Destaques

sexta-feira, agosto 13, 2010

Datafalha acerta pela primeira vez

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

















Não é que até o Frias assumiu.... A liderança da Dilma nas eleições presidenciais, claro.

Assumiu envergonhadamente, dando como novidade algo que até os manguaças do Futepoca já sabiam: Dilma 41%, Serra 33%.

Mas vale um capítulo à parte a manchete do UOL.

Com 41%, Dilma passa Serra pela primeira vez no Datafolha.

O correto não seria, pela primeira vez Datafolha acerta na pesquisa?




6 comentários:

fredi disse...

Faltou dizer: post feito diretamente do fórum adequado, o roxão.

Eduardo Maretti disse...

Frédi, acho que NÃO MAIS "pela primeira vez Datafolha acerta na pesquisa". Há uma semana, ou pouco mais, Mino Carta disse algo interessante, mais ou menos isso: o Datafolha vai começar a corrigir seus números antes ou depois de iniciar-se o horário gratuito na TV (dia 17)? Acho que começou a corrigir agora, mas pra mim a diferença já é maior.
abs

Thalita disse...

adorei o post feito no fórum adequado. Precisamos fazer isso mais vezes

fredi disse...

Edu, mas é a primeira vez que vai na direção certa.

O que me chamou a atenção é que para isso fizeram mais de 10 mil questionários, sendo que outros institutos trabalham com amostras entre 2 mil e 3 mil.

E é risível o texto do Mauro Paulino, diretor do datafalha, que em sua "análise" diz que ela subiu, mas está perto do limite de transferência de votos de Lula.

Mais um chute na direção errada, pois a candidata está perto de 40% e a popularidade do presidente é próxima dos 80%. Se crescer mais 5%, 6%, fica muito próxima a vitória no primeiro turno.

A "análise" também esquece de dizer que a candidatura Serra vem despencando, o que não depende da transferência da popularidade de Lula.

A continuar assim, depois do resultado, a manchete da Folha deverá ser: Datafalha indica que Serra é favorito às próximas eleições, daqui 4 anos.

Quanto ao convite da Thalita, aceito, vam'bora postar no Fórum adequado.

Anselmo disse...

o movimento de convergência entre institutos é previsível. mas ainda tem tempo pra outras variações.

detalhe: pesquisa datafolha foi feita de 9 a 12.

Pega a Dilma no JN, mas não Serra no JN. A tendência seria mesmo dilma ter crescido. Ou seja: pode ser considerado um momento favorável à convergência (ou, pra escrever nos termos do post, hora de "acertar" o prumo).

Segunda, sai vox populi/band/ig, feita de 7 a 10. Tbem pega Dilma, mas não serra nem marina. Favorece a dilma aparecer com ampla vantagem. Se a vantagem for maior, como se fala, no vox populi é capaz de aparecer vitória em primeiro turno. Se não for maior, a diferença deve ser só maior doque no último levantamento, mas ainda sem tanta margem.

Pronto, palpitei.

Depois dessas, vem levantamentos posteriores ao início do horário eleitoral gratuito, qdo a candidata governista tem quase o dobro do tempo. a ver o que vai pintar na mídia que possa mudar o script da campanha.

Anselmo disse...

a propósito, mto adequada a confecção do post no fórum adequado.