Destaques

quinta-feira, março 04, 2010

Palocci e a Confecom de direita

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Chega a ser difícil comentar qualquer coisa a respeito do Fórum Democracia (sic) e Liberdade de Expressão (de empresa?). O excelente texto de Gilberto Maringoni sobre os debates é bastante claro a respeito do que já se chama de "Confecom da Direita", data venia o fato de que, na Conferência realizada em dezembro, houve um processo de participação da sociedade e inclusive de empresários, enquanto no convescote do Instituto Millenium só havia espaço para poucos "escolhidos".

Mas o que surpreendeu de fato foi a presença do ex-ministro da Fazenda do governo Lula, Antonio Palocci, referendando a grita contra qualquer tentativa de democratizar a comunicação do país. O petista (?) escutou toda sorte de impropérios contra seu partido e o governo do qual fez parte e ainda fez questão de engrossar o coro dos descontentes com uma declaração, no mínimo, surpreendente para alguém "de esquerda":

"Há concentração na comunicação, mas há em várias atividades econômicas no Brasil. Considero normal e uma característica do amadurecimento das economias a concentração e também a formalização das atividades econômicas. Acho que são duas características que têm marcado a economia e não acho nenhuma delas negativa".

O que Palocci esqueceu é que o "amadurecimento" no caso das comunicações veio bem antes do que em outras atividades econômicas, tendo sido moldado em regimes autoritários da história tupiniquim. E também ignorou o fato de estar em construção hoje o conceito do direito à comunicação como um direito humano, não podendo este ser submetido às leis do mercado ou à vontade de meia dúzia de famílias monopolistas.

Ao fim, fica uma reflexão. Se Palocci tivesse saído do PT no prazo regulamentar, talvez José Serra não tivesse hoje tantos problemas para contar com um vice de peso...

8 comentários:

Fernando Amaral disse...

O Palocci é uma espécime de Djair, o antigo volante, ou meia, que defendeu as cores do Fluminense e do SPFC, entre outras equipes do ludopédio: Todos achavam que era craque, mas no fundo, e não tão fundo assim, era pura enganação.

Nicolau disse...

Palocci é uma tristeza...

Marcão disse...

Não sei se é melhor pensar que entrou dinheiro ou então nem precisou e o cara pensa isso mesmo. Pensando bem, não é melhor de jeito nenhum...

Anselmo disse...

num cenário em que os candidatos ao governo do estado fossem:
a) palocci (pt)
b) alckimin ou aloísio nunes (psdb)
c) paulo skaf (psb)
em quem vc votaria?

sobre a concentração das comunicações, palocci talvez tenha convencido alguns empresários a fazer doações de campanha: falou o que eles queriam ouvir.

pra não ver problemas na concentração das comunicações, só se não olhar bem. ou se for empresário.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Palocci é um imbecil, isso não é novidade...

http://tsavkko.blogspot.com/2010/03/o-pig-como-ele-e-forum-democracia-e.html

Anônimo disse...

Concordo com o texto e os comentários, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha...

Ele não foi incensado por muita gente - de "esquerda", inclusive - quando era ministro? É só agora que ele está fazendo o jogo da direita? E quando conduziu, tal Pedro Malan, a política econômica do governo que muitos classificam como de centro-esquerda, ele era o quê? Que ideias defendia?

Anselmo: as alternativas são de chorar mesmo... O triste é que aqui no Rio, pra variar, o cenário será parecido ou, provavelmente, pior. Segundo turno entre Cabralzinho e Garotinho, já pensou? Só tomando um Dreher!

Anônimo disse...

Acho que, em vista do naufrágio acentuado do Serra, ele seria não seu candidato a vice mas o cabeça da chapa.

Rossi disse...

O Palocci pagou os R$500,00 ou recebeu, para ficar entre tão brilhantes companhias?