Destaques

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Por três tipos de cartão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Cena 1: o jogador faz um gol e resolve extravasar na comemoração. Sai correndo em direção ao alambrado, o escala e vai comemorar junto com a sua torcida. Grita empolgado, e recebe de volta gritos também empolgados dos torcedores. Desce o alambrado e encontra, em seu retorno ao gramado, um juiz com um cartão amarelo na mão. É o que prevê a regra para comemorações desse tipo.

Cena 2: o atacante parte em velocidade pela ponta. Tenta olhar para a grande área à busca de um companheiro para quem centrar a bola; mas, antes que tenha tempo para raciocinar, recebe um carrinho de um zagueiro mais "disposto". A falta não é das mais violentas, mas interrompe um ataque perigoso. Como punição, o juiz saca um cartão amarelo ao agressor.

Isso não soa estranho, despropositado, ridículo? Não é insano punir pequenas falhas disciplinares com o mesmo rigor de entradas "agressivas, mas nem tanto"?

Tenho pensado sobre essas questões de uns tempos pra cá e acredito que uma boa saída seria a introdução de um terceiro tipo de cartão. Um cartão azul, verde, ou sei lá o quê, que estaria abaixo do amarelo e vermelho já existentes. Puniria comemorações extravagantes, "ceras" das não tão agressivas, reclamações com o juiz só um pouco arbitrárias...

Sei que esse tipo de discussão é fadada à brincadeira, e logo aparecerão sugestões mirabolantes para, de uma vez, dispersar o debate. Mas é bom que se lembre que reações irônicas também apareceram quando os cartões atuais foram sugeridos na década de 1960 - e, hoje, alguém consegue pensar no futebol sem o amarelo e o vermelho?

9 comentários:

Marcão disse...

Por mim, só deveria existir o vermelho. Quanto menos gente em campo, mais aberta e emocionante a partida.

Pronto, despiroquei.

Sabrina Machado disse...

Muito bom o seu texto...

Não concordo muito com essa regra de cartão amarelo para aqueles que comemoram o gol....

o terceiro cartão é uma boa alterinativa!

Visitem

www.esportejornalismo.blogspot.com

Anônimo disse...

Hahahaha

Por mim, só deveria existir o vermelho. Quanto menos gente em campo, mais aberta e emocionante a partida.

Pronto, despiroquei.
[2]

Minha opinião sobre cartão para quem comemora gol é esta.

Anselmo disse...

A International Board vai se reunir no dia 8 de março, ao que consta. É a hora de fazer a proposta!

Mas Olavo, o que o terceiro cartão (que na verdade seria o primeiro) se relaciona com os outros? Em outras palavras: quantos cartões azuis ou verdes representariam um amarelo? E quantos representariam um segundo amarelo?

Tirar a camisa, que pela regra, dá expulsão apesar da tolerância da arbitragem mundial, daria esse cartão místico? Mais: levantar a camisa numa comemoração agradecendo a deus ou com "100% qualquer coisa" poderia o mesmo tipo de sanção?

Glauco disse...

Há cinco anos a Fifa pensou em instituir o cartão azul, que permitiria a substituição do atleta que o recebesse.

O caso da comemoração no alambrado, a Fifa julga a atitude como conduta anti-desportiva, já que arrisca a segurança do jogador e dos torcedores. Quem não lembra da queda da arquibancada, em 1995, em um jogo no qual o lateral Vitor, do Corinthians, foi comemorar e a estrutura não suportou o deslocamento rápido da torcida?

Fê Rossini disse...

Achei a idéia fenomenal, de verdade.

Mas como não podemos perder o hábito de dispersar e fazer perder o foco, sugiro que o árbitro entre em campo com uma escala pantone, para distribuir o cartão da cor que ele achar mais adequada ao tipo de jogada em questão.

Anônimo disse...

O terceiro cartão (seja lá qual cor for) seria o primeiro dos três, numa ordem crescente. Dois cartões 'azuis' gerariam um amarelo. E por aí vai.

Anônimo disse...

Sou totalmente contra o cartão nesses casos (i.e. comemoração). Cacilda, já é difícil pra caceta sair um golzinho, daí quando o cara encaçapa ele não pode celebrar? Sai fora! Quando a queda de alambrados, como citado em comentário anterior, o problema não tem nada a ver com o gol - o estádio é que deveria ter sido interditado antes, por falta de condições. A Fonte Nova não desabou durante a comemoração de um gol, assim como o alambrado de S. Januário na final da Copa Havelange, um pedaço da grade da arquiba do Maracanã, etc.

Anselmo disse...

O cartão não tem nada a ver com dar ou não os minutos a mais de acréscimo por causa da comemoração.

agora, acho que defendo que as pancadas deveriam render cartão vermelho mais fácil tbem.

Como tem o dado da segurança, apontado pelo glauco, é complicado deixar sem punição. Movimentações exacerbadas da torcida podem gerar desabamentos e também pisoteamentos.

Agora, é muito curioso que, se o jogador pular as placas de publicidade pra comemorar (que ficam no limite do gramado) tome cartão. Só pode comemorar se for pra aparecer a placa de propaganda.

Eu defendo que jogador que não comemora por respeito à torcida adversária, pq tá de mal da torcida ou qqr outro motivo, tinha que ser substituído. Não é regra pra Board adotar, é uma questão ética dos gramados.