Destaques

quinta-feira, agosto 05, 2010

Santos, um campeão para a História

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E o Santos ontem conseguiu um feito até então inédito na sua mais que vitoriosa trajetória, ganhando o primeiro título da Copa do Brasil. Na soma das duas partidas finais da competição, o melhor time do país do primeiro semestre mostrou superioridade diante do rival baiano e só houve alguma emoção na segunda partida pela enorme quantidade de gols perdidos no duelo da Vila Belmiro. Mesmo na derrota de ontem, a equipe perdeu oportunidades, assim como o Vitória, e o goleiro Viáfara fez uma das mais impressionantes defesas do ano em finalização de Paulo Henrique Ganso.

Amados e odiados, os meninos da Vila serão lembrados. Não é daqueles times que são campeões e, depois de algum tempo, o torcedor tem dificuldades para lembrar dois ou três titulares. Uns vão dizer no futuro que já viam, naquela época, que "fulano era craque"; outros dirão que desde então sabiam que "beltrano era mascarado".

Não importa. Este o time que mais gols fez em uma edição da Copa do Brasil. São 39 tentos em 11 jogos, que emplacou goleadas humilhantes com o 10 a 0 no Naviraiense e um 8 a 1 no Guarani, que em duas partidas fez cinco gols no Galo do pouco saudoso "profexô" e seis no "copeiro" Grêmio.

É ainda a equipe campeã com menor média de idade, 22,8 anos, o que explica um pouco as oscilações, as dancinhas e as brincadeiras amplificadas pela mídia esportiva sem notícia, mas que também pode justificar a olúpia ofensiva que encantou muitos ao longo do ano. Quando foi preciso, havia um Robinho muito mais maduro do que a imprensa pintava e do que os adversários desejavam, além de um Ganso forjado nas batalhas do campo, consciente como um veterano.

Por tudo isso, esse Santos é um campeão histórico. E ao longo de seus mais de 98 anos o Peixe tem sido assim. Hoje, junto com o Palmeiras, é o clube que ganhou todos os títulos (de primeira divisão) de competições nacionais já disputadas pelas bandas de cá: Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O único time de bairro do mundo que é campeão mundial, como brinca José Roberto Torero. Não nasceu em uma capital, mas em uma cidade que hoje nem tem 500 mil habitantes, o que já demonstrava a uma quase impossibilidade de se tornar grande. Mas o que são impossibilidades para quem contou com jogadores verdadeiramente mágicos ao longo do tempo? Que encantavam e amealhavam fãs mesmo quando não ganhavam títulos, como o primeiro ataque dos cem gols do futebol brasileiro nos anos 20 que embasbacavam os rivais nos anos 60 ou que faziam sonhar como algumas formações do século 21?

É hora de comemorar, santistas! Mais um capítulo da nossa história foi escrito, com gols, grandes lances e encantamento. Sempre foi assim.






Atualização (12:30) - Vejam no vídeo abaixo o assistente (Altemir Hausmann ou Érico Bandeira, alguém pode ajudar?) indo falar qualquer coisa pouco abonadora para jogadores do Santos que estão comemorando. Por sinal, é o mesmo que marcou um impedimento inexistente de Robinho em um lance de perigo do Santos. Fica a pergunta: um jogador, por desequilíbrio semelhante, pode tomar vermelho mesmo depois de a partida ter terminado, e esse cidadão? Aliás, pode-se confiar na imparcialidade de alguém que age assim? Com a palavra, os "donos" da arbitragem tupiniquim...

13 comentários:

Bia disse...

"Sempre foi assim" :´)

L. Duran disse...

É como diz o hino: "Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter."

Eduardo Maretti disse...

... e sempre será assim!!!!, dentro ou fora do alçapão

Olavo Soares disse...

Dois campeonatos, dois títulos.

E, apesar disso, quando fatalmente perdermos algum jogo mais aguardado nesse Brasileiro, alguém vai dizer que esse time é firulinha, que não aguenta tranco, que não joga decisão...

