Destaques

quinta-feira, setembro 18, 2008

Tipos de cerveja 16 - As Milk/ Sweet Stout

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Esse tipo de stout (cerveja escura produzida com malte torrado ou cevada), de origem inglesa, é historicamente conhecido como Milk ("leite") ou Cream ("creme"), devido à utilização de lactose como adoçante. Mas, curiosamente, a designação Milk não é usual na Inglaterra, apesar de ser corrente noutros países. Bruno Aquino, do site parceiro Cervejas do Mundo, dá mais detalhes: "Essa cerveja é de cor bastante escura, tendencialmente doce e possui um sabor com um toque de cereais torrados, o que faz com que se assemelhe a um expresso açucarado. É um estilo que produz uma espuma muito cremosa e duradoura, sendo que a presença de gás é baixa, tal como o volume de álcool, que ronda de 4% a 6%". O blogue Doctor Beer observa ainda que "as gravidades (específicas) são mais baixas na Inglaterra e mais altas nos produtos americanos e para exportação". As sugestões do Cervejas do Mundo para quem quiser experimentar uma Milk/ Sweet Stout são a Lion Stout, a Pelican Tsunami Stout (foto) e a Guinness Foreign Extra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Troca de links‏
Olá abraço recebi seu e-mail, já liguei os links abraço.

Guilherme disse...

Uma dica para quem gosta da stout normal, como a Guinness, é a La Brunette da Schmitt Bier de Porto Alegre (www.schmittbier.com.br/).

Não é a mesma coisa que tomar uma stout gelada em St James Gate vendo toda Dublin do topo da fábrica da Guinness, mas tem o seu valor.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Nicolau disse...

Eu ia perguntar se a Guinees que a gente acha por aí suteando o olho da cara nos botecos mais metidos era uma dessa. Pelo comentário do Guillermo, não é, rs. Vou atrás dessa La Brunette, vi no mercado outro dia.