Destaques

quarta-feira, agosto 04, 2010

Chivas na final

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ziquei a Universidad do Chile. Foi só eu falar que a La U saía na frente, que não seria dessa vez que um time brasileiro seria beneficiado com a classificação prévia para o Mundial de Clubes que o Chivas Guadalajara resolveu jogar muita bola, desbancou os chilenos em plena Santiago e assim deixou Inter ou São Paulo matematicamente classificados para o torneio intercontinental.

O Chivas fez 2x0 na Universidad, em um jogo interessante e bem movimentado. O primeiro tempo registrou de tudo - um frangaço do goleiro Miguel Pinto (que, a despeito do lance bizarro, teve uma boa atuação ontem), duas bolas na trave por parte da equipe chilena, uma atuação monumental de Montillo (que acabou com o Flamengo nas quartas, e em breve desfilará seu talento aqui, jogando pelo Cruzeiro), e uma pressão da Universidad que acabou não resultando em gols. Os times desceram para o vestiário com o 1x0 favorecendo os mexicanos.


Veio a segunda etapa. Quando o clima estava tenso, os nervos à flor da pele, toda aquela tensão no ar, eis que nada menos do que um simpático cachorro invade o campo. O "simpático" não é só figura de linguagem: o vira-lata preto e branco era bonzinho mesmo, a ponto de ser facilmente capturado e ainda receber alguns carinhos dos atletas que dele estavam próximos. O cachorro de ontem fez lembrar uma façanha que um animal de sua espécie fez 48 anos atrás, quando invadiu o campo no Brasil x Inglaterra da Copa de 1962 - disputada também no Chile. Coincidência?

Passada a euforia canina, o Chivas mostrou mais qualidade e neutralizou a pressão que a Universidad impôs na primeira etapa. E aos nove minutos ampliou o marcador, com Magallón. A partir daí, soube cadenciar bem o jogo, freou os ímpetos chilenos e garantiu sua vaga na decisão da Libertadores - de quebra, colocando um brasileiro no Mundial de Clubes.

É a segunda vez que um time do México chega na final da maior competição sul-americana. A primeira foi em 2001, quando o Cruz Azul decidiu (e perdeu) o título com o Boca Juniors.




Atualizando
Só agora me dei conta de uma coisa: o Chivas, que está próximo do título da Libertadores e que indiretamente já colocou um brasileiro no Mundial de Clubes, só está jogando a edição atual do torneio por causa da confusão da gripe H1N1 no ano passado. Lembram da história?

Relembrando, o que aconteceu foi o seguinte: quando o mundo estava assustado com a questão da gripe suína, e o México se mostrava como o principal local da doença, ficou uma dúvida no ar sobre como se daria a continuidade da Libertadores, já que Chivas e San Luis, ambos da terra de Ramón Valdez, disputariam as oitavas-de-final.

Algumas equipes de outros países se recusavam a jogar no México, por temerem o contágio. Então o que foi decidido foi o seguinte: Chivas e San Luis deixariam a Libertadores 2009 e se classificariam, automaticamente, para as oitavas-de-final da edição 2010.

Decisão estranha, muito contestada, e que agora mostra seus efeitos práticos.

5 comentários:

Nicolau disse...

Por "algumas equipes", pelo menos no brasil, leia-se "São Paulo", que foi diretamente beneficiado na ocasião.

ThiagoFC disse...

E dá-lhe Chivas! Vários motivos para se torcer para os mexicanos: o mais óbvio é secar Inter ou São Paulo (ainda mais vindo de um corintiano), mas também é o time da cidade que abrigou o Brasil na Copa de 70.

Tomara que um eventual título mexicano faça a Confederação Sulamericana de Futebol a rever essa bizarrice de convidar times da América do Norte. Depois do episódio da gripe A, e de um título mexicano, que a Conmebol acabe com isso de uma vez.

Marcão disse...

Não entendi. Quem passar amanhã já tá no mundial, é isso?

Ps.: A farsa começa pelo fato de a própria gripe suína ser ficção científica.

Leandro disse...

E o Campeão da América do Sul tem grandes chances de ser da América do Norte… Eu, pelo menos, já cravo que é favorito contra qualquer dois dois brasileiros que passar.
Tratar-se-ia da bizarra coroação de um bizarro torneio que, pese embora tão decantado de uns quinze anos para cá, permite bizarrices como esta, ou até piores, como o 16º colocado na fase de grupos eliminar o 1º depois de empatarem em 2×2.

Thalita disse...

Ô, Marcão. Ficção científica também não. A OMS pode ter exagerado, mas pandemias de gripe acontecem e matam gente pra caramba.
Você e os adversários do SP podem falar o que for, mas viajar pra jogar com o mundo nas condições em que estava era pedir pra dar merda... bastaria um membro da delegação dar um espirro que ninguém ia poder jogar bola por um bom tempo.
Quem não soube dar uma solução foi a Conmebol...