Destaques

quinta-feira, março 04, 2010

Foi de broxar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Broxante. Não tenho outra palavra. Bar, cerveja gelada, boa companhia e um jogo do time de coração. Espera por gritar um golzinho que fosse. E nada. Isso, contra um adversário fraco e que jogou com um a menos em boa parte do tempo. Resultado: 0 x 0 e uma “exibição” de matar a criatividade de vergonha. Nada mais desestimulante para um amante da bela modalidade que se chama futebol.

Oeste e São Paulo, disputada ontem, em Araraquara, foi das piores partidas que vi em muito. Chata de assistir e de deficiência técnica gritante. O Tricolor foi lento, sem inventividade e os jogadores mais se assemelhavam a lesmas, se arrastando pelo gramado.



A defesa, simplesmente, não teve trabalho, pois o ataque adversário inexistia. No meio de campo, fora Jean, que jogou bem e merece mesmo ser o primeiro volante titular, não se salvou ninguém. Cléber Santana foi um horror nos passes e, lento, pouco colaborava na marcação. O trio de atacantes formado por Washington, Fernandinho e Dagoberto, ao menos correu, e só correu. Faltou tudo: velocidade, ousadia, movimentação, recuperação de bola rápida no meio, ultrapassagens dos laterais, chutes de fora da área.

Agora, quanto aos defeitos, sobraram. E dos principais apresentados pelo time e que vem se tornando recorrente na temporada, a incompetência de manter a bola no campo de ataque, perto da área adversária, sobressaiu-se. Os jogadores que tentaram quebrar o estilo cintura dura e moroso da equipe foram Dagoberto e Fernandinho, que saíram extenuados ao fim da partida. Washington perdeu boas chances, mas, também, a bola chegou quadrada na maioria das vezes. Aí, o centro-avante, que é “grosso”, porém sabe fazer gols, tem que ajeitar driblar, enfim, raras vezes recebe a redonda em condições ideais, seja em passes por baixo ou em bolas aéreas.

O jogo foi broxante. Ainda bem que a cerveja gelada e a ótima companhia prevaleceram e permaneceram apesar da ruindade demonstrada em campo.

5 comentários:

Marcão disse...

Eu suportei apenas a primeira etapa e vi a defesa do São Paulo levar sustos bem fortes. Na segunda etapa, apesar de começar bem movimentada e com chances lado a lado, eu desmaiei de sono e tédio. Acordei de manhã, com a TV ligada, sem saber o resultado.

Mas imaginei o zero a zero pois, do contrário, a gritaria de sãopaulinos ou de torcedores adversários, com a ocorrência de gol para quaisquer dos times, teria me acordado. Já cansei de lamentar o São Paulo ou de tentar alguma análise.

O fato nu e cru é só esse: inexiste a mais remota evidência de algum padrão tático. O time é um catadão, perdido, sonolento, desmotivado. E pior, sem perspectiva de mudança.

Mas, Moriti, o título do post sugere maldosamente que sua "ótima companhia" tenha ficado mais frustrada do que você com o jogo - rsrs.

Nicolau disse...

Vi o jogo e realmente o Oeste teve umas chances boas, mesmo com 10 em campo. E o goleiro Neneca mandou muito bem!

Anselmo disse...

"faltou tudo".

isso lembra a capa de estreia de um certo jornal da região oeste da grande são paulo.

agora, ofensiva a comparação com as lesmas. os pobres moluscos não tem nada a ver com isso.

David disse...

Putz, quisera eu ter ido dormir antes de ver a etapa complementar! Alguém poderia me explicar em que posição o Alex Silva jogou no segundo tempo? Tenho certeza absoluta que ele achou estar jogando um solteiros x casados... O São Paulo joga com 3 zagueiros e dois volantes, mais o Cléber Santana, que é lento e anda sem muita criatividade... A coisa vai de mal a pior...

Moriti disse...

Sobre as boas chances que o Oeste teve, vi uma que passou à esquerda do Rogério. De resto, o arqueiro não teve trabalho, não fez grandes defesas.

E mais: os ataques de Oeste e São Paulo inexistiram, pois não tiveram competência pra finalizar.

Sobre o Alex Silva, coitado, ótimo jogador, mas mal posicionado, aliás, sem saber se é lateral ou zagueiro. A leitura de jogo está complicada na comissão técnica tricolor. Você viu bem o jogo, David.

Ô, Marcão, garanto que minha companhia não ficou frustrada. Ao menos o papo foi bom. hehe

Anselmo, sei que fui injusto com as lesmas, poderia usar, ao invés de moluscos, protozoários, amebóides, por exemplo!