Destaques

quarta-feira, abril 07, 2010

Por que eles não descansam?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Que o Santos mandaria um time reserva para o duelo contra o Sertãozinho, na última rodada da primeira fase do Paulistão, isso todo mundo sabia. Aí começaram a aparecer as notícias com a confirmação do fato, e um aspecto me chamou a atenção: "Dorival define Santos com apenas um titular contra Sertãozinho". Só de bater o olho no título da matéria já dava para saber quem era esse "um titular". Quem é? O goleiro Felipe, obviamente.

Não é "privilégio" nem característica única de Dorival Júnior, muito menos do Santos. O fato é que, invariavelmente, quando um clube escala sua equipe reserva (ou "mista") em uma partida, o goleiro titular permanece para o jogo. Costuma ser o único.


Pergunto: por que goleiro não descansa?

Volta e meia se fala coisas como "goleiro tem que jogar". De acordo. E o coitado do reserva, não merece jogar? Goleiro é a posição com menor rotatividade no futebol. Diferentemente do que ocorre com os atacantes, ninguém troca um goleiro por outro aos 30 do segundo tempo para "dar um novo gás na partida". Também é raro ver um goleiro sendo substituído para receber os aplausos da galera, como convencionalmente acontece com os jogadores de linha.

Até mesmo a troca de um goleiro em má fase é algo delicado, complexo, feito com muito mais melindres do que a alteração de um jogador de linha.

Os coitados dos goleiros reservas só entram em campo quando os titulares são expulsos ou sofrem contusões daquelas inapeláveis. Pelo que se vê, nem oportunidade de jogar eles têm quando o time titular inteiro vai para a folga.

Mais uma vez, questiono: goleiro titular não merece descanso? E goleiro reserva não merece "ritmo de jogo"?

2 comentários:

Marcão disse...

No São Paulo, o Bosco e o Denis até que jogaram bastante no ano passado, mas única e exclusivamente pelas contusões de Rogério Ceni. Que, por sua vez, não vai dispensar um amistoso sequer até completar 100 gols na carreira e/ou 1.000 jogos pelo São Paulo. E o clube aceita, mesmo com os seguidos vexames do goleiro.

Em tempo: Eu também não penso que o Bosco deva ser titular em times de médio pra grande, mas não sou de execrá-lo como tudo de ruim. O cara já fez partidas muito difíceis pelo São Paulo e teve atuações acima da média. Pena que, quando vê o Gordo, treme na base e entrega a rapadura.

Anselmo disse...

será que é pq goleiro é meio amaldiçoado, aquele que, onde pisa, nem grama nasce, tratado como ser de segunda categoria dentro do universo do futebol.