Parabéns, Santos! Parabéns, Robinho e atletas! Parabéns, Luis Álvaro e diretoria!

Santos, eu te amo!

Victor disse...

O Santos FC é uma escola.
Até o jejum de 84 a 2002 deve ter sido importantes para esse time aprender a não se contentar com pouco.

Eu cresci ouvindo maravilhas do time, mas menosprezando pelo que via e pelo papel de coitadinho e franco atirador que o Santos 90's assumia. Tinha até simpatia por essa condição de quem não incomodava ninguém mas com história.

Essas gerações dos anos 00 foram excelentes para colocar o Peixe no patamar histórico que merece. Santos é um time que deve ser visto com medo pelos demais.

Anselmo disse...

os santistas podem anotar os meus cumprimentos pelo título.

Keirrison por André pode funcionar tão bem quanto ou até melhor. O substituto de Robinho é que é mais difícil, claro. Mas aí o Brasileirão vai de camarote.

Agora, o que foi o gramado do barradão? achei engraçado um lance em que o Ganso caiu em cima de uma poça de lama. Parecia q ele tava mais bravo de ter ficado enlameado do que com o empurrão que tinha sofrido. Questão de meia elegante, sei lá.

Agora, um time bom é motivo de mto ódio e rancor. É normal os adversários aproveitarem todas as brechas pra escaldar...

Ricardo disse...

Parabéns aos santistas!

Fala-se no Wesley para substituir o Ramires, que saiu ontem para o Chelsea.

Vi alguns jogos dele (Wesley) e, apesar de ser um jogador diferente do queniano, parece-me realmente um jogador com qualidade suficiente para vir parao Benfica.

Santistas, digam-me de vossa justiça: o que acham do Wesley?

Anônimo disse...

Faltou mencionar que foi o campeão com mais derrotas.

L. Duran disse...

Anônimo disse...
"Faltou mencionar que foi o campeão com mais derrotas."


E???

Marcão disse...

Não vi o jogo, mas hoje vou bebemorar o título com o camarada Glauco e todos estão convidados: Pé pra Fora, Av Pompéia 2.517, Pompéia (uma quadra do metrô Vila Madalena), a partir das 19h. Até lá.

Nicolau disse...

Parabéns aos santistas, título merecido!

Fernando disse...

Parabéns ao Santos. Realmente foi uma conquista épica, num campeonatinho que só tem times de segundo escalão. Agora é esperar o prosseguimento do Camp. Brasileiro, e se o Santos não for campeão, puní-lo exemplarmente por "falta de combatividade"...

Calma, Santistas do Brasil, foi só brincadeira! Não precisam malhar! Eu só lembrei o que certos santistas disseram quando o Corinthians ganhou exatamente a mesma coisa ano passado...

No mais, agora é perguntar: com a iminente venda de jogadores fundamentais (Robinho, André, Neymar quem sabe), como fica a espinha dorsal desse time? Desmanche e pronto?

E outra pergunta, o que os Santistas acham do Dorival Júnior como técnico? Tá aprovado de vez ou - como foi na final do paulista, por ex. - em determinados jogos ele relaxa demais, e por isso ainda não seria confiável?

Com a bola, ops, com a palavra, os Santistas.

Leandro disse...

Pelo conjunto da obra, sem dúvida o Santos foi merecedor, mas, a exemplo do que sucedeu no Paulista, apresentou-se de forma pouco convincente nas partidas finais.
Pela volúpia e pelo vigor, com um bom time, sim, mas tecnicamente bem inferior, o Vitória, ainda assim, poderia ter tido melhor sorte não fossem seus enormes problemas de pontaria no jogo de volta.
Praticamente os mesmos problemas de mira que o Santos teve na Vila, e tudo isso acaba equilibrando as coisas nos 180 minutos, ou seja, a própria final em si. Tanto os jogos de lá quanto os de cá.