as exceções óbvias) é impressionante. "Rogério Ceni é catimbeiro".
Ora, e o Vampeta é o que? Só pq ele é manguaça ninguém o acusa de catimba?

Além do mais, o Rogério citou o Pacaembu como possibilidade, e não somente o Morumbi (que, obviamente, não é campo neutro. E nunca ouvi ninguém dizendo isso).

E o que vocês fariam se a Vila ou o Palestra fossem maiores e mais seguros que o Morumbi? Não tentariam puxar o jogo pra lá? então tá!

É claro que todo time tem o direito de mandar seus jogos em seus estádios, mas há condições mais importantes que esse direito, ué!

O problema é: existe problema de segurança. Se não dá pra jogar clássico lá, acabou. Ainda mais com dois times disputando a ponta da tabela, numa fase em que o campeonato começa a se definir. É muito interesse para um lugar tão pequeno e sem saídas livres.

É óbvio que o problema é da violência da sociedade, oras. E daí? Usemos esse argumento deixar de prevenir as brigas?

O MP liberou? Ok, joga-se, mas a reclamação é livre, sabemos todos.

Anselmo disse...

não vejo tanta diferença assim entre os dois estádios. cada um opina conforme sua preferência. você diz que é a vila, eu que é o Palestra, e o outro que é a Bombonera. é conversa pra horas em mesa de bar, pq é uma disputa complicada que envolve estádio dentro de um bairro residencial. pergunte aos moradores das proximidades do morumbi como é em dia de jogo (como tem mto casarão, o preço cai a cada crise de torcidas)

qto a agressão a famílias santistas, o episódio na vila a que se faz alusão, me parece, foi uma grotesca falha de segurança da PM em remanejar torcedores tricolores durante o intervalo. Não tem nada a ver com infra-estrutura do estádio. em hipótese alguma essa trapalhada pode ser apontada como eficiência em conter a torcida local.

O Palestra tem o fosso que separa a torcida do gramado. é ali que os adversários são alvo dos imbecis que jogam o que tiverem nas mãos. é importante frisar que, se uma torcida organizada adversária estiver na beira do fosso, tbem vai jogar coisas nos parmerenses que se aventurarem a passar por baixo.

mas é claro que uma cretinice não justifica outra imbecilidade.

Anselmo disse...

claro que reclamar é livre. o ceni reclamou, o Cipullo reclamou, eu reclamei, você reclamou.

Se é inseguro, que proibam de uma vez ou façam jogos sem torcida como mto cronista já defendeu por aí.

vampeta e ceni são catimbeiros. Mas o vampeta é manguaça e todo mundo leva isso em conta. o Ceni é austero e líder do time em campo. são avaliações mto diferentes para comportamentos mto parecidos.

Anônimo disse...

ehhhhh porcada, no Morumi o bicho pega..
e no Palestra também..
tem sinal de fax no parque antártica???

Anônimo disse...

Frequento os estadios da cidade há muito tempo. E o Morumbi é, de longe, o em que o pau quebra com mais frequência.

Entre gente de todas as torcidas, é difícil conhecer alguém que não tenha memórias de tretas, assaltos, pedradas, pauladas nos entornos do Morumbi. Sendo jogo envolvendo o São Paulo ou não.

O Palestra, por sua vez, é o mais tranquilo. O fato de eu ser palmeirense ajuda, mas os casos de confusão ali são raríssimos -- e olha que moro bem pertinho do Templo.

Essa coisa do entorno palestrino é balela. O estádio é circundado por três grandes avenidas (Sumaré, Matarazzo e Pompéia) e duas ruas bastante fáceis de ser controladas (Padre Tomás e Turiassu). Organizar o fluxo de gente indo e vindo, ainda mais sendo menor que o do Morumbi, deveria ser bastante simples pra PM.

Esse papo do Ceni é irresponsável, porque incita sim os torcedores a procurarem confusão. Coisa triste, jogo sujo de quem não sabe respeitar as regras do jogo.

Fabricio disse...

Bom, o Olavo está mais do que certo. Pra torcida adversária a Vila é muito mais perigosa que o Palestra.

O problema da Vila é que a torcida adversária sai e se vê cercada dentro de uma rua onde as duas extremidaes são saídas de torcedores santistas. E esse problema se intensifica mais ainda com a polícia segurando a torcida visitante em vez do contrário. O Olavo mesmo pode dizer o aperto que já passei pra sair de lá daquela rua e seguir com ele até o carro.

O Palestra é mais seguro pois esta rua de saída para os visitantes, além de ser 3x maior que a rua de trás da Vila, tem outras saídas. Você pode sair andando pelo bairro até o shopping West Plaza rapidinho.

O que não dá pra fazer é culpar o estádio por brigas de torcidas organizadas que se encontram no metrô. Isso é premeditado e o ditado correto seria: "Quando doir querem, dois brigam".

Fabricio disse...

Respondendo a Thalita, na época dos jogos da LIbertadores no Palestra, os diretores do São Paulo diziam que o Morumbi era neutro 5x por dia na semana anterior ao jogo.

Chegaram a falar que o mais justo era jogar um jogo no Pacaembu e outro no Morumbi. Sem cabimento algum.

Anônimo disse...

Aliás, acho que nem o não-questionado Pacaembu é seguro para clássicos. Não pelo estádio em si, mas pelo acesso dos torcedores.

Nesse ponto o Morumbi é imbatível.

Anselmo disse...

Thalita,
a pedidos II, com data e fonte da informação:


Presidente do São Paulo alfineta o Santos e diz que Morumbi é campo neutro


Na matéria de 11 de abril deste ano, Juvenal Juvencio diz: "o Morumbi é uma casa neutra".

Glauco disse...

Acho que um bom medidor de segurança de um estádio e arredores pode ser fazer um levantamento de ocorrência com mortes em arredores e no próprio local de jogo. Será que a Vila vai ser o estádio mais inseguro? Ou o menos?
Outro dado é ver que torcidas lideram o ranking de violência. um blogue parceiro fez esse levantamento com as principais torcidas do país (publicado aqui tb), mostrando que o trio de ferro lidera em casos de briga que envolve mortes, 12 casos envolvem a torcida do Corinthians, 11 a torcida do São Paulo e 8 os torcedores palmeirenses.
O Morumbi é imbatível mesmo. Um estádio com péssimo acesso, não tem metrô, terrível de se chegar. Por ser ermo, quando não tem confusão nos espaços largos ideias pra batalhas campais, a torcida se move pra outros lugares, como foi a "comemoração" na Paulista em 2005.

Thalita disse...

ok, ok...
eu não tinha lido essas coisas
mas todo mundo sabe q isso não é opinião sincera, né? Morumbi neutro é sacanagem.
só é neutro qdo o são paulo não joga

Fabricio disse...

Não acho que contar mortes seja índice de violência pro estádio. Existem muitos fatores que influem nisso.

O número de clássicos na Vila é bem menor do que no Morumbi. Palmeiras x corinthians jogam duas vezes no Morumbi por campeonato. Cada um joga um jogo com o Santos na capital. Dessa forma são 4 clássicos na capital e 2 na Vila. Se tiver confusão em todos, já vai ter o dobro na capital, o que não quer dizer nada.

Outro ponto é a rivalidade. A torcida do Palmeiras não tem rixa com a torcida do Santos como tem com a do São Paulo, por exemplo. Já com a do São Paulo marcam brigas pelo orkut toda semana.

Glauco disse...

Morte não é "fator", é conseqüência de conflitos violentos. Pode-se se incluir outro números como feridos, por exemplo. Já a conta de clássicos é inexata, o Paulista, por exemplo tem um turno só, e São Paulo e Palmeiras hoje vai ser no Parque Antarctica, não no Morumbi. Mas se o problema é esse, pegue os últimos 50 jogos em cada estádio. Acho que resolve, né?
Agora, se chegarmos à conclusão que o problema é a "rivalidade", pode-se proibir a entrada de torcedores nos estádios. Ou então proibir o futebol.

Marcão disse...

Dane-se onde é o jogo: tratando-se de clássico, não contem com a minha presença. Morumbi, Parque Antartica, Vila Belmiro, Pacaembu, Maracanã, Mineirão, Castelão, é tudo a mesma merda. E o motivo, um só: "torcedores" que gostam muito menos de futebol do que de provocar ou brigar. Quem vai ao estádio num clássico nunca estará 100% livre de passar medo, apanhar ou morrer.

Ps.: Não sei por que motivo discutir as "inteligentes" declarações de Rogério Ceni, Vampeta ou qualquer outro. Jogador de futebol só fala merda. O foda, na verdade, é que a "imprensa" publica. E gente que lê e leva a sério...

Fabricio disse...

Não acho que "um levantamento de ocorrência com mortes em arredores e no próprio local de jogo" seja um "um bom medidor de segurança de um estádio e arredores".

O número de clássicos na Vila é bem menor do que no Morumbi. Palmeiras x corinthians jogam duas vezes no Morumbi por campeonato BRASILEIRO. Cada um joga um jogo com o Santos na capital. Dessa forma são 4 clássicos na capital e 2 na Vila. Se tiver confusão em todos, já vai ter o dobro na capital, o que não quer dizer nada.

Outro ponto é a rivalidade ENTRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS. A do Palmeiras não tem rixa com a do Santos como tem com a do São Paulo, por exemplo.

Fabricio disse...

Já apanhei, corri, tive camisa roubada, passei apuro, passei medo, em clássicos. Em todos posso garantir que valeu a pena.
Não tem nada igual a ver um Palmeiras x corinthians num Morumbi cheio.

Futebol vale a pena. Seja o risco que for.

Edu Maretti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu Maretti disse...

só voltando um pouco: "Quem não tem competência que não se estabeleça. Faz um estádio e pronto", disse o Juvenal Juvêncio no link colocado pelo Anselmo. OK. O arrogante Juvêncio só não disse (e isso não podemos esquecer) que a "competência" do rico time do Morumbi para construir seu estádio tem muito mais a ver com a transferência de dinheiro público (que financiou o estádio) para os cofres do clube do que com competência de fato. Bem ao estilo Paulo Maluf. Isso nem são-paulinos, desde que bem informados, negam. Essa "competência" eu descarto.

Anselmo disse...

ô marcão, a partir do adendo do maretti, se palavra de jogador catimbeiro vale menos do que opinião de bêbado em mesa de bar, declaração de diretor de clube deve ser levada a sério?

note-se que estamos falando de declarações dadas fora da mesa de bar em momentos que os dirigentes não aparentam embriaguez.

Vinicius Grissi disse...

Pelo jeito foi tudo bem no Palestra...Menos para o Palmeiras. Se o jogo fosse em outro campo (leia-se Morumbi), o resultado seria diferente? Acho difícil...

Fabricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.