Destaques

segunda-feira, julho 19, 2010

Santos 0 X 1 Fluminense - quase engrenou...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tem dia que a bola não entra. Um dos gloriosos chavões do ludopédio tupiniquim pode ser usado para explicar o resultado de 1 a 0 para o Fluminense na Vila Belmiro ontem. O Santos criou inúmeras chances para sair do jogo com um resultado melhor, mas a danada não quis ir pra rede.

As estatísticas mostram um pouco do que foi a partida. O Peixe teve 61,26% da posse de bola contra 38,74% do Tricolor. Foram 19 finalizações contra 11 e, para quem gostou do estilo de troca de bola da Espanha na Copa, atente para os números do Alvinegro: 313 passes certos e 36 errados contra 136 certos do visitante e 26 equivocados.

Isso não quer dizer que o Fluminense não tenha chegado com perigo. Além do gol, teve duas boas oportunidades no segundo tempo, ambas com a participação do ala esquerdo Carlinhos. Mas foi o treinador Muricy Ramalho que resumiu bem a partida, ao fazer a comparação da jogo de ontem com o empate do seu time contra o Grêmio Prudente, na última quinta-feira. “O Grêmio Prudente é um time arrumadinho, encaixou o contra-ataque como a gente fez hoje”.

Ou seja, admitiu sem meias palavras, como é seu estilo, a proposta de jogo contra o Alvinegro na Vila, quase uma reprodução do esquema defensivo que garantiu seu sucesso no São Paulo: três zagueiros, dois volantes, saídas velozes pelas laterais e contando com o talento de Fred e Conca na frente. “Não é muito bonito, mas se você vier aqui pra jogar de mano com o Santos vai apanhar. E apanhar feio”, declarou o técnico. Com mais material humano de que dispunha no Palmeiras de 2009 e com um ambiente bem mais tranquilo, Muricy pode fazer do Fluminense um time bem difícil de ser batido.

Por conta do volume de jogo que o Santos produziu, com belas e rápidas trocas de bola e pelas chances criadas, não é o caso de fazer uma tempestade em função do resultado, mesmo a derrota sendo na Vila Belmiro. Assim como aquele revés contra o Palmeiras no Paulista não foi a derrocada esperada pelos secadores, o futebol apresentado contra o Fluminense dá mostrar de que o time está voltando a engrenar. Mas que engrene logo pois, ao contrário daquele clássico no estadual, hoje a situação do Alvinegro na tabela não é das mais confortáveis.



Laterais e André

Mesmo o resultado não sendo desesperador, é preciso ficar atento a alguns detalhes, até porque é a segunda derrota consecutiva. O desfalque de Léo é sempre sentido porque altera o posicionamento da defesa. Mais uma vez a marcação peixeira pelas laterais, em especial do lado de Maranhão, foi falha.

Já André fez novamente uma partida apagada. Quando foi negociado com o Dínamo de Kiev no meio do Mundial, um alívio para o torcedor foi o fato de ele permanecer para as finais da Copa do Brasil. Aí forjou-se a armadilha. O atleta quer jogar, tem vontade de ser campeão, mas seu desempenho caiu nitidamente.

Pode não ter nada a ver com a negociação, mas é inevitável relacionar uma coisa a outra. E substituir um jogador que fez questão de ficar para partidas decisivas e que é bem quisto pelo grupo não é uma decisão tão fácil, ainda que Marcel tenha entrado nas duas últimas partidas melhor que o titular. Dorival provavelmente está queimando a pestana para decidir o que fazer. E torcendo para que André jogue bem contra o Atlético-PR, até porque suas finalizações têm feito falta.

2 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Um dos motivos do insucesso de Muricy no Palmeiras foi a maneira negativa que o próprio treinador conduziu sua chegada ao clube. Primeiro, recusou um convite público - um despropósito um tanto demagógico - de Beluzzo; depois de um tempo, voltou atrás e aceitou - quando o time ia relativamente bem com Jorginho -; com sua chegada, o time caiu de produção, mas o projeto só foi entrar em parafuso mesmo depois de uma boa vitória por 3x1 contra o Santos - sabe-se que o ambiente ano passado não era dos melhores, mas Muricy pouco colaborou para melhora-lo. Ele continuou como um morto-vivo até ser demitido no início do Paulistão. Faltou, talvez, um pouco de grandeza ao treinador em admitir que, muito embora o Palmeiras tenha reconhecidos problemas, ele também teve culpa no cartório. Espero que vá bem no Fluminense.

Victor (Blá blá Gol) disse...

Não vi esse jogo, mas onde li à respeito, diz que Muricy mudou a forma do Flu jogar, ousando para enfrentar o Santos na Vila.

Quando digo ousando, digo sair do "padrão". Deu certo.
Fico feliz por isso, e vale pontos para a diretoria tricolor que pelo visto acertou em trazer um técnico com capacidade para isso